As Sete Irmãs – os arranha céus de Stalin em Moscou

Durante a época soviética, Stalin tinha planos de reconstruir Moscou. Seu plano mais ambicioso era o Palácio dos Sovietes. A Catedral de Cristo, o Salvador, foi demolida para dar lugar ao prédio, que teria 415 metros e uma estátua gigantesca de Lênin no topo. A construção começou em 1937, mas os planos foram adiados por causa da Segunda Guerra, e depois abandonados. O lugar acabou virando outro superlativo, a maior piscina de água quente do mundo, e hoje é ainda outro, a Catedral reconstruída, que hoje é a maior da ortodoxia. O Palácio dos Sovietes nunca foi construído, mas Stalin construiu com os materiais reservados para ele sete arranha-céus que ficaram conhecidos como As Sete Irmãs.

palacio dos sovietes planejado moscou comunismo
Os planos para o Palácio dos Sovietes, crédito: wiki commons
moskva pool maior piscina aquecida igreja salvador moscou
Piscina Moskva, créditos wiki commons
igreja cristo salvador moscou reconstruída pussy riot
A igreja hoje

Eles são sete prédios em estilo Stalinista espalhados por Moscou, todos construídos por prisioneiros dos gulags. Em russo, geralmente eles são chamados de vysotky, altos, mas também tem outros apelidos, como os bolos de noiva de Stalin. Eu fui visitá-los em Moscou, e consegui até entrar em um deles, então aqui está a lista.

A Universidade de Moscou

Sete irmãs arranha ceus moscou stalin universidade lomonossov

Sete irmãs arranha ceus moscou stalin universidade lomonossov 2

O prédio principal da Universidade de Moscou é o mais alto das Sete Irmãs. Aliás, ele foi por anos o prédio mais alto da Europa, construída nos anos 40 por prisioneiros de guerra alemães.

Ele abriga o prédio de matemática, mecânica, geologia, geografia e teatro, com uma sala de concertos, um teatro, um museu, serviços administrativos, uma piscina, um departamento de polícia, um correio, cantinas e parte dos alojamentos para os estudantes de matemática. Eu resolvi ir para a Universidade como parte de um Free Walking Tour organizado pelos estudantes, e minha guia foi a Nástia, uma estudante de matemática que ia morar nesses alojamentos no ano seguinte. Ela não estava nada empolgada, porque disse que eles são gelados durante o inverno. Por outro lado, todos os alojamentos para estudantes são gratuitos, e a maioria deles recebe algo do governo para se manter em Moscou durante os estudos. Em uma das cidades mais caras do mundo para alugar um apartamento, isso garante que eles consigam estudar. Ela contou muito sobre como é estudar na universidade, e depois nos levou para a Colina dos Pardais para aproveitar a vista de Moscou. Foi uma boa oportunidade para conhecer mais sobre a vida em Moscou por outra perspectiva, a de quem está estudando lá.

Hotel Radisson (Hotel Ucrânia)

Sete irmãs arranha ceus moscou stalin hotel ucrania radisson

O Hotel Radisson ainda é o mais alto da Europa. Quando ele foi construído, também era um dos mais luxuosos da época, com mais de 800 funcionários, um jardim de inverno com uma fonte e aquecimento central.

A paranóia da Guerra Fria criou histórias diferentes sobre ele, como de que a cúpula poderia se abrir e revelar um lança-foguetes escondido em plena vista.

Hoje ele fica do lado de um dos parques mais novos e interessantes de Moscou, o Zaradye, e por isso é fácil de ver, pelo menos de fora.

Ministério dos Assuntos Estrangeiros

Sete irmãs arranha ceus moscou stalin ministerio assuntos estrangeiros

Esse prédio também manteve sua função original, como o Ministério dos Assuntos Estrangeiros. Como ele ainda é um prédio do governo, não dá para visitar, mas ele é bem visível para turistas, já que fica perto da rua Arbat, uma das ruas mais turísticas de Moscou (e que hoje é na verdade uma armadilha para turistas).

Prédio de Apartamentos Kudrinskaya

Sete irmãs arranha ceus moscou stalin predio apartamentos kudrinskaia

O Kudrinskaya foi construído como lar para as elites de Moscou, como políticos, astronautas e pilotos. Hoje ele é bem eclético, com uma mistura de milionários e classe média, com alguns apartamentos de luxo e outros completamente degradados. Ele também é um dos mais fáceis de entrar: alguns apartamentos estão disponíveis para aluguel de curta temporada.

Prédio de Apartamentos Kotelnicheskaya

Sete irmãs arranha ceus moscou stalin predio apartamentos kotelnichskaya

Esse era outro prédio de apartamentos de luxo, com padarias, lavanderias, correios e um cinema lá dentro. Ele foi o lar de muitas celebridades da época, mas depois da Segunda Guerra muitos dos apartamentos foram convertidos em komunnalkas, apartamentos comunais.

Entre os inquilinos mais famosos, está a bailarina Galina Ulanova. Hoje, o apartamento dela é um museu, que é bem interessante para ver a vida na época – e uma das Sete Irmãs por dentro. A minha visita foi muito rápida porque já estava quase na hora do museu fechar, e confesso que foquei mais no prédio do que no museu, mas foi uma boa oportunidade pra isso.

Prédio do Portão Vermelho e Hotel Hilton na Leningradskaya

Sete irmãs arranha ceus moscou stalin predio portão vermelho e hotel hilton leningradskaya

Esses dois eu só vi da estação, quase na hora de partir de Moscou.

Um deles hoje é o Ministério da Construção e da Indústria Pesada. Ele é mais conhecido pelo fato de que as fundações eram frágeis, e eles tiveram que congelar o solo com crioteconologia durante a construção.

O outro é o segundo hotel na lista, originalmente conhecido como Leningradskaya por ser em frente à estação de onde os trens partem para Petersburgo (na época Leningrado). A maioria do prédio foi bem preservada depois que o museu foi comprado pelo grupo Hilton, com a exceção o bunker nuclear, que foi transformado em uma piscina.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Rússia:

1 comentário

Deixe uma resposta