Onde ver Caravaggio em Roma

Caravaggio é um dos meus pintores preferidos. Saber que tem um quadro dele é o bastante para me fazer mudar meu itinerário todo e tentar incluir uma cidade só por causa de uma igreja ou museu que tem um de seus quadros. Já consegui ver a maioria, inclusive todos os que estão em Roma em coleções abertas ao público. Para outros fanáticos – mas também para os curiosos – tá aqui a lista de todos os lugares onde podemos ver quadros de Caravaggio em Roma.

Galleria Borghese

Vamos começar por aquela que é chamada de a Rainha das Coleções Particulares. Esse museu, apesar de pequeno, é conhecido por ter um grande número de obras primas, com algumas das estátuas mais celebradas de Bernini e quadros de Rafael e Ticiano, e nada menos do que seis Caravaggios. O Cardeal Scipione Borghese era um dos grandes admiradores do artista, e conseguiu comprar várias de suas obras quando elas foram confiscadas porque Caravaggio deixou de pagar seus impostos. Então é o paraíso para os apaixonados por Caravaggio, e apesar das burocracias – como ter que marcar horário para visitar e ter apenas duas horas lá dentro – é um lugar que eu recomendo muito.

Leia mais: Galleria Borghese – a rainha das coleções particulares

Eles têm uma das primeiras pinturas de Caravaggio, o Jovem Baco Doente. Quando Caravaggio chegou a Roma, ele passou seis meses internado em um hospital, provavelmente com malária. Nessa época ele pintou esse auto-retrato, em que dá como a sua pele estava amarelada e como ele tinha aparência febril, mas que ele usava para se promover por causa dos vários estilos na pintura, que tem de imagens da antiguidade à natureza-morta.

Onde ver Caravaggio em Roma galleria borghese jovem baco doente

Outro auto-retrato na coleção é o David com a cabeça de Golias. Caravaggio se retratou na cabeça cortada de Golias, enquanto ele fez um David pensativo, não jubilante como na maioria das pinturas. Duas teorias comuns é de que a inspiração para o David era seu jovem aprendiz e amante Cecco del Caravaggio, ou que era ainda outro auto-retrato, do próprio Caravaggio quando era jovem.

Onde ver Caravaggio em Roma galleria borghese David com a cabeça de Golias

Madonna da Serpente, uma das pinturas mais polêmicas de Caravaggio. A intenção era fazer uma pintura em homenagem a Santa Anna, e os contemporâneos de Caravaggio não gostaram de como ela é retratada de uma forma tão realista. Eles também tiveram problemas com o decote da Maria, e com a figura de Jesus completamente nu e não circuncisado.

Onde ver Caravaggio em Roma galleria borghese madonna da serpente

São João Batista era um dos temas mais pintados por Caravaggio: pelo menos oito ainda existem, e só em Roma existem mais três. Essa provavelmente vem de um dos períodos mais conturbados da vida do artista, quando ele tinha fugido de Roma depois de matar um homem em uma briga de rua, fugido de uma prisão em Malta, e estava na Sicília aguardando um perdão que o permitisse voltar a Roma.

Onde ver Caravaggio em Roma galleria borghese sao joao batista

São Jerônimo era outro tema comum para o artista, que produziu mais duas pinturas que o mostravam escrevendo ou meditando, que hoje estão em Montserrat, na Espanha, e Valletta, em Malta.

Onde ver Caravaggio em Roma galleria borghese sao jeronimo

Finalmente, tem o Menino com um Cesto de Frutas, que foi uma das primeiras pinturas de Caravaggio, recém-chegado em Roma, e uma tentativa de se colocar como um artista versátil, que conseguia fazer tanto retratos como naturezas mortas.

Onde ver Caravaggio em Roma galleria borghese menino com cesto de frutas

Santa Maria del Popolo

A igreja de Santa Maria del Popolo é uma das mais importantes de Roma. Ela fica perto da Porta Flaminia, que já foi a principal entrada pelas muralhas da cidade, e por isso era um dos primeiros lugares que o viajante via ao chegar. No entanto, hoje passa despercebida e acaba não entrando na maioria dos roteiros. Eu acho que tanto a igreja quanto a Porta romana e a praça que as circunda são imperdíveis.

Pela sua importância, ela contém obras não só de Caravaggio, mas de Rafael, Bernini e Bramante entre outros.

As duas pinturas de Caravaggio na Igreja, A Crucificação de São Pedro e Conversão de Paulo na Estrada de Damasco, foram encomendadas por Tiberio Cerasi, tesoureiro do papa Clemente VIII, para retratar os dois fundadores da Igreja Católica.

Onde ver Caravaggio em Roma igreja de santa maria del popolo crucificaçao de sao pedro

Onde ver Caravaggio em Roma igreja de santa maria del popolo conversao de paulo

Galleria Barberini

A Galleria Barberini é parte do Museu Nacional Romano. Nela fica a coleção da família Barberini, que se enriqueceu quando um de seus membros foi feito o papa Urbano VII. A sua família se apropriou de vários monumentos romanos, inclusive retirando partes de prédios para a construção de seus palácios, levando a população de Roma a criar um ditado – o que não fizeram nem os bárbaros, fizeram os Barberini.

Leia mais: Visitando a Galleria Doria Pamphilj e a Galleria Barberini

Uma das pinturas mais influentes de Caravaggio foi Judith decapitando Holofernes, que teve grande efeito sobre os seus contemporâneos. O próprio Caravaggio foi influenciado por ter assistido a execução de Beatrice Cenci, uma nobre romana condenada depois de ter matado o pai abusivo. Ela depois se tornou um símbolo da nobreza arrogante. O retrato dela feito por Guido Reni também está na Galleria Barberini.

Onde ver Caravaggio em Roma galleria barberini judith decapitando holofernes

Um dos poucos quadros de Caravaggio mostrando a antiguidade clássica é o Narciso, que nas Metamorfoses de Ovídio se apaixona com o próprio reflexo.

Onde ver Caravaggio em Roma galleria barberini narciso

Finalmente, tem o São Francisco em oração.

Onde ver Caravaggio em Roma galleria barberini sao francisco

Galleria Doria Pamphilj

A Galleria Doria Pamphilj ainda é o palácio de uma família principesca romana, que se tornou ainda mais influente quando um dos seus se tornou o papa Inocente X (e a pintura mais famosa da coleção é um retrato dele feito por Velásquez). Hoje também está aberto ao público, e também tem alguns Caravaggios que valem muito a pena.

Leia Mais: Visitando a Galleria Doria Pamphilj e a Galleria Barberini

O Descanso na Fuga para o Egito é outro exemplo de um tema comum na pintura com uma composição diferente, já que Caravaggio coloca um anjo tocando para José e Maria.

Onde ver Caravaggio em Roma galleria doria pamphilj descanso na fuga para o egito

Outra pintura na galeria, a Maria Madalena arrependida, é conhecida pelo fato de que Caravaggio usou como modelo a mesma mulher retratada como Maria no quadro anterior. Ele é bem diferente por mostrar Madalena com roupas da época do próprio Caravaggio, e sem a sensualidade que pintores geralmente gostavam de colocar nessa cena.

Onde ver Caravaggio em Roma galleria doria pamphilj madalena arrependida

Como eu disse, existem várias pinturas de São João Batista feitas por Caravaggio em Roma. Essa é chamada de Jovem São João Batista, Ela provavelmente é uma cópia feita pelo próprio artista de uma das suas pinturas mais populares, que hoje está nos Musei Capitolini, e que é reconhecida como um retrato de seu aprendiz Cecco del Caravaggio.

Onde ver Caravaggio em Roma galleria doria pamphilj jovem sao joao batista

San Luigi dei Francesi

A igreja de San Luigi dei Francesi, desenhada por Giacomo della Porta, tem como um de seus maiores tesouros em ciclo de pinturas feitas por Caravaggio retratando a vida de São Matheus. São três: O Chamado de São Matheus, O Martírio de São Matheus, e São Matheus e o Anjo.

Onde ver Caravaggio em Roma igreja san luigi dei francesi o chamado de sao matheus

Onde ver Caravaggio em Roma igreja san luigi dei francesi o martirio de sao matheus

Onde ver Caravaggio em Roma igreja san luigi dei francesi sao matheus e o anjo

Musei Capitolini

Outros quadros ficam nos Museus Capitolini, três grandes palácios com obras que cercam uma praça projetada por Michelangelo. Aliás, mesmo se você não tiver vontade de entrar no museu, vale a pena subir as escadas para ver a praça.

O Jovem São João Batista é uma das pinturas mais populares do artista, um retrato de Cecco del Caravaggio. Uma cópia feito pelo próprio pintor apareceu acima, e está no Museu Doria Pamphilj.

Onde ver Caravaggio em Roma musei capitolini jovem sao joao batista

Eles têm ainda mais um Caravaggio, A Adivinha. Outro quadro com o mesmo tema da mulher que lê a sorte de um jovem está hoje no Louvre.

Onde ver Caravaggio em Roma musei capitolini adivinha

Sant’Agostino

Outra igreja de Roma, essa é conhecida por ter a tumba de Monica, a mãe de Santo Agostinho, que depois foi feita Santa por nunca ter desistido dele.

O quadro de Caravaggio nessa igreja é a Madonna del Loreto, que como outras pinturas da lista foi motivo de polêmica pelo seu realismo. Maria parece uma mulher comum, descalça e vivendo em uma casa meio caindo aos pedaços, como é comum nas obras de Caravaggio.

Onde ver Caravaggio em Roma igreja de sant'agostino madonna del loretto

Pinacoteca do Vaticano

Eu já contei que não curti muito minha visita aos Museus do Vaticano. Na verdade, curti bem pouco a parte lotada de gente-percurso único que leva até a Capela Sistina, mas gostei muito dos museus depois, que foram mais fáceis de visitar. Na Pinacoteca, dá para ver O Sepultamento, um dos quadros mais copiados de Caravaggio. Entre os artistas que fizeram versões dele para estudar temos Rubens, Fragonard e Cézanne, entre outros. A pintura estava originalmente no Oratorio di San Filippo Neri, mas foi levada para Paris por Napoleão, quando ele invadiu Roma, e depois transferida para a coleção do Vaticano.

Onde ver Caravaggio em Roma pinacoteca do vaticano sepultamento

Galleria Corsini

A Galleria Corsini é parte do Museu Nacional Romano. Hoje ele hospeda a Galleria Corsini e a Accademia dei Lincei, e é cercado pelos jardins do Orto Botanico dell’Università di Roma.

O quadro de Caravaggio na coleção é o quarto São João Batista da lista, também conhecido como São João Batista na Natureza Selvagem. Ele também é polêmico por ser pouco idealizado – ele tem as mãos queimadas como quem trabalha, como o modelo provavelmente tinha.

Onde ver Caravaggio em Roma galleria corsini são joão batista

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

1 comentário

Deixe uma resposta