Como aproveitar o Parque Gorki e o Muzeon

Eu cheguei na Rússia quando ainda estava nevando e saí no auge do verão, nas Noites Brancas de São Petersburgo. Com isso, a primavera foi para mim pela primeira vez tão marcada, bem distinta das outras estações. E eu vi como os russos sabem aproveitá-la. Ainda tinha uns montinhos de neve na rua, e de repente a cidade estava coberta de flores, cheia de festivais, e os parques ficavam lotados. Quando fui um domingo no Parque Gorki (Парк Горького), achei que a cidade toda estava lá: ele chega a ter 250 mil visitantes aos fins de semana. Depois acabei voltando várias vezes, tanto nele quanto no Muzeon, o parque de esculturas do lado. Então essas são algumas dicas para curtir os dois parques.

Para quem quer ficar ativo

Moscou Parque Gorki bicicletas

Moscou Parque Gorki barquinhos

Como é normal em parques, o Gorki é um lugar popular para esportes. Gente andando de bicicleta, patins e patinete passa o tempo todo, times de vôlei e basquete praticam em quadras no parque, aulas de yoga, dança e ginástica acontecem quase todo dia assim que fica quente. Eles também tem competições de xadrez, aulas de pintura, e todo tipo de eventos culturais.

Para quem curte arte

Moscou Parque Gorki museu de arte contemporanea garage 3

Moscou Parque Gorki muzeon mercado

O parque também é um lugar de cultura, e especialmente em dois lugares: Pioner, o cinema a céu aberto que funciona nos meses quentes, e no Garage, o museu de arte contemporânea dentro do parque. Ele têm exposições, palestras e filmes de artistas russos e internacionais. Quando eu fui lá com um amigo brasileiro, eles tinham uma exposição do Hélio Oiticica. Eles também tem um café e uma livraria.

Para relaxar

Moscou Parque Gorki vista da ponte

Moscou Parque Gorki muzeon

O parque tem áreas mais tranqüilas, perfeitas para deitar e ler um livro, e ainda mais porque eles também têm redes espalhadas pelo parque e pontos de trocas de livros. No verão eles também costumam abrir uma praia com areia de verdade.

Para um lanche

O parque tem muitas opções de comida, desde stands com comida de rua a restaurantes. Entre as comidas de rua tem cachorro-quente, shashlik (espetinhos), tcheburek (que parece um pastel), pirojki (salgadinhos), falafel, hambúrguer. E também é uma boa oportunidade de comer as culinárias populares entre os russos, dos clássicos locais como estrogonofe, à comida da Geórgia e Uzbequistão.

Para quem curte história: o Parque de Esculturas Muzeon (Парк искусств «Музеон»)

Moscou Parque muzeon esculturas sovieticas

Com o fim da União Soviética, seus países tiveram que lidar com a questão de o que fazer com todas as estátuas que sobraram de Stálin, Lênin, e outros líderes do Partido Comunista como Dzerzhinski, o fundador do que se tornaria a KGB. A maioria foi destruída, embora alguns lugares tenham sido mais criativos, como a cidade ucraniana que transformou um estátua de Stálin em Darth Vader. Em Moscou, eles escolheram preservar muitas das estátuas nesse parque. Hoje o parque tem mais de mil esculturas, principalmente da época soviética, mas também algumas obras contemporâneas.

Para quem curte um parque menos lotado: Colina dos pardais (Воробьёвы горы)

Moscou Parque Gorki colina pardais

Há pouco tempo o parque Górki foi expandido e se tornou uma das maiores áreas verdes de Moscou. Ele acabou englobando partes bem menos desenvolvidas e populares, o que é bom, porque significa que tem partes do parque que não ficam lotadas. Para quem tá mais no clima de contemplar a natureza, é a melhor parte.

Para ver a escultura mais polêmica da cidade

Moscou Parque Gorki estatua pedro o grande

Essa é praticamente uma continuação das esculturas do Muzeon. No rio Moskva fica uma escultura dedicada a Pedro, o Grande, que já é polêmica porque ele foi o tsar que criou São Petersburgo e que mudou a capital para lá. Mas ainda tem o fato de que a maioria dos moscovitas acha que ela é horrorosa e completamente desproporcional para a cidade. Houve manifestações pedindo que ela fosse mandada para Petersburgo, onde ela seria ainda mais desproporcional.

Moscou Parque Gorki ponte pedestres escalada

Moscou Parque muzeon esculturas igreja

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Rússia:

2 comentários

Deixe uma resposta