Qobustan – vulcões de lama e desenhos pré-históricos no Azerbaijão, e como visitar de forma independente

Vulcões de lama e desenhos pré-históricos, que dá para visitar em um dia, pertinho de Baku. Obviamente, esse é um dos passeios mais famosos do Azerbaijão, e na minha primeira noite em Baku, encontrei um grupo de pessoas que queriam ir ao Qobustan (pronuncia-se Gobustan), e um canadense que tinha ido de forma independente no dia anterior e nos deu todas as dicas.

De manhã cedo, pegamos o ônibus 5 em frente ao nosso hostel, o Sahil, até a estação final, em Yiriminçi Sahə. Assim que desembarcamos alguns taxistas já se aproximaram e perguntaram se queríamos ir ao Qobustan. Um deles foi muito insistente, apontando sem parar para o próprio Mercedes e falando que com ele a gente teria conforto e um motorista que falava inglês, e se a gente continuasse por conta própria, a gente acabaria em um Lada, e pedindo 40 manat por cada carro para o passeio. 40 manats na verdade era razoável, era o que o canadense que nos deu as dicas tinha pagado, e o Lonely Planet tinha falado para pagar entre 30-40 manats. Mas nós não gostamos da insistência e pegamos o segundo ônibus, 0 195 em direção a Әlət, que não aceitava o Baku card, mas custava só 1 manat. O Lonely Planet tinha falado para descer depois da ponte, e, no momento que descemos, vimos um dos taxistas da estação, nos esperando, com o irmão, que ele tinha chamado quando viu que a gente não ia caber em um carro. Para ser justa, o cara chato da estação estava certo: eram dois Ladas, e nenhum dos dois falava uma palavra de inglês. Mas eles falavam russo, eu queria praticar, e nos cobraram só 25 manats por carro.

Azerbaijão Qobustan vulcões de lama ladas

Eu não me importo com carro, ainda mais em uma viagem tão curta, e um Lada estava perfeito, mas o que eu não sabia é que isso seria um rali. Os dois irmãos começaram a competir para ver quem chegava primeiro, e isso em uma estrada de terra no meio do Azerbaijão.

 

 

Chegamos inteiros aos vulcões de lama, de alguma forma, e fomos nos aproximando cautelosamente de alguns pequenos, quase da minha altura. Os vulcões de lama realmente pareciam, sem querer ser óbvia, vulcões – eles borbulham, eles cospem lama. Uma das meninas do meu grupo perguntou se a lama saía quente, e ninguém sabia, por isso nenhum de nós se aproximou muito. Os motoristas estavam rindo da gente, e aí um deles chegou perto do vulcão, enfiou a mão inteira e começou a jogar lama na gente. 

Azerbaijão Qobustan vulcões de lama 1

Azerbaijão Qobustan vulcões de lama 4

 

 

Parece um clichê falar que a paisagem parece Marte, mas vi que alguns cientistas da NASA falaram que Marte realmente tem uma geografia parecida, então ao menos dessa vez o clichê é verdade. Além disso, existem cerca de 800 vulcões de lama no mundo, 350 no Azerbaijão. Geralmente eles são tranquilos, mas podem realmente entrar em erupção, lançando colunas de chamas fervendo para cima. É perigoso, mas raro.

Azerbaijão Qobustan vulcões de lama 2

Azerbaijão Qobustan vulcões de lama 5

Depois de estarmos devidamente cheios de lama, os nossos motoristas nos levaram direto para o Museu do Qobustan. Ele está incluído na entrada da Área Arqueológica, que custa 10 manats (1, se você tiver uma carteirinha de estudante). O museu contava um pouco sobre a região durante a pré-história, quando ela não parecia com Marte, mas era verde, e tinha comida abundante para quem morava lá.

Azerbaijão Qobustan desenhos pre historicos vista ao redor
Parece que era bem diferente de como é hoje!

A gente terminou o dia na Área Arqueológica. Por mais que os vulcões de lama sejam únicos, é essa parte que atrai a maioria dos visitantes para a cidade: desenhos rupestres que contam 40 mil anos da história do lugar. Tudo aqui contribuiu para fazer do lugar algo incrível: a densidade dos desenhos, sua qualidade, seu estado de preservação. Quando você para prestar atenção, eles estão para todo lado.

Azerbaijão Qobustan desenhos pre historicos entrada

Azerbaijão Qobustan desenhos pre historicos bois e pessoas

Azerbaijão Qobustan desenhos pre historicos animais

Esse foi meu passeio pelo Qobustan. Para fazer de forma independente, gastei 12,60 com transporte (10 da minha parte do táxi, 2 do ônibus intermunicipal e 0,60 do urbano), e 1 manat de entrada.

Fique de olho que estão saindo em breve mais posts sobre o Azerbaijão.

blog asdistancias destinos azerbaijão

2 comentários

  1. Marcelo Rondas

    Que aventura, hein?
    Conheci um vulcão ativo em Soufriere, ilha de Santa Lucia. Toda a região cheirava a enxofre.

    1. Julia Boechat

      Ai, eu gostaria de ir em um vulcão. Em Nápoles, eu queria ir para o Vesúvio, mas o clima não estava permitindo. Mas seria bem interessante (a gente conta para minha mãe depois).

Deixe uma resposta