Volta ao Mundo em Filmes – Gana: O Enterro de Kojo

Quando eu estava procurando um filme de Gana, vi ótimos comentários sobre um filme recente, O Enterro de Kojo, de Samuel “Blitz” Bazawule. Ele foi feito por uma equipe inteiramente de Gana. Ele também foi muito premiado em festivais, especialmente pelo modo como mistura história recente e tradição. 

O filme é narrado em inglês por Esi (Cynthia Dankwa a interpreta criança, Ama K. Abebrese é responsável pela narração), e conta a história da sua infância e da sua relação com o pai, Kojo (Joseph Otsiman). O filme começa mostrando uma cena de um sonho recorrente que Kojo tem, em que um carro queima perto de uma praia. A narradora conta que esse sonho na verdade era uma memória, e que fez seu pai se isolar da família. Acreditando que só água pode limpar o passado, ele se muda para uma pequena cidade construída em palafitas no meio de um lago. Lá, ele se apaixona por Ama (Mamley Djangmah), e eles logo tem uma filha, Esi.

Anos depois, um homem velho chega na cidade com um pássaro branco. Ele diz que vem da terra entre mundos, onde as pessoas andam de cabeça para baixo, e que um corvo está procurando por esse pássaro, e só uma criança com coração puro pode protegê-lo. Kojo não acredita, mas não quer ofender um homem mais velho, e por isso dá o pássaro para Esi. Pouco depois eles tem outra visita, seu irmão Kwabena (Kobina Amissah-Sam), pronto para perdoá-lo para o passado se Kojo se mudar com ele para a Accra. Ele quer trabalhar minerando ouro ilegalmente, depois que a mina onde ele trabalhava foi comprada por uma companhia chinesa e fechada. Trancada em casa, Esi começa a assistir com a avó uma telenovela em espanhol sobre dois irmãos que brigam pela mesma mulher. 

Esi descobre mais sobre o passado do pai e do tio, e como isso tudo vai se relacionar com o pássaro branco que ela recebeu. Ela descobre que é a única pessoa que pode salvar Kojo, e o caminho pelo qual ela passa mistura a situação de Gana atual, principalmente a burocracia e corrupção da polícia, com os mitos que perpassaram todo o filme. A fotografia do filme todo é incrível, e realmente chama a atenção para essa mistura.
Esse foi meu filme de Gana, e foi uma ótima adição à Volta ao Mundo em Livros e Filmes.

.

 

Deixe uma resposta