20 pratos típicos para provar na Rússia

Começando o post com algumas observações que se tornaram minhas diretrizes quando eu procurava algo para comer na Rússia.

  • Tudo que tem cogumelos e pão negro costumava ser bom, e colher cogumelos no outono é considerado um passatempo tradicional.
  • Para economizar, é bom ir às stolovay (singular, stolovaya), restaurantes que são como self services, em que você pega o que quiser e monta seu prato. A diferença é que as comidas ficam divididas em itens, como um prato de salada ou uma tigelinha de sopa, e cada um deles tem um valor, então a cobrança é por eles e não por peso.
  • Em menus, eles costumam ter uma coluna com preços (₽) e uma com a quantidade de comida em gramas (г). Quando você vê um prato como Strogonov de carne e cogumelos com purê de batatas, pode vir com três quantidades, a de carne, cogumelos e purê em ordem. É uma tradição bem comum e que ajuda muito a saber o que exatamente você tá pedindo, mas alguns turistas se confundem achando que são opções de tamanho ou confundindo com os preços.
  • Eles colocam endro em tudo. Uma vez colocaram como decoração no meu capuccino. E criei ódio.

1) Bliny

Bliny são panquecas tradicionais russas. Elas podem ser comidas na versão chique e muito tradicional, com caviar, como prato principal, com todo tipo de recheio, ou como sobremesa, com recheio de geléia. Um bom lugar para provar é a rede de fast-food Teremok (теремок), que é barata e tem centenas de restaurantes na Rússia. Eu gostava muito do de carne, cogumelos e smetana (um tipo de creme azedo).
Bliny também são a base do Maslenitsa, o festival da Igreja Ortodoxa para celebrar a última semana antes da quaresma, quando os religiosos mais tradicionais não comem carne.

2) Borscht

Pratos típicos para provar na rússia borscht sopa debeterraba

Borscht é uma sopa de beterraba, outros legumes e smetana (creme azedo). Ela é muito comum como entrada. Eu comi em um restaurante uma vez, e não tinha muto gosto. Depois tive a chance de comer algumas vezes feito em casa, e aí era uma sopa mais espessa e muito saborosa.

Borscht também é um objeto de polêmica porque a origem dela é ucraniana, mas se tornou quase onipresente na Rússia. Também existe o Khaladnik, versão fria típica do verão e geralmente servida com batatas.

3) Shchi

Borscht pode ser considerada a sopa russa mais conhecida no exterior, mas Shchi é preparada na Rússia há séculos. Por causa da facilidade de preparar, preservar e transportar (no inverno ela era congelada e transportada como um sólido)surgiu um ditado diz que as comidas dos russos são Shchi e Kasha (“Щи да каша — пища наша.”). Shchi é um sopa a base de repolho, geralmente com carne, cogumelos, cebola e alho.

4) Pelmeni

pratos típicos provar rússia pierogui caviar
Pelmeni negro de carne com caviar do Clean Plates Society em Petersburgo – porque já me chamam de esquerda-caviar mesmo, então por que não?

Pelmeni são dumplings de carne, na forma mais tradicional feitos com carne bovina e suína. Tanto em Moscou quanto em Petersburgo vi muitas pelmenerias, em que eles também serviam versões com outros tipos de carne, como carneiro e pato, e versões vegetarianas com queijo ou legumes. Tem uma muito boa em Petersburgo, a Pelmenya no canal Fontanka. Eles são um lugar de “mono-cuisine”, que faz dumplings do mundo inteiro, além de Pelmeni com muitas opções da Ásia central. Na Clean Plates Society também comi uma versão moderninha boa, de Pelmeni feitos com massa negra e caviar vermelho.

5) Vareniki

Pratos típicos para provar na rússia vareniki dumplings de cogumelos e batata

Outra massa recheada tradicional são os Vareniki. Eles são comuns em todo o leste europeu, também conhecidos internacionalmente pelo nome polonês de Pierogui (não confunda com os pirojki russos que são outra coisa). Na Ucrânia, os Vareniki mais tradicionais são com recheio de frutas, principalmente cerejas. Os que eu mais vi na Rússia eram com recheios de batata com cogumelos ou queijo e espinafre. Um bom lugar para prová-los é a Varenichnaya no 1, uma rede em Moscou que tem um estilo meio casa de vó meio retrô-soviético, e que tem boa comida por preços muito decentes.

6) Syrniki

Syrniki geralmente são traduzidas como panquecas de queijo, porque é o que elas parecem, mas elas são feitas de um queijo local, o tvorog, que por sua vez às vezes é traduzido como queijo cottage. Elas também às vezes são chamadas de tvorójniki. Elas são populares para o café da manhã ou como sobremesa, geralmente servidas com smetana, um creme de leite azedinho, e com varenye, uma conserva de frutas vermelhas, ou com geléia.

7) Golubtsy

Golubtsy são folhas de repolho recheadas, geralmente com carne, arroz e uma mistura de creme azedo e molho de tomate. É uma influência otomana, que aparentemente veio para a Rússia pela Ucrânia, mas que se tornou um dos pratos mais populares no país.

8)Strogonov

Restaurate Riga Alus Seta estrogonofe

O Strogonov (ou Strogonoff) é basicamente a versão russa de colocar água no feijão. Se você quer fazer um pedaço de carne render, é só misturar com cogumelos e creme azedo e servir com purê de batatas. Eu gostei bastante do Strogonov lá, porque acho creme de leite a coisa mais sem graça do mundo, e achava o molho deles mais saboroso. O da foto na verdade foi na Letônia, no restaurante Ala, e foi o melhor que já comi na vida, com três tipos de carne, cogumelos e purê de batatas com semente de mostarda. De novo, o Clean Plates Society tem uma versão moderninha, com gorgonzola.

9) Holodets

Pratos típicos para provar na rússia kholodets gelatina carne
Holodets de carne de porco, crédito da Wiki commons

Provar Holodets é para os fortes, já que é um dos pratos mais polêmicos da culinária russa. Ele é uma espécie de gelatina feita com brodo de carne cozido com ossos e colágeno. Eu comi quando alguém levou para o albergue e achei que uma garfada foi o bastante, então escolhi meu lado da controvérsia, mas nos deixe saber qual é o seu se você tiver coragem de provar.

10) Kasha

Kasha é um tipo de mingau que é muito comum para o café da manhã. É a outra metade do ditado que eu citei, de que as comidas dos russos são Shchi e Kasha (“Щи да каша — пища наша”). No albergue onde eu trabalhei em Moscou, o Vagabond, a gente fazia café da manhã todos os dias para os hóspedes, e geralmente as opções eram Kasha e omelete. Ele é feito com cereais cozidos em água e leite, e depois a gente misturava com geléia. Versões mais tradicionais colocam açúcar e amêndoas em cima.

11) Tcheburek

Pratos típicos para provar na rússia tcheburek pastel russo

Tcheburek é uma das comidas de rua mais populares da Rússia. Ele parece muito com um pastel, que pode ter recheios como carne, batata e cogumelos ou queijo. Eles são originalmente um prato vindo do Tártaro, e tem uma origem comum com o börek, que é comum em todos os lugares por onde o Império otomano passou.

12) Pirojki

pratos tipicos provar russia pirojki salgadinhos

Pirojki literalmente significa tortinhas, e é um tipo de salgadinho russo. Eles geralmente são assados, com recheios como carne, batata com cogumelos, repolho, cebola e ovo. Eles podem ser comidos como parte de uma refeição, e as cantinas (stolovaya) russas sempre tem algumas opções, mas também como lanchinho durante o dia.

13) Shashlik

Shashlik é um espetinho que surgiu como influência turca, geralmente de carne de boi, carneiro ou frango, servidos com pão, rodelas de pepinos, e geralmente com um molhinho. Eles também são muito populares como comida de rua e sempre tinha barraquinhas nos parques.

14) Kvass

Carrinho de kvass em Tallinn

O Kvass é uma bebida feita à base de pão fermentado, que tem baixíssimo teor alcóolico e na Rússia é tomada a qualquer momento. Quando você a vê como bebida, eles geralmente acrescentam hortelã ou capim-limão para dar um gostinho, e a versão pura é a base de várias sopas russas como a Okroshka.

 

15) Okroshka

Okroshka é uma sopa leve de verão, feita com legumes crus em uma mistura de Kvass e água. Ela leva pepinos, rabanetes, cebolinhas e é muito refrescante, por isso é mais comida no verão.

16) Tefteli

Pratos típicos para provar na rússia kefteli

Tefteli são almôndegas típicas, geralmente feitas com carne bovina e arroz, e às vezes alguns legumes também. Hoje em dia também são bem comuns em versões vegetarianas, sempre com arroz. Confesso que não gostei tanto, tanto pelo arroz quanto pelo maldito endro em cima.

17) Solyanka

Pratos típicos para provar na rússia solyanka

Outra sopa porque gente, faz frio na Rússia. A Solyanka é uma sopa muito espessa feita com pepinos, alcaparras, repolho e limão, e que geralmente tem versões com carne, peixe ou cogumelos. Essa é a versão de carne, que também foi preparada no meu albergue em Moscou.

 

18) Salada Olivier

pratos tipicos para provar na rússia salada russa maionese olivier

Eu já tinha visto essa salada em outros países como “salada russa”, se bem que às vezes eles dão esse nome para qualquer salada que envolva muita maionese. Tendo passado um tempo na Rússia, acho acurado. Eles colocam maionese em tudo. Essa salada geralmente tem um tipo de carne embutida ou frango, batata, cenoura, picles, ervilha e, lógico, bastante maionese. Ela foi inventada por um chef russo com origens belgas, e era um dos pratos mais populares durante a União Soviética.

19) Mors

Mors é uma bebida feita com frutas vermelhas, principalmente cranberry. Ela é muito popular com refeições ou como base de refeições, mas às vezes vem entupida de açúcar (aliás tudo que é de beber na Rússia costuma ser bem docinho). Se você achar as versões sem açúcar, acho uma delícia e minhas amigas russas juram que é uma panacéia para cólicas.

20) Chá

Pratos típicos para provar na rússia chá

Não tem nada mais russo que beber chá o tempo inteiro. Sério, mais do que qualquer outro lugar em que já fui, e milhares de vezes mais do que bebem vodka. Nos romances russos lembro de como eles enchiam o samovar, o utensílio tradicional para preparar chá, e quando eu saía com meus amigos eles pediam pelo litro, uma garrafa atrás da outra. Os mais comuns eram chá preto e chá verde, nas alguns restaurantes tinham dezenas de tipos. Inclusive nos time-cafés, os cafés onde você paga pelo tempo em que fica lá e não pelo que pede, eles costumavam colocar um samovar gigantesco em uma sala, com vários tipos de chás de saquinho ou ingredientes, e você prepara como quer.

 

Extra: pratos de outros países soviéticos

comida georgia russia petersburgo khachu kharchoA gente fez um post aqui sobre as três culinárias da antiga União Soviética para provar na Rússia. Assim como a gente vai para Paris e come couscous ou vai para Berlim e come kebab, a Rússia também foi moldada por imigrações e encontros. Alguns desses encontros acontecem há séculos e fica difícil ver a origem, e por isso na lista de pratos russos tem comidas que se originaram na Ucrânia ou na Turquia, mas se tornaram clássicos quando foram adotados na Rússia.
No post falo de três que são quase onipresentes lá: a culinária da Geórgia, que é incrivelmente saborosa e minha nova obsessão (depois da viagem para a Geórgia, também tem agora o post sobre os 26 pratos para provar por lá), a do Uzbequistão, principalmente os plovs e manti, e da Ucrânia, a base comfort-food de tantos pratos russos.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Rússia:

3 comentários

Deixe uma resposta