5 Motivos para visitar o bairro de Smolni, em Petersburgo

Com tantos palácio e museus, e com pouco tempo disponível, muitos turistas não saem do centro histórico de Petersburgo. O que é uma pena, porque os outros bairros não ficam muito atrás. Então hoje resolvi fazer uma lista com 5 motivos para visitar um dos meus preferidos, o bairro de Smolni em Petersburgo.

 

Monastério de Smolni

Smolny convento rastrelli petersburgo

Na década de 1740, a tsarina Elizabeth I comissionou o seu arquiteto preferido, o italiano Rastrelli, para construir um convento, onde ela planejava terminar a vida. Ela faleceu antes que o prédio fosse terminado, e seus sucessores não gostavam do estilo Rococó, então reconstruíram muito da cidade (o Palácio de Inverno tem pouco das reformas de Elizabeth) e Smolni foi abandonado.

Petersburgo bairro Smolni monasterio

O interior só seria terminado um século depois, em estilo neoclássico. Depois da Revolução, ele foi abandonado novamente até os anos 80, quando foi usado para concertos. Hoje ele está aberto para visitações, para concertos, e também é conhecido pela vista da cidade do alto da torre.

 

Instituto Smolni

Petersburgo bairro Smolni instituto estatua lenin

Depois, a tsarina Catarina II ordenou a construção de uma escola para meninas nobres, a primeira e mais famosa da Rússia. A escola foi construída por Quarenghi, da próxima geração de arquitetos estrangeiros trazidos para a cidade. Durante a Revolução, ela foi abandonada, e depois ocupada pelos bolcheviques. Daqui, Lenin e Trotski orquestraram a Revolução, e foi onde ocorreu o Congresso dos Sovietes de Toda a Rússia, em 1917, que colocou Lênin no poder. Ele foi a sede de poder da Rússia Soviética até que a capital foi mudada para Moscou.

Depois, foi nos seus corredores que Kirov, um dos rivais de Stálin pelo poder, foi assassinado, o que foi o pretexto para a eliminação de uma série de políticos eminentes da cidade. A maioria dos historiadores hoje acredita que foi o próprio Stálin que ordenou o assassinato.

Hoje, ele ainda é a sede da administração da cidade e da província (que ainda tem o nome soviético de Leningrado). Ele também tem um pequeno museu dedicado à Revolução, e é um dos lugares legais para visitar se você se interessa pela sua história. 

 

Monumentos às Vítimas de Repressão Política e Estátua de Anna Akhmatova

Petersburgo estátua as vítimas da repressão política

O que mais tem em Petersburgo é esfinges e grifos à beira dos canais, inclusive duas esfinges do Egito antigo de quatro mil anos nas margens do Nevá. Então essas quase passam despercebidas. Mas se você chegar perto, vai notar que elas tem metade do rosto parecendo caveiras, e que a estátua está cheia de inscrições de vítimas do terror Stalinista: é um monumento dedicado a elas.

Petersburgo, estátua de Anna Akhmatova em frente à prisão de Kriesty

Lá do lado tem a estátua da escritora Anna Akhmatova, que sobreviveu à repressão. Stálin considerou que ela era muito popular e famosa no exterior, e que não seria bom assassiná-la, mas a impediu de publicar, mesmo clandestinamente, mantendo o filho dela no Gulag.

As duas estátuas estão próximas por um motivo: elas olham, do outro lado do rio, para a prisão de Kresty, a maior da Europa, onde foram mandados várias das vítimas de Stálin, inclusive Lev Gumiliov, o filho de Akhmatova. 

 

O Palácio e os Jardins Tauride

Petersburgo bairro Smolny jardins palacio Tauride

O Palácio Tauride foi construído por ordem da tsarina Catarina, a Grande, para seu favorito, o general Grigori Potemkin. Ele chegou a ser considerado o palácio mais grandioso do século XVIII na Rússia, mas grande parte do interior foi destruída quando o filho de Catarina chegou ao poder, e, com raiva do amante da mãe, deu o prédio ao exército para  ser usado como caserna. Hoje, ele abriga a Comunidade de Estados Independentes, uma associação para países da antiga URSS, e por isso está fechado ao público.

Os Jardins, no entanto, são abertos desde a época soviética, e incluem um laguinho, um centro cultural e vários cafés.

 

A Escola de Artes Decorativas Stieglitz

Petersburgo bairro Smolni escola Stieglitz artes decorativas pátio central teto vidro

Não vai parecer surpresa dizer que uma Escola de Artes Decorativas é linda por dentro. A escola foi fundada pelo Barão Stieglitz, que queria que os alunos ficassem cercados por arte que pudesse inspirá-los, e colocou no prédio mobília, porcelana, tapeçarias, pinturas. A coleção eventualmente se tornou uma das maiores coleções particulares da Europa. 

Petersburgo bairro Smolni escola Stieglitz mão anjo simpatia
Antes de entrar, se você acredita em simpatias, pegue na mão do anjinho

As salas também são construídas em estilos diferentes, como a sala Terem, no estilo do palácio medieval Terem no Kremlin de Moscou.

Petersburgo bairro Smolni stieglitz sala medieval russa terem

Petersburgo bairro Smolni Stieglitz sala medieval Terem 2

Petersburgo bairro Smolni Stieglitz sala medieval Terem 3

E a graça é em grande parte essa, ir de uma sala que parece medieval russa direto para uma que parece (e foi) copiada do Vaticano.

Petersburgo bairro Smolni escola artes decorativas Stieglitz salas italianas

Petersburgo bairro Smolni escola artes decorativas Stieglitz reprodução vaticano

O museu foi distribuído entre o Hermitage e o Museu Russo depois da revolução, quando a escola foi fechada. Ela também foi pintada destruindo os afrescos originais. A restauração continua até hoje, apesar de não ter apoio estatal.

Petersburgo bairro Smolni escola Stieglitz artes decorativas aquecedores
O Museu também é onde eles faziam essas famosas estufas russas com azulejos, que você vê em todos os palácios.

Só é possível visitar o museu como parte de um tour, e eles só acontecem em russo, pelo que achei. Além disso, é necessário reservar no museu, pelo telefone 273-32-58, ou pelo VKontakt, a rede social mais popular da Rússia, do Stieglitz. O tour custa 700 rublos (cerca de 10 euros). Quando eu fui não tinha muitos visitantes, mas estava cheio de alunos pelos corredores e desenhando as peças que víamos, o que foi bem interessante.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Rússia:

2 comentários

  1. Marcelo Rondas

    Lindo demais. Que inveja que eu tenho de rios balneáveis nas grandes cidades . O Neva é maravilhoso, hein?

    1. Julia Boechat

      Sim, maravilhoso! Também adoro cidades com grandes rios. Lá o problema é só sair de noite e as pontes se levantarem, você fica preso em outra ilha até às cinco, haha

Deixe uma resposta