Um concerto surpresa no apartamento de Chaliapin em Petersburgo

Eu devia ter checado online antes de ir para o apartamento de um cantor de ópera. A essa altura eu já tinha visitado a casa do compositor Rimski-Korsakov, e eu sabia que os apartamentos das pessoas da área são conhecidos por sempre terem concertos. Mas eu esqueci e fiz uma visita espontânea para o apartamento do Chaliapin, então quando eu cheguei lá e me perguntaram “você está aqui para o concerto?”, a minha resposta foi “que concerto?”. Era um concerto de música clássica, mas que já estava esgotado. Pelo menos eu ainda podia visitar o museu normalmente.

Sala de jantar apartamento de Chaliapin

Chaliapin foi um dos cantores de ópera mais populares da história da Rússia, e oitenta anos depois de sua morte, ele ainda é um ícone cultural. Ele era um autodidata de origem camponesa, mas que era conhecido pela voz e pelo carisma, e que se tornou imensamente popular na Rússia tsarista. Tem gente que dá a ele o crédito de iniciar uma tradição de atuar mais naturalmente na ópera. Ele ficou conhecido pessoalmente pela ópera Boris Godunov, de Mussorgski, em que ele interpretava o personagem pessoal, tsar da Rússia durante . Ele também era popular fora do país: quando ele passou uma estação no La Scala em Milão, Arturo Toscanini disse que ele era o cantor mais talentoso que ele já viu.

482px-Sergei_Prokudin-Gorskii_-_Feodor_Chaliapin_as_Boris_Godunov_cr
Chaliapin interpretando Boris Godunov, em pintura de Serguei Prokudin

Depois da Revolução, ele decidiu se exilar da Rússia permanentemente. Seu apartamento foi preservado por alguns anos, depois transformado em apartamento comunal e dividido entre seus secretários e funcionários domésticos. Foram eles que preservaram muitos dos seus objetos e que, anos depois, quando alguém decidiu construir um museu, ainda se lembravam de como a casa era decorada. Além de ver os objetos pessoais, podemos ouvir as gravações mais famosas de suas obras, que ficam espalhadas pelo apartamento.

Apartamento de Chaliapin com o retrato de Boris Kustodiev
Sala de música, com outro quadro famoso representando Chaliapin

Eu estava vendo a sala de jantar quando uma das funcionárias chegou perto de mim e perguntou se eu ainda queria ver o concerto. Eu disse que claro e ela me disse para desligar o celular e segui-la. Ela colocou mais uma cadeira na sala, e foi assim que acabei vendo o concerto mesmo esgotado e sem pagar. Foi um concerto de uma hora com árias de óperas famosas com cantores que estavam em Petersburgo para o Estrelas das Noites Brancas, o grande festival de arte que acontece durante a primavera. Obediente que sou, não tirei fotos, mas vou colocar um vídeo do Chaliapin mesmo cantando, para quem se interessou depois de ouvir a história.

Então recomendo os concertos no apartamento de Chaliapin, mas recomendo que você não dependa da caridade de estranhos e olhe a programação antes. É só clicar aqui para ver as informações em inglês, e o site também inclui informações sobre concertos no apartamento de Rimski Korsakov, no Museu Samoilov, no Museu do Teatro e da Música e no Museu Sheremetev, que eu visitei durante a Noite dos Museus de São Petersburgo.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Rússia:

Deixe uma resposta