Livros e Filmes para entrar no clima de uma viagem para o Marrocos

Livros e filmes são frequentemente a primeira inspiração que me dá vontade de visitar um país. De qualquer jeito, quando começo a fazer planos, pesquiso mais para entrar no clima, para aprender um pouco mais e ter contexto quando visito cidades ou para enriquecer minha experiência de outros jeitos. Esses são alguns que eu pesquisei para o Marrocos e achei que valia a pena mencionar.

A Criança de Areia – Tahar Ben Jelloun

Tahar Ben Jelloun é um dos autores mais amados do Marrocos. Eu só o li quando estava lá, já que meu albergue em Tangier tinha uma cópia de A Criança de Areia, mas já tinha ouvido falar muito dele, e logo entendi o motivo. O romance conta a história de um pai que decide criar a oitava filha como um menino, a fim de evitar as conseqüências da lei de herança da sharia para quem não tem herdeiros. Mohammed Ahmed cresce com os privilégios de ser homem nessa cultura, tratando as irmãs como se valessem menos. O modo como o autor explora sua identidade confusa, por meio de contadores de história que debatem qual foi o destino de Ahmed, é brilhante.

The Arch and the Butterfly

The Arch and the Butterfly – Mohammed Achaari

Prestes a sair para o trabalho um dia, Youssef al-Firsiwi descobre que seu único filho, Yacine, que ele achava que estava estudando engenharia em Paris, foi morto lutando com um grupo fundamentalista islâmico no Afeganistão. Youssef passou tempo na prisão quando era jovem por seu envolvimento com o partido socialista, e não entende como pode ter criado um filho fundamentalista. A notícia abala sua noção de si mesmo e seu senso de olfato, e o romance o acompanha enquanto ele tenta se recuperar o abalo. O romance fala muito da radicalização, mas também da corrupção no Marrocos e da gentrificação em Marrakech, e foi minha escolha para o projeto Volta ao Mundo em Livros, e meu review já foi publicado aqui no blog.

volta mundo filmes cavalos deus marrocos marroquino

Os Cavalos de Deus – Nabil Ayouch

Os Cavalos de Deus é um livro pesado, que fala de pobreza, violência e radicalização. Ele conta a história de dois irmãos que crescem em uma favela ao redor de Casablanca, e que encontram na versão mais rigorosa do Islam um substituto do estado que falhou. É uma versão ficcionalizada dos atentados em Casablanca em 2006. Ele foi minha escolha para a Volta ao Mundo em Filmes, e meu review já foi publicado aqui no blog.

hideous kinky filmes ver viagem marrocos.jpg

Hideous Kinky – Esther Freud

Esse romance, também transformado em um filme com Kate Winslet, é baseado na vida da escritora, filha do pintor Lucien Freud e neta de Sigmund Freud. Ele conta a história de uma mãe que parte com as duas filhas pequenas para o Marrocos nos anos 60, em busca de maior liberdade. Ele é contado pela perspectiva da filha mais nova, Bea, e ótimo pelas cenas em Marrakech e no sul e pela atmosfera anos 60.

The Spider’s House – Paul Bowles

A figura do romancista americano Paul Bowles está indissociavelmente ligada com a imagem de Tangier, cidade onde ele viveu a maior parte da vida e que aparece em grande parte da sua obra. Esse é um de seus poucos romances históricos, narrando os caminhos que se cruzam de um expatriado americano e um adolescente marroquino na Fez dos anos 50, em meio a uma insurreição nacionalista.

ceu nos protege filmes ver viagem marrocos

O Céu que nos Protege – Bertolucci

Esse filme de Bertolucci também é inspirado por um livro de Paul Bowles, e na verdade se passa na Argélia, mas foi filmado no Marrocos, e também é bom para entrar em contato com essa reputação do país como polo cinematográfico. Ait-Ben-Haddou, um dos lugares usados, aparece em dúzias de filmes e séries, como a terceira temporada de Game of Thrones. Ouarzazate, lá perto, tem tantos estúdios que ganhou o apelido de Ouallywood. O filme conta a história de um casal que viaja pelo Norte da África com a esperança de trazer algo de novo para seu casamento, mas que arrogantemente ignora as ameaças em seu redor.

Secret Son – Leila Lalami

Conta a história de um adolescente crescendo nas favelas de Casablanca, que descobre que seu pai, que ele pensava estar morto, está vivendo no luxo na parte rica da cidade. Ele consegue experimentar essa vida, antes de ter que voltar para a favela, onde grupos fundamentalistas começam a explorar a frustração e o ressentimento dos jovens.

casablanca filmes ver viagem marrocos

Casablanca – Michael Curtiz

Um dos maiores clássicos do cinema mundial, Casablanca conta a história de um expatriado americano, Rick, que se vê na posição de escolher entre ajudar um refugiado tcheco ou lutar pela sua esposa, com a qual Rick tem uma história. É uma história ótima do Marrocos ainda colônia durante a segunda guerra, e boa sorte tentando não citá-lo a cada dez minutos.

“De todos os bares de gin de todas as cidades de todo o mundo, ela entra no meu”.

“Prenda os suspeitos de sempre”

“Acho que esse é o início de uma bela amizade”

O Homem que Sabia Demais – Hitchcock

Uma família está viajando pelo Marrocos quando se vêem envolvidos em uma trama de espionagem. O filme é um remake de outra versão feita nos anos 30 pelo próprio Hitchcock.

O Pão Nu – Mohamed Choukri

A família de Mohamed sai do Rif e vai a Tangier para evitar a fome, mas tem que lidar com seu pai abusivo. Mohamed descobre lá o sexo e as drogas, e se vê no meio da violência das insurreições de 1952. O livro só foi publicado em árabe em 1982, três décadas depois da edição em francês, por causa das cenas de sexo explícitas.

mil meses filmes ver viagem marrocos

Mil Meses, Faouzi Bensaïdi

Escolhido para a sessão Un Certain Regard no Festival de Cannes, esse filme conta a história de um homem preso por participar de manifestações políticas no Ramadan de 1981. Amina, sua esposa, leva o filho dos dois para a aldeia isolada onde o sogro vive, e onde ela tenta manter o que aconteceu um segredo do filho, e fazê-lo acreditar que o pai está na França a trabalho.

A House in Fez – Suzanna Clark

A autora se apaixonou com a idéia de comprar um Riad em Fez, e conta sobre como foi viver na cidade e renovar um riad arruinado. Tem a fama de ser leve e divertido, uma boa leitura introdutória para o Marrocos.

Lawrence arabia avião

Lawrence of Arabia, de David Lean

Um épico histórico baseado na vida de um tenente britânico, o Lawrence of Arabia é outro filme estrangeiro da lista, mas a tentação é grande quando tanta gente quer usar as paisagens incríveis do Marrocos, e acabam com algumas das fotografias mais bonitas da história do cinema.

Dreams of Trespass – Fatima Mernissa

A história ficcional de uma menina crescendo em um harém em Fez nos anos 40 e 50, durante a época do protetorado francês. Toca em vários temas de nacionalismo, feminismo, e tradição versus modernidade.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre o Marrocos:

3 comentários

Deixe uma resposta