10 Ballets icônicos para assistir na Rússia (que não são o Lago dos Cisnes)

A Rússia é considerada o melhor lugar para ver um ballet no mundo. É que quando na maior parte do mundo o ballet ainda era considerado aquilo que acontece brevemente durante uma ópera, na Rússia ele já era respeitado como uma forma de arte. O corpo de baile do imperador era rigorosamente treinado, respeitado e bem pago. Anos depois, durante a Revolução, quando a situação se deteriorou para eles, o empresário Diaghilev levou um grupo de bailarinos que ele chamou de Ballets Russes em tour pela Europa. Eles se apresentavam com música de Stravinski e Prokofiev, cenários de Matisse, Kandinski e Picasso e fantasias de Coco Chanel. Eles revigoraram tanto a arte que até hoje são conhecidos como a companhia de ballet mais importante do século XX, e tornaram o ballet russo famoso no mundo inteiro. 

E com toda essa tradição revolucionária, a gente só ouve falar do Lago dos Cisnes? Nada contra quem sempre sonhou em vê-lo ao vivo, mas me cansa ver teatros de Petersburgo que o colocam no programa todos os dias pelo verão inteiro, porque todos os turistas querem ver justamente esse. Então aqui estão mais opções para quem busca algo diferente, com ballets que são parte do repertório na Rússia.

O Quebra-Nozes

Ainda ficando nos famosos: o Quebra-Nozes tem música de Tchaikovski, coreografia de Petipa, um dos mestres mais famosos da história do Ballet, e é super tradicional na época perto do natal.

Dom Quixote

Dom Quixote no Bolshoi com a bailarina Svetlana Zakharova, créditos: wiki commons

Outra coreografia de Petipa, Dom Quixote tem música de Ludwig Minkus e é considerado um dos ballets mais amados na Rússia, por isso está frequentemente incluído nos repertórios.

A Bela Adormecida

Bela Adormecida com a bailarina Ekaterina Krisanova, crédito: wiki commons

A primeira colaboração de Tchaikovski e Petipa, e que é chamada de uma enciclopédia de dança clássica. Petipa já tinha idéias para a coreografia antes mesmo que Tchaikovski começasse a compor, e desenhou os cenários para inspirá-lo. Petipa já coreografava ballets há trinta anos, e com esse conseguiu mostrar que ainda era capaz de ser criativo e reinventar o gênero.

Giselle

Crédito: wiki commons

Outro ballet de Petipa, Giselle foi criado para Anna Pavlova, uma das bailarinas mais famosas da história. A versão deles é um clássico, e até hoje torna Giselle um dos papéis dos sonhos para a maioria das bailarinas russas.

La Bayadère

Crédito: wiki commons

Até hoje, esse é um dos ballets mais complicados para colocar no palco. Só a famosa cena das Sombras precisa de trinta e dois bailarinos excelentes no palco! Mas ela é considerada a obra prima de Petipa, com música de Ludwig Minkus, e por isso foi a que eu escolhi ver no Bolshoi. Enquanto O Lago dos Cisnes foi alterado por dezenas de coreógrafos que vieram depois, La Bayadère geralmente é apresentada quase como era na época de Petipa.

Spartacus

Crédito: wiki commons

Com música de Aram Khatchaturian e coreografia de Leonid Yakobson, ele conta a história do escravo romano que liderou uma rebelião. Yakobson foi considerado um dos grandes inovadores no ballet no século XX, e dizem que ele criou a dança dos romanos se inspirando nos vasos antigos do Hermitage. Até hoje esse é um dos ballets mais frequentemente em cartaz na Rússia.

A sagração da primavera

Eu falei dos ballets russes, que foram apresentados em Paris e fizeram a fama desse tipo de arte, e esse era um dos principais. Ele é uma versão mais avant-garde do que a maioria da lista, com música de Stravinski, e foi inicialmente tão mal recebido que durante a première o público jogou tudo que tinha as mãos na orquestra. A coreografia original de Nijisnki foi chamada de bárbara. Precisa de mais motivo para parecer irresistível, ou é uma coisa minha mesmo?

Pássaro de fogo

Crédito: wiki commons

Outros dos ballets apresentados nos ballets russes, Pássaro de Fogo tem música de Stravinsky e coreografia de Michel Fokine. Na época, a obra já foi reconhecida por seu gênio, e ainda é imperdível.

Sheherazade

Crédito: wiki commons

Sheherazade apareceu um pouco depois de Lago dos Cisnes e de Bela Adormecida, conhecidas pela técnica impecável. E a coreografia de Fokine, ao sim de música de Rimsky-Korsakov, faz juz, e mostra a técnica dos bailarinos. Mas ela ficou ainda mais conhecida pela sensualidade. Na época, os idealizadores colocaram no palco Nijinski, o bailarino mais famoso de sua época, todo vestido de dourado, seduzindo a esposa do sultão, e nada menos que uma cena de orgia no palco. A sensualidade que ele trouxe marcou a época, e causou uma moda de orientalismo em Paris.

Cinderela

Cinderela é uma das histórias mais contadas de todos os tempos – juro que todo ano aparece uma adaptação nova. E mais de uma já foi planejada para o ballet, mas a versão icônica do ballet russo é a de Prokofiev nos anos 40, com coreografia de Aleksei Ratmanski.

Não deixe de ver um ballet na Rússia. Se quiser, tem ainda o post sobre a minha ida ao Bolshoi, em que conto como comprar o ingresso para estudantes.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Rússia:

1 comentário

Deixe uma resposta