Volta ao Mundo em Filmes: Samoa – O Orador

Que felicidade que foi achar um filme feito em Samoa, na língua do país, com atores locais. Até agora, as ilhas do Pacífico tem sido os países mais difíceis para encontrar livros e filmes, e por isso foi incrível encontrar O Orador (O Le Tulafale), de Tusi Tamasese.

O filme conta a história de Saili (Fa’afiaula Sagote), uma pessoa com nanismo que tem uma plantação de taioba no interior de Samoa. O seu pai era um líder local respeitado, mas os locais não acreditam que o filho tenha a oratória necessária para seguir seus passos. Então Saili vive em uma casa isolada, com sua esposa Vaaiga (Tausili Pushparaj) e a filha dela Litia (Salamasina Mataia), e aos poucos vamos entendendo a história do casal, de como eles se uniram porque ambos foram ostracizados por suas comunidades.

A situação não muda quando Poto (Ioata Tanielu), o irmão de Vaaiga, tenta convencê-la a voltar para casa, acreditando que essa é única forma de curar um machucado na própria perna. Enquanto isso, Litia mantém uma relação com um homem casado, mais um motivo pelo qual a família é mal vista pela comunidade local. 

A história do filme é bem interessante, mas também curti muito como mostra o país. Li em uma entrevista com o diretor sobre como ele estava consciente da falta de filmes e livros disponíveis sobre o país, e que ele queria mostrar aspectos culturais. Ele não queria carregar o filme com explicações demais, mas parte do que vemos são as rezas noturnas (sa) e o ritual de expiação (ifoga).

Então foi isso, um filme tranqüilo, com uma ótima história e querendo mostrar mais do seu país para os estrangeiros que assistirem. Curti muito, e recomendo.

Deixe uma resposta