Acqua Alta: visitando Veneza debaixo da água

Acqua alta em italiano significa “água alta”, e isso é basicamente o que é, uma subida da maré. No entanto, quando você está visitando uma cidade como Veneza, que está afundando na água, qualquer subida significa que andar na rua agora virou nadar pelas praças. Ok, estou exagerando um pouco, mas andar com água até os joelhos não é tão estranho lá, e foi isso que aconteceu da última vez que eu fui para Veneza. 

Acqua alta debaixo água veneza submersa piazza san marco 6

Acqua alta debaixo água veneza submersa piazza san marco 7

A Acqua Alta sempre foi um fenômeno de outono em Veneza, por causa das marés e do vento que vem do sul, mas agora está acontecendo mais e mais, por causa das mudanças climáticas. A cidade é particularmente sensível, e está afundando agora em um ritmo quatro vezes mais rápido do que estava no passado. A ponte do Rialto, um dos símbolos da cidade, já afundou 1,7 metros desde sua construção! E a Acqua Alta, subindo mais de um metro e cobrindo 14% de Veneza, agora acontece várias vezes por ano. 

Acqua alta debaixo água veneza submersa porticos piazza san marco

Nas áreas mais movimentadas da cidade, a prefeitura coloca passarelle, passarelas de metal por onde os turistas se amontoam tentando chegar do outro lado. O problema é que, como as passarelas são bem menores do que a rua, rolam uns engarrafamentos. Em lugares como a Piazza San Marco, os guardas ficam pedindo para as pessoas não pararem, o que faz sentido, porque se não fica impossível passar, mas são bem desagradáveis para os turistas que querem parar um pouco, admirar o que estão vendo, ou tirar fotos. 

Acqua alta debaixo água veneza submersa piazza san marco passarelas

Claro que existe alguém para solucionar esse problema também, e na verdade em todo lugar em que tem uma passarela, você vai ver gente vendendo os “salva stivali”, ou salva botas, um saco de plástico com sola que vai até os joelhos para ter permitir andar na água. Por algum motivo, a maioria deles vem em cores berrantes, e te fazem sentir como se você tivesse colocado um saco de lixo caro e escandaloso nos pés. 

Acqua alta debaixo água veneza submersa botas

Acqua alta debaixo água veneza submersa piazza san marco 3

Acqua alta debaixo água veneza submersa piazza san marco 4

Acqua alta debaixo água veneza submersa piazza san marco 8

Quando eu fui, passei um bom tempo andando pela Piazza San Marco. Por um lado, nunca vi ela com tão pouca gente (ou pombos). Era engraçado ver as lojas e restaurantes abertos como de costume, com os funcionários todos usando botas de borracha.

Acqua alta debaixo água veneza submersa piazza san marco 2

Acqua alta debaixo água veneza submersa 1

Acqua alta debaixo água veneza submersa 2

Para os locais é uma chatura, do mesmo jeito que neve quando você tem que ir para a faculdade ou o trabalho pode ser bem inconveniente. O transporte público quase para com a água alta, e é triste como símbolo dos desafios que a cidade enfrenta com as mudanças climáticas. Quando a água sobe ainda mais, a situação passa a ser de estado de emergência. Mas quando a maré não se agrava tanto, é uma chance de ver Veneza por um outro ângulo, e um lembrete de que talvez a gente não a veja assim por muito tempo.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

2 comentários

  1. Marcelo Rondas

    Nas fotos é tudo ainda mais bonito com a água forrando o chão. By the way, que céu!!!

    1. Julia Boechat

      Hahaha, tava um dia lindo mesmo! Também curti muito a água no chão e poder realmente andar na piazza San Marco, com bem menos turistas, mas fiquei me sentindo um pouco culpada, porque sei que é uma chateação para os locais e um custo enorme para manter a cidade.

Deixe uma resposta