8 Pratos Típicos para Provar na Liguria

A região da Liguria é a de Genova e Cinque Terre, mais conhecida pelas cidadezinhas coloridas equilibradas no alto de morros, perto do mar. E isso influenciou a comida deles, tanto porque tem muitos frutos do mar quanto pelos ingredientes de outras partes do mundo, mais comuns em uma cidade conhecida pelo porto e os navegantes do que no resto da Itália. A comida da Liguria tem alguns clássicos, comuns no país todo (pesto em primeiro lugar) e outros pratos que podem surpreender quem chega lá pela primeira vez.

1) Pesto


A Liguria é a região de origem do Pesto, um dos molhos mais comuns na Itália, feito com manjericão fresco, pinhão, azeite extra-virgem e parmesão – a receita pode ou não levar alho, que alguns vêem como tradicional e indispensável, e outros como uma adição recente. Em restaurantes, ele geralmente é comido com Trofie ou Fetuccine verde, e às vezes é acompanhado de vegetais como vagem e batatas.

2) Focaccia

Genova é muito conhecida pela comida de rua, e a mais famosa de todas é a Focaccia, uma massa com quantidades incríveis de azeite e vendida em quadrados, que pode ser recheada com queijo straccino ou coberta com azeitonas ou outros ingredientes. Os melhores lugares para comprá-la são pequenas padarias, quando elas saem quentinhas do forno.

3) Farinata

Pratos tipicos Liguria farinata Toscana cecina
Calma que não tem nada a ver com a ração humana do Doria. Farinata nessa parte da Itália é uma massa fininha feita com farinha de grão de bico, que é frita e depois servida em sanduíches. Nas cidades perto do litoral da Toscana, onde também é popular, ela é chamada de Cecina.

4) Polpettone


Polpette em italiano são almôndegas, então polpettone soa como a mesma coisa, mas o nome é enganador. O polpettone típico da Liguria é vegetariano, feito com fatias de batata, feijão, vagem ou outros vegetais, dependendo da estação, e ovos, e coberto de migalhas de pão e queijo.

5) Salsa di noce

Outro molho famoso da Liguria e um parente do pesto, feito com nozes, azeite, nozes e pedaços de pão. Ele geralmente é servido com Corzetti, um tipo de massa em formato de disco, ou com Ravioli recheado com ervas locais – quando vem com Ravioli, normalmente o nome no menu é Pansoti.

6) Torta pasqualina

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA
Crédito: wiki commons

Como o nome diz, a torta originalmente era feita para a páscoa, mas hoje é servida o ano inteiro, e parece uma quiche com ovos e queijo, mas que também leva alcachofras.

7) Minestrone

Minestrone já apareceu aqui no post das comidas típicas da Toscana, mas existe uma variação com a qual o povo da Liguria tornou o prato seu: ao invés de tomates, colocam pesto fresco na sopa.

8) Cappon magro

Cappon_magro_2010-06_(4723560179)
Crédito: wiki commons

Dizem que esse já foi considerado um prato dos Genoveses pobres, feito por servos com o que sobrava da mesa dos patrões, e hoje é muito amado. Não sei se é verdade ou uma lenda, como no caso da feijoada, cujos ingredientes sempre foram considerados nobres. Ele é feito com camadas de biscoitos de azeite, ovos, vagem, aipo e outros vegetais, com em cima vários tipos de frutos do mar, como lagostins e camarão.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta