8 Pratos típicos para provar na Umbria

Venho fazendo esses posts para todas as regiões da Itália que visito. A gente no exterior pensa em comida italiana como algo muito fechado, e ver a sua diversidade é uma das minhas partes preferidas sobre morar aqui. Então aqui um pouco sobre o que eu descobri na Umbria, uma das regiões mais lindas da Itália.

1) Torta al Testo

comidas tipicas provar Umbria torta al testo

A Torta al testo é um dos pratos mais famosos da culinária Umbria, uma espécie de focaccia branca com vários tipos de recheios. Eu comi no Testone, um lugar tradicional, bem no centro de Perugia, com dezenas de opções. 

2) Trufas

comidas tipicas provar Umbria massa trufas strangozzi tartufo

Na Umbria, os pratos com trufas são muito comuns e os preços são razoáveis. Existem entradas, como os crostini al tartufo e os crostini alla Norcia (com trufas, alici e fígado de frango).Também são bem comuns os primeiros pratos feitos com massas típicas, como os Strangozzi ou os Umbricelli al tartufo nero di Norcia.

3) Norcineria

comidas tipicas provar Umbria norcineria salames presuntos queijos

A cidade de Norcia, na Umbria, é conhecida pelos embutidos de alta qualidade. Eles têm prosciutto, linguiças, mortadella, carne de javali, salames, além de queijo pecorino. E por isso muitos restaurantes tem uma seleção de norcineria, com uma tábua como entrada.

4) Porchetta

A porchetta hoje é muito comum em toda a Itália, mas tem origem na Umbria e é muito boa por lá. Ele é um tipo de carne de porco, que desossam e recheiam com ervas locais e assam muito lentamente por horas. Ela vem em vários tipos de pratos, mas também é a rainha do street food na Umbria. Eu comi na Antica Porchetteria Granieri Amato, que está em uma praça de Perugia há mais de cem anos. Eu peguei o Grifo, com porchetta, provola e molho picante.

5) Pasta alla Norcina

Achei dois pratos diferentes com esse nome, ambos tradicionais da Umbria. O primeiro é com creme e linguiça, e o segundo é com alici, trufas e alho. 

6) Sopa de lentilhas de Castelluccio

Outro produto famoso de Norcia são as lentilhas. E a forma mais típica de prepará-las é em uma sopa com muito azeite e fatias de pão. Eu sou suspeita porque gosto bastante de lentilhas, mas achei uma delícia.

7) Fagiolina del Trasimeno

Os feijões que crescem perto do Lago Trasimeno são conhecidos desde a época romana. Eles são bem comuns em topo de bruschettas, em sopas, ou comidos simplesmente com azeite da Umbria.

8) Chocolates da Perugina

A Perugina é uma das marcas de chocolate mais famosas da Itália. Eles inventaram vários dos doces mais comuns do mundo, como os Baci, cuja idéia foi roubada pela Hersheys e ficou famoso no mundo como kisses.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta