Aït Ben Haddou – a Kasbah cinematográfica no sul do Marrocos

Quando eu estava planejando minha viagem para o Marrocos, coloquei muita fé em Ait Ben Haddou. Das primeiras vezes que li sobre a cidade, era gente falando sobre visitá-la como day-trip de Marrakech (cinco horas cada perna) ou como parada no tour de três dias para o deserto (em que eles ficam lá por menos de uma hora), e eu decidi justamente pegar o tour um pouco depois para poder ficar lá mais tempo. E no ônibus já tive dúvidas – se tanta gente para lá por pouco tempo, será que não é porque não tem muito para fazer? Vale a pena planejar tantas mudanças em torno dessa cidadezinha?

Ait Ben Haddou sul marrocos cantor

Eu passei uma noite em Ouarzazate e fui no dia seguinte para Aït Ben Haddou com transporte público. As vans ficam do lado de fora da rodoviária de Ouarzazate, e o motorista espera que elas fiquem cheias antes de partir, então é um pouco dar sorte e chegar no horário em que elas estão saindo. A minha tinha um vidro quebrado, vários banquinhos de plástico no meio, e parava a cada dez segundos para pegar alguém. Eu inicialmente estava em um dos banquinhos de plástico, até que um cara insistiu muito em me dar o lugar dele, mais confortável. Todo mundo que entrava imediatamente olhava para mim com cara de surpresa, e me pediam desculpas em francês. E eu tinha vontade de falar bérbere para perguntar: desculpas por quê? Não sou européia, não é um choque para mim estar em um transporte público que não é estelar, e, mesmo se fosse, os europeus se acham quando fazem esses programas. Achei que era algo como a nossa síndrome de vira-latas, talvez misturado com a idéia que já vi em alguns países árabes de que hóspede tem que ter tudo do bom e do melhor.

Ait Ben Haddou sul marrocos van

O motorista parou em um lugar na estrada e me disse que para Ait Ben Haddou eu tinha que continuar em outro carro, e me colocou em um táxi confortável, insistindo várias vezes que isso estava incluído no preço que eu paguei pela van. Achei que era golpe mas fui, porque achei que não ia ter outro jeito de chegar lá. O segundo motorista foi gentilíssimo, e realmente não me cobrou nada a mais, e cheguei em Aït Ben Haddou em um tempo razoável.

A gente chega do lado mais moderno da cidade, onde a população ainda vive, e anda basicamente em linha reta até o rio, até ver a cidade antiga.

Ait Ben Haddou sul marrocos cidade nova 2

Ait Ben Haddou sul marrocos cidade nova

A citadela de Aït Ben Haddou foi construída no século XI, como uma fortaleza na antiga rota das caravanas entre o Sahara e Marrakech. Como ela é considerada um dos melhores exemplos de uma cidade construída em argila, e ainda é muito preservada, desde 1987 ela é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Ait Ben Haddou Marrocos
Essa ponte de sacos de cimento é disponibilizada gratuitamente para o seu conforto

Na verdade grande parte do interesse em preservar a cidade vem de Hollywood, que já usou o Marrocos para representar basicamente qualquer lugar que tem um deserto. A cidade apareceu em Lawrence da Arábia, O Céus que Nos Protege, Babel, Gladiador, Cruzada, a terceira temporada de Game of Thrones (é Yunkai, a primeira cidade que a Daenerys conquista), e mais centenas de produções. A cidade vizinha, Ouarzazate, que é onde era o meu hostel, também é onde ficam dezenas de estúdios, e por isso é chamada de Ouallywood.

Ait Ben Haddou sul marrocos portal

Ait Ben Haddou sul marrocos entrada fortaleza

Hoje, com todo o movimento, a maior parte dos habitantes se mudou para a parte nova da cidade. A cidadela agora tem apenas 3 famílias como habitantes, e foi deixada mais para os turistas e estúdios de cinema. A cidade não é um lugar onde dá para enumerar atrações diferentes. O passeio é explorar a Kasbah, andar pelas ruas, admirar a arquitetura, subir nas duas colinas, no alto da Kasbah e logo ao lado, e ver como a vista é linda. 

Ait Ben Haddou sul marrocos chegando no alto da cidade

Ait Ben Haddou sul marrocos vista alto cidade

Ait Ben Haddou sul marrocos vista do alto da fortaleza

Ait Ben Haddou sul marrocos alto fortaleza montanhas rosas

Ait Ben Haddou sul marrocos alto da fortaleza

Ait Ben Haddou sul marrocos caminho para a outra montanha

Ait Ben Haddou sul marrocos vista da colina

Apesar disso, a decisão de passar lá mais tempo do que com um tour foi provavelmente a melhor decisão que tomei em toda a viagem. Aït Ben Haddou é charmosa e atmosfera, e merece no mínimo absoluto algumas horas da viagem. Só de comer um almoço de cuscus pagando quase nada e com vista para a cidade, valeu a pena ir de forma independente!

Ait Ben Haddou sul marrocos torre

Ait Ben Haddou sul marrocos souqs mercados 2

Ait Ben Haddou sul marrocos souqs mercados

Ait Ben Haddou sul marrocos mesquita ninho cegonha

Ait Ben Haddou sul marrocos casas abandonadas

Ait Ben Haddou sul marrocos lojas

Clique na imagem para ler mais sobre o Marrocos.

asdistancias blog posts sobre o marrocos

1 comentário

Deixe uma resposta