14 Pratos típicos para provar no Azerbaijão

Uma das inspirações para viajar pelo Cáucaso foi a comida da Geórgia, uma das minhas preferidas no mundo, e conheci gente apaixonada pela comida da Armênia (a Camila Navarro tem um post com fotos que dão água na boca). Nem estava esperando muito do Azerbaijão, já que não tinha ouvido nada sobre ele. Então foi uma descoberta incrível, a de que a comida do Azerbaijão é diversificada, fresca, saudável, e imperdível. 

1) Plov

Pratos típicos azerbaijão plov com ameixas e carneiro

Plov, às vezes traduzido como arroz Pilaf, é um prato típico da Ásia Central. Na Rússia, eu tinha provado uma versão em restaurantes uzbeques, e quando cheguei no Azerbaijão, achei que ia provar “outra versão”, mas logo percebi minha inocência: só no país, existem mais de 40 receitas tradicionais de Plov. Geralmente elas têm em comum o arroz com açafrão servido com carne e frutas secas, mas ainda dá para ter uma diversidade enorme só comendo Plov!

Eu gostei muito do parcha-dosheme, com ameixas secas e carneiro. Tem bastante carneiro na lista, então você pode aproveitar a oportunidade para pedir outro tipo de carne, mas eu sou parcial e amo carneiro.

2) Piti

Pratos típicos azerbaijão piti foto do antes

O Piti é um prato típico de Sheki, uma cidade maravilhosa e que acabou de virar patrimônio da humanidade pela Unesco. Se isso não basta, o Piti é outro motivo para visitar a cidade. Foi um dos melhores pratos que comi em todo o Cáucaso, e eu comi em um café pequeno que só tinha esse prato, o Kavkaz, por 5,50 manat (menos de 3 euros).

Ele também é interessante pela forma de comer. Você pede o Piti e vem esse potinho de cerâmica, e só dá para ver pura gordura de carneiro, talvez com um pouco de açafrão em cima, e não parece delicioso, mas juro que é incrível. 

No início, você parte pão em pedaços pequenos, coloca em cima sumac (um tempero roxo azedinho, que com certeza já vai estar na mesa), e depois coloca a parte líquida do Piti em cima. Aí você come isso como primeiro prato.

Pratos típicos azerbaijão piti primeiro passo

Depois você pega a parte sólida do Piti, que tem carneiro, grão de bico e um damasco seco no fundo, coloca no prato, e esmaga tudo com um garfo. Não deixe de adicionar aquele pedação de gordura, porque ele é importante para o gosto do prato final. E aí você adiciona mais sumac, e come essa parte como segundo prato. Sério que não parece pelas fotos e descrição, mas é maravilhoso.

Pratos típicos azerbaijão piti segundo passo

Pratos típicos azerbaijão piti foto do depois

3) Dolma

pratos típicos provar turquia dolma

Esse é um clássico bem internacional, popular em todo o ex-Império otomano. E aqui também veio com os imigrantes libaneses, como os charutinhos de folhas de parreira ou repolho e recheados de carne. No verão, o mesmo recheio também pode vir em beringelas e pimentões.

4) Qutab

Pratos típicos azerbaijão qutab carne sumac

Qutab é uma massa fininha, que às vezes nos menus aparece traduzida como pancakes or crepes, recheada de queijo, espinafre ou carne, geralmente com mais uma porção generosa de Sumac em cima.

5) Kebab

A gente tem a imagem errada do Kebab, segundo os Azeris. Para a gente, é o lugar onde colocam carne, legumes e molhos em um pita, um estereótipo de comida de rua barata e deliciosa, mas nem sempre confiável (que também existe lá, e eu comi por cerca de um euro). Mas Kebab significa só carne, e em muitos países é como é chamado um prato que pode ter dezenas de versões. Uma famosa no Azerbaijão é a Lyulya Kebab, com espetinhos de carneiro servidos com lavash, um pão fininho típico da região.

6) Kufta Bozbash

pratos típicos azerbaijão Kufta Bozbash
Crédito: wiki commons

Uma sopa típica, com almôndegas, batatas, grão de bico e ossos do carneiro para dar mais gosto. Dependendo do chef, também podem vir com frutas secas, principalmente ameixas.

7) Dushbara

pratos típicos azerbaijão Dushbara
Crédito: wiki commons

Dumplings típicos, geralmente com recheio de carne, tomates e cebola, em um caldo de carneiro. 

8) Baliq

Os peixes do mar Cáspio são bem famosos no Azerbaijão, e um jeito popular de comê-los é grelhados e acompanhados de molho de ameixa.

9) Lavangi

Típico do sul do país, Lavangi é um frango recheado com castanhas, frutas secas e cebolas. 

10) Dovga

pratos típicos azerbaijão dovga
Crédito: wiki commons

Sopa com base de iogurte com espinafre, grão de bico e carneiro, que pode ser servida em versões frias ou quentes.

11) Ovrishta

Pratos típicos azerbaijão ovrishta carneiro

Prato de carne com molho de romã, geralmente com carneiro ou frango e castanhas. Foi um dos meus preferidos, com especiarias para reforçar o azedinho da romã.

12) Halva

Pratos típicos azerbaijão halva

Esse doce é típico da cidade de Sheki. Ele parece um pouco com uma Baklava, com camadas de massa recheadas de castanhas. Eu sou suspeita porque acho isso de quase todo doce, mas é muito doce. Eu fui em um lugar recomendado no meu albergue em Sheki, mas só vendiam pelo quilo, então compramos para todo mundo do albergue (um quilo era 6 manats ou 3 euros), acompanhado do chá fantástico que o dono do albergue fazia, e foi uma boa forma de provar.

13) Sherbet

Um dos drinks preferidos do Azerbaijão, feito de água, limão e açúcar, mas que também vem em versões com leite ou frutas.

14) Chá

pratos típicos azerbaijão chá
Créditos: wiki commons

Chá já apareceu em listas de pratos típicos de vários países diferentes, mas juro que o do Azerbaijão é delicioso. Em lugares tradicionais, eles fazem o chá muito concentrado e misturam com água quente a gosto do hóspede, e geralmente era muito saboroso.

Fique de olho que daqui a pouco tem mais posts sobre o Azerbaijão.

blog asdistancias destinos azerbaijão

Deixe uma resposta