8 Parques Incríveis para conhecer em Petersburgo

Os russos sabem aproveitar o tempo que dá para passar ao ar livre. No verão, os parques ficam lotados e cheios de atividades, com muita comida de rua, principalmente frutas frescas, sendo vendidas em todo lugar. E no inverno eles viram lugares para patinar no gelo. Os parques russos são incríveis, e esses são alguns dos melhores para aproveitar em Petersburgo.

 

Jardim de verão

Russia Petersburgo parques jardim de verão canal

Russia Petersburgo parques jardim de verão ruas

Russia Petersburgo parques jardim de verão grades 2

O parque mais velho da cidade, e bem central, no encontro dos canais Fontanka e Moika com o rio Nevá. Ele originalmente foi construído em estilo barroco holandês, com caminhos determinados, fontes representando as fábulas de Esopo e estátuas clássicas. Eles funcionavam como um retiro privado de Pedro, o Grande, o tsar que construiu a cidade, e que mandou fazer lá o seu Palácio de Verão (ainda aberto para visitação e parte do museu russo). Depois, no século 19, ele foi aberto para as classes privilegiadas de Petersburgo, e virou um lugar de passeio elegante. Só no século 20, com a revolução, ele foi aberto para todos. 

O Jardim de Verão aparece em Evgueni Oneguin, de Púchkin, e Anna Akhmatova considerava as suas grades de aço como o símbolo de Petersburgo.

 

Novaya Golandia

Russia Petersburgo parques novaya gollandia

Novaya Golandia não é bem um parque, embora seja difícil definir o que ela é. A ilha pertencia à marinha e era onde navios eram construídos, depois foi abandonada e ficou fechada por mais de cem anos. Hoje ela está sendo restaurada, e virou um dos espaços verdes e centros culturais mais importantes da cidade. No verão tem ioga, jazz e cinema ao ar livre, no inverno tem patinação no gelo, e no ano todo tem alguns dos melhores cafés da cidade. É um dos meus lugares preferidos na cidade!

 

Jardins Mikhailovsky

Russia Petersburgo parques jardim mikhailovsky 3

Russia Petersburgo parques jardim mikhailovsky grades

O Museu Russo é um dos mais populares de Petersburgo, e ele é cercado por esses jardins enormes, também conhecidos pelas grades de metal com motivos de flores. Ele também é um parque imperdível no centro, cercado pelos vários prédios do Museu Russo e pela Catedral do Sangue Derramado.

 

Jardins Yusupov

Russia Petersburgo parques jardim yusupov

A família Yusupov era uma das mais ricas e influentes da Rússia, e seu outro palácio é incrivelmente luxuoso, e conhecido como o lugar onde Rasputin foi assassinado. Esses jardins, em outro palácio, viraram propriedade pública durante a Revolução, e são um lugar popular para ler um livro durante o verão ou para patinar no gelo no inverno, quando o lago congela.

 

Ilha de Yelagin

Ao norte de Petersburgo, ficam três ilhas conhecidas como Kameni Ostrova (Каменные острова), ilhas de pedra. Uma delas, Kameni, tem principalmente prédios de governo, a segunda, Krestovi, tem casas de milionários e um parque enorme, inclusive com o estádio construído para a Copa do Mundo, e a terceira, Yelagin, é basicamente toda um parque, e fechada para carros. Ela foi planejada como retiro para a família real, e por isso no centro fica um palácio, também chamado de Yelagin. Tanto o palácio como os jardins foram planejados pelo arquiteto italiano Carlo Rossi, que fez várias obras em Petersburgo, como o Teatro Aleksandrinski. Depois da Revolução, ela foi aberta ao público e hoje é um dos lugares preferidos dos habitantes de Petersburgo durante os fins de semana.

 

Jardins Tauride

Petersburgo bairro Smolny jardins palacio Tauride

O Palácio Tauride foi construído para o general Potemkin, o preferido da tsarina Catarina, a Grande, e hoje abriga a CEI, a Comunidade dos Estados Independentes, que substituiu a URSS. Por isso ele geralmente está fechado ao público, mas os jardins estão abertos desde a época soviética, com um laguinho, um centro cultural e vários cafés.

 

Parque da Vitória em Moskovsky

Petersburgo bairro sovietico moskovski parque pobeda vitoria

Moskovski, o distrito construído em estilo soviético que Stalin pretendia fosse o centro da nova Petersburgo, já teve post próprio e é um dos lugares mais interessantes da cidade, especialmente se você está cansada do centro. O Parque Moskovsky fica em um lugar onde até a Segunda Guerra ficava uma fábrica de tijolos, mas que teve que ser transformado em crematório durante o cerco nazista para lidar com a quantidade de cercos na cidade. Ele é importante para a memória do cerco, e em 9 de maio, quando o Dia da Vitória é comemorado na Rússia, ele fica lotado. No resto do ano, ele é mais conhecido pelos laguinhos, onde dá para alugar barcos ou patinar no inverno.

 

Jardim Botânico

O Jardim Botânico fica na ilha Petrogradski, e é um dos mais antigos da Rússia. Ele foi fundado não só como lugar de lazer e retiro, como os outros, mas também de pesquisa (porque até alguns autocratas entendem a importância disso). As coleções ficaram conhecidas pelas plantas tropicais, abrigadas em gigantescas estufas – as vitórias régias são muito populares, e consideradas super exóticas. Eles também tem coleções de plantas da China, Japão, Cáucaso, o Mediterrâneo, etc. A flor mais famosa da coleção é a Rainha da Noite, que floresce por uma noite do ano, quando o Jardim fica aberto até meia-noite para comemorar. 

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Rússia:

 

 

Deixe uma resposta