Um passeio pelo centro medieval de Assis

Eu imagino que quem chega em Assis sem saber o que visitar descobre bem antes de chegar na cidade. Eu cheguei na cidade de trem, vindo de Perugia, e peguei um ônibus para o centro, e pouco depois já dava para ver de longe as igrejas penduradas nas colinas, cercadas pelos campos da Umbria. 

Assis Umbria centro historico 2

E foi pelas igrejas mesmo que eu comecei minha visita, na Basilica di San Francesco, a atração mais famosa da cidade. Ela é composta de duas igrejas do século XIII, a Basilica Superiore e a Basilica Inferiore. 

Assis Umbria basilica inferior san francesco 1

Eu visitei primeiro a Basilica Inferiore, que tem afrescos de Giotto e Cimabue, entre outros mestres do fim da Idade Média. Ela foi a primeira das duas a ser construída, em 1228, em um lugar que os locais chamavam de colina do inferno porque era onde criminosos eram executados. Logo depois mudaram o nome para colina do paraíso, como ainda o chamam. 

Assis Umbria basilica inferior san francesco 2

Depois, visitei a Basilica Superiore. Ela tem um dos ciclos de pintura mais famosos da Itália, com 28 afrescos retratando a vida de são Francisco. Para vê-las em seqüência, a gente tem que começar na parede à direita, próximo ao altar, e girar a igreja em sentido horário. 

Diz a tradição que os afrescos são obra de Giotto, um dos pintores mais famosos do início do renascimento italiano, mas provavelmente eles foram feitos por várias pessoas diferentes.

Assis Umbria basilica superior san francesco 2

Assis Umbria basilica superior san francesco 1

A igreja é conhecida pela beleza e como um lugar de peregrinação para cristãos, mas também por um desastre: durante um terremoto em 1997, o teto desabou. Muitos dos afrescos foram arruinados, e a igreja teve que ser fechadas para reformas. Um cinegrafista que estava lá, Ghigo Roli, capturou o momento exato em vídeo. Apenas dois anos depois, ela foi reaberta, e em 2000 virou Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Depois de visitar a Igreja, fui caminhar pela cidade, conhecida por ter ruas medievais muito preservadas. Achei impressionante, de novo por causa do terremoto, porque a cidade teve que ser muito reparada, mas não se vê. Ela é um exemplo de cidade na Itália que recebeu recursos e conseguiu se recuperar de um grande desastre – L’Aquila, ainda devastada uma década depois de um terremoto, é o triste exemplo contrário.

Assis Umbria centro historico 1

Assis Umbria centro historico 4

Assis Umbria centro historico 6

Assis Umbria centro historico 5

Assis Umbria centro historico 7

Assis Umbria centro historico 8

Cheguei na praça principal da cidade, a Piazza del Comune. Esse era o centro da cidade desde a época romana, e uma das construções da época ainda está de pé, o Templo de Minerva. No entanto, é só a fachada que está lá – por dentro, hoje ele abriga a Chiesa di Santa Maria Sopra Minerva, ou seja, a igreja de Santa Maria sobre Minerva. Sim, eles meio que tripudiam.

Assis Umbria templo de minerva

Assis Umbria piazza del comune praça principal

Assis Umbria piazza del comune praça principal 2

Assis Umbria piazza del comune praça principal 4

Quando cheguei na praça, estavam tendo um desfile de carros antigos.

Assis Umbria piazza del comune praça principal carros antigos

Outra herança da época romana, mas essa menos aparente, é o Foro Romano. Ele hoje fica no subsolo da praça, já que a cidade moderna foi construída em outro nível. Hoje, ela é parte do museu arqueológico.

Assis Umbria forum romano

Continuei andando mais um pouco para visitar a Basilica di Santa Chiara, dedicada a outra dos santos famosos da cidade, santa Clara. 

Assis Umbria basilica di santa chiara clara

Assis Umbria basilica santa chiara clara

Nesse ponto, já dava para ver no alto de uma colina a Rocca Maggiore, o castelo da cidade. Ele foi construído no século XIV, e é famoso pela vista para a cidade e o campo ao redor. 

Assis Umbria rocca maggiore castelo visto da cidade

Assis Umbria Rocca maggiore castelo interior
Reconstrução dentro do castelo. Foi ver essa cena para The Rains of Castamere começar a tocar dentro da minha cabeça

Assis Umbria Rocca maggiore castelo vista 2

Assis Umbria Rocca maggiore castelo vista 3

Assis Umbria Rocca maggiore castelo vista 1

Depois de passar o dia lá, voltei para Perugia, minha base na Umbria e uma cidade incrível.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

4 comentários

Deixe uma resposta