Volta ao Mundo em Filmes: Nicarágua – La Yuma

Quando a Nicarágua saiu no sorteio para a Volta ao Mundo em Filmes, a escolha foi bem fácil. La Yuma, de Florence Jaugey, feito em 2010, foi o primeiro longa metragem feito no país nos últimos vinte anos desde 1989. 

O filme conta a história de Yuma (interpretada por Alma Blanco), uma mulher que vive em um bairro pobre de Managua, completamente dominado por gangues e pela violência. Ela mora com a mãe e o padrasto, que são abusivos e indiferentes, e com os irmãos mais novos, de quem ela tenta cuidar. Ela tem um trabalho de meio período em uma loja que vende roupas importadas dos Estados Unidos, e passa a maior parte do dia se dedicando a um esporte bastante incomum para as mulheres da região: ela luta boxe. Todo mundo dela parece achar estranhíssima a idéia de uma mulher lutando boxe, e mesmo às vezes aparecendo com hematomas no rosto por causa disso, mas ela é teimosa o bastante para continuar, e mesmo para achar que pode ter uma oportunidade lá.

Yuma também começa uma relação com Ernesto (Gabriel Benavides), um estudante de classe média que ela conhece quando ele é assaltado em frente à loja onde ela trabalha. Para ambos, a relação também é uma forma de entrar em contato com uma perspectiva completamente diferente do lugar onde vivem, e de entrar em contato com realidades que parecem naturais para o outro.

No geral, não achei um filme espetacular, ele passa por alguns clichês, mas também tem alguns momentos genuínos que valem a pena. A atriz principal também é muito boa, e a dona da loja em que ela trabalha dá muito humor ao filme e rouba várias cenas. Foi um filme interessante para representar uma Nicarágua que infelizmente não é muito distante dos noticiários.

Deixe uma resposta