Como praticar uma língua estrangeira quando você está viajando (mesmo sem fazer um curso)

Eu amo viajar e amo aprender línguas estrangeiras. Amo como falar um pouco da língua local quando estou viajando me deixa mais independente, mais auto-confiante, como amplia o leque das pessoas com quem eu posso conversar. Também gosto de viajar justamente pelo contato maior com a língua, pela imersão, por tirá-la dos livros e me forçar a falar. Para quem também gosta dos dois, essas são as minhas técnicas para aumentar ao máximo o tanto que eu aprendo quando viajo – fazendo um curso de línguas ou não.

  • Pratique antes de viajar

Antes de viajar, pratique para situações comuns, não importa se você já estudou a língua antes ou não. Tem várias formas de fazer isso:

  • Decorar frases comuns com livros que ensinam um pouco da língua para viajantes, 
  • Aprender o alfabeto local (mesmo se for o latino mesmo, aprenda o nome de cada letra e dos números, ajuda muito se você tiver que soletrar algo)
  • Aprender com apps de língua gratuitos, como o duolingo 
  • Assistir tv ou ouvir música (tem um app chamado learning languages with Netflix que te deixa colocar duas legendas no site e é um dos meus preferidos atualmente)
  • Pedir ajuda a um amigo que fale a língua
  •  Ou mesmo fazer um curso específico para aprender o que dizer em situações básicas.
  • Tente maximizar as chances de falar a língua

IMG_20150210_122743 Trava-línguas
Aprendendo trava-línguas na República Tcheca

Às vezes é difícil falar o tempo todo em uma língua estrangeira. Às vezes você pratica na fila para comprar um café ou um bilhete de trem, chega lá, fazem uma pergunta que você não esperava e você responde “ahnnnnnn” e perde a confiança. Às vezes no minuto que ouvem um sotaque ou hesitação, as pessoas respondem em inglês, e fica difícil praticar uma terceira língua. Mas é bom sempre tentar, e insistir nisso compensa.

Se você está planejando uma viagem longa, pode valer a pena ficar mais tempo em cidades do interior, onde geralmente as pessoas só falam a língua local, o que vai te forçar a falar mais. Você também pode tentar um homestay, para ter contato com famílias locais, ou fazer trabalho voluntário. Quando eu estava na República Tcheca, fiz trabalho voluntário em escolas e as aulas eram em inglês, mas logo fui aprendendo algumas palavras, algumas porque percebia que as crianças nunca entendiam uma frase determinada e decorava palavras chaves para ajudá-las, outras porque sempre ensinava um básico de português e elas queriam me ensinar tcheco também. 

  • Procure por encontros de línguas

Anti-cafés Petersburgo Ziferburg 1
Os Anti-cafés, em que você paga pelo tempo que passa lá dentro e não o que consome, costumam oferecer encontros de falantes de línguas

Ache encontros de línguas estilo Tandem – aqueles em que a gente fala por 15 minutos na nossa língua, e em 15 minutos em outra. Alguns lugares também tem encontros mais específicos – na Rússia tinha muitos encontros em que russos iam para ajudar estrangeiros a falar russo. Geralmente, eu acho informação sobre esses encontros no app do couchsurfing – além da parte de hospitalidade, eles têm eventos em centenas de cidades – no app do meetup, ou procurando encontros de línguas no Google mesmo. Também postei um anúncio no couchsurfing, e achei muitas pessoas que queriam praticar português.

  • Tenha sempre um bloquinho com você

Algo que te perguntaram e você não entendeu, palavras novas, frases que você entreouviu – anote tudo. Quando tiver um tempo, procure todas as palavras e anote frases e expressões comuns com elas. Isso ajuda muito a falar mais naturalmente a língua.

  • Vá a livrarias

Café livraria podpisnye izdanya petersburgo russia
A livraria e café Podpisnie Izdanya, em Petersburgo

Eu gosto muito de ir a livrarias e folhear livros na língua local, e descobri alguns tipos de livros que me ajudam muito. Livros para crianças são bons, especialmente alguns temas. Um conto de fadas tem muito vocabulário novo que não é tão útil, mas um livro encorajando crianças a comer de forma saudável vai te dar muito vocabulário que ajuda em restaurantes e supermercados. Guias de viagem na língua local também são bons porque as descrições diretas te dão um vocabulário útil, e você sempre chega em restaurantes sabendo dizer o nome do prato mais famoso, ou em atrações sabendo o vocabulário mínimo para acompanhar um tour ou seguir a informação escrita. Por exemplo, se você vai ver uma pintura rupestre, provavelmente é um vocabulário que você não tinha antes, mas ele será descrito usando palavras como cavernas, desenhos, pré-história, que serão úteis lá. Também gosto de livros de poesia pela facilidade de colocar objetivos – você pode ler uma poesia todo dia, por exemplo, e procurar todas as palavras. Funciona muito bem com poetas que não tem uma linguagem rebuscada, então geralmente procuro autores que eu já conheço. 

Também é bom procurar livros de autores conhecidos por serem mais diretos, e que por isso são ensinados em níveis básicos de cursos de línguas – como Hemingway em inglês e Camus em francês.

  • Mantenha seus hobbies

Se você vai ficar um tempo maior em um país, procure por lugares que ofereceram os seus hobbies. Esportes, aulas de dança, clubes de xadrez ou fotografia, aulas de culinária – é motivador entender mais e mais em meio a uma atividade que já te agrada.

Deixe uma resposta