13 pratos típicos para provar na Puglia

Mais uma lista de comidas típicas para provar pela Itália, dessa vez na região da Puglia. As culinárias do sul foram por muito tempo consideradas menos ricas, literalmente sendo chamadas de cucina povera, cozinha pobre. Hoje, o foco em ingredientes frescos fez com que elas sejam mais apreciadas, e elas estão na moda. Então sem preconceito e não perca a chance de provar alguns desses pratos.

Acquasale

comidas tipicas provar puglia acquasale
Crédito: wiki commons

Acquasale são feitas à base de pão amolecido, com tomates, cebolas e orégano. Ele é muito servido como antipasto, ou entrada, embora fosse um prato completo, dizem que comido por pescadores no mar.

Bombette

comidas tipicas provar puglia Bombette alla brace
Crédito: wiki commons

Prato típico do Valle d’Itria e da zona de Taranto, feito com carne de pouco enrolada em torno de uma camada de queijo e salsinha. Às vezes dentro também tem salame, ou peperone. Eles são feitos na grelha, e são muito populares como comida de rua.

Friselle pugliese

comidas tipicas provar puglia Frisella secca
Crédito: wiki commons

As friselle são feitas com um pão bem crocante, geralmente coberto com tomates, alho, azeite e sal. São muito leves e frescas, e bem populares como comida de rua.

Sgagliozze baresi

comidas tipicas provar puglia sgagliozze polenta frita
Crédito: wiki commons

Polenta é uma comida típica do norte, eles até zombam das pessoas do Veneto e da Lombardia chamando-os de polentone. Mas polenta frita vem do sul, onde é outra comida de rua popular.

Panzerotti

comidas tipicas provar puglia panzerotti
Crédito: wiki commons

Não faltam comidas de rua na lista, mas esse é um dos mais populares. É uma massa frita recheada tradicionalmente com tomate e mozzarella, mas hoje existem versões diferentes com todo tipo de recheio.

Puccia al Polpo

comidas tipicas provar puglia puccia al polpo
Crédito: wiki commons

A Puccia é a base para sanduíches feitos com um pão parecido com a massa de pizza. Vários recheios são comuns, mas um dos mais típicos é com polvo. Outro comum no Salento é com ragù di cavallo.

Burrata

comidas tipicas provar puglia burrata
Crédito: wiki commons

Esse queijo típico da Puglia é conhecido por ser muito saboroso, e também já vi muito no Brasil, servido como entrada. Achei o da Puglia muito mais fresco.

Orecchiette con cime di rapa

comidas tipicas provar puglia orecchiette cime rapa

Esse é um dos pratos mais famosos da Puglia, um primo muito apreciado na Itália. Ele é bem simples, com orecchiette, a massa típica da região (cujo nome significa orelhinhas, por causa do formato) com folhas típicas da área, as cime di rapa.

Orecchiette con ragù di cavallo

Outro prato com as típicas orecchiette, esse é feito com um molho à base de carne de cavalo e tomates. Ele é mais comum na região do Salento, em torno de Lecce, onde também é popular a Puccia con Ragù di Cavallo, o mesmo molho na versão sanduíche.

Spaghetti ai ricci di mare

comidas tipicas provar puglia spaghetti ricci mare
Crédito: wiki commons

Prato de comida do mar, com base em ouriços. Ele é mais gostoso quando feito com ouriços frescos, apenas pescados.

Tiella barese

comidas tipicas provar puglia tiella barese
Crédito: Giallo Zafferano

Segundo com base em batatas, arroz e moluscos. Existem outras versões, como a Tarantina (com abobrinha) e a Capricciosa (com cogumelos e um legume parecido com a cebola, o lampascione). Ela geralmente é feita em um vaso de terracota colocado diretamente nas brasas.

Taralli

Taralli são um lanche popular, feito com massa de pão. Quase sempre você recebe taralli e azeitonas quando pede um drink, e mesmo em outras partes da Itália eles são comuns nos aperitivos. A diferença é que no sul eles ocupam uma parede do supermercado, sendo vendidos em dezenas de sabores, como sementes de funcho, pimentão, sementes de papoula, cime di rapa, alecrim, e até em versões doces.

Pasticcio

comidas tipicas provar puglia pasticiotto

Doce feito com uma massa e recheio de crema pasticcera.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta