Como fazer os day-trips mais populares de Marrakech por conta própria

Marrakech tem vários day-trips populares, e por isso é difícil entrar em um albergue ou passear na praça Djema-el-Fna sem receber ofertas de pacotes. Mas enquanto eles podem ser convenientes, eles também são caros e as pessoas no meu albergue tiveram muitos problemas com eles. As canadenses que foram para Ouzoud saíram da van e imediatamente encontraram um guia que falou que os serviços dele eram parte do pacote, mas no final do dia falou que não eram, e bloqueou a porta da van e disse que quem não pagasse a mais não ia voltar para Marrakech (o albergue disse que elas deviam saber que teriam que pagar mais pelo guia). Outras pessoas reclamaram que quase todos os albergues fazem os mesmos tours, então você fica uma hora esperando que eles redistribuam as pessoas em vans diferentes, e a vantagem que você ganharia em ter um transporte direto se perde. Ou que eles sempre param em lojas e restaurantes no meio do nada para que você seja pressionado a comprar algo lá, geralmente cooperativas de mulheres vendendo óleo de argan ou tapetes.

Então essas são algumas idéias para fazer esses tours por conta própria.

Essaouira

Day trip marrakech essaouira conta própria

Essaouira é um dos day-trips mais populares de Marrakech, em parte porque é seu oposto, uma cidade tranquila e relaxada na praia. Também é um dos lugares mais fáceis de se chegar por conta própria, já que a cidade é bem conectada com Marrakech. No entanto,  é um day-trip cansativo, já que são três-quatro horas para cada lado, e eu recomendo passar uma noite em Essaouira.

A primeira forma de chegar lá é por transporte público. Existem companhias locais baratíssimas, mas que param muito no caminho, então recomendo pegar os ônibus da CTM ou da Supratours. O passeio deve custar cerca de 80 dirhams em cada direção, e cada bagagem levada custa mais 5 dirhams.

A segunda forma é por Grand Taxi, os táxis compartilhados que são muito usados por marroquinos. Eles geralmente são vans, e é uma alternativa confortável, mas o motorista só sai quando todos os assentos são preenchidos, então pode demorar um pouco. O preço normal é cerca de 80 dirhams em cada direção.

Ouzoud

cachoeiras ouzoud wiki commons
Créditos: wiki commons

As cachoeiras de Ouzoud são um dos day-trips mais famosos da cidade, uma trilha que os visitantes percorrem para ver a cachoeira. Eles são bem sinalizados e não é necessário ter um guia.

As cachoeiras de Ouzoud ficam perto da vila de Tanaghmeilt, na província de Azilal. A melhor solução é pegar um ônibus para Azilal ou Beni Mellal, e de lá pegar um Grand Taxi ou mesmo um taxi privado. São cerca de três horas em cada direção, então é um daytrip pesado, e para quem não quer enfrentar a distância, pode valer a pena ir nas cachoeiras de Ourika, mas próximas.

Ourika

As cachoeiras podem ter uma fama de serem menos espetaculares do que Ouzoud, mas são sete, em uma trilha agradável e bem sinalizada, e bem mais perto de Marrakech. A jornada também tem a fama de ser bonita, passando pelo vale de Ourika.

As cachoeiras são próximas à cidade de Setti Fatima, e a solução mais fácil é pegar um Grand Taxi para lá.

Ouarzazate e Ait Ben Haddou

Esse não é fácil de fazer por conta própria, já que Ouarzazate fica a cinco horas de Marrakech, mas com os tours geralmente você tem vinte minutos em cada lugar antes de ser levado a uma loja e um restaurante caros, então com o tour também não é exatamente factível.

A melhor alternativa é pegar um ônibus para Ouarzazate por conta própria e passar uma noite lá. Eu peguei um ônibus da Supratours e fiquei no Cinema Riad antes de continuar a viagem para Merzouga em um tour de três dias para o deserto. De lá, também é muito fácil voltar para Marrakech ou voltar para Fez.

No segundo dia, peguei um Grand Táxi, uma mini-van compartilhada para Ait Ben Haddou. O caminho foi bem lento, já que eles pararam vinte vezes para pegar todo mundo no caminho até todas as cadeiras de plástico no meio da van estarem cheias. Mas foi uma experiência, e por isso mesmo valeu a pena passar um tempo maior lá.

Monte Toubkal

Toubkal é a estação de ski mais popular do Marrocos, e é perto o bastante de Marrakech que dá para ir pelo dia. Tanto no inverno quanto no verão, é um lugar popular para quem gosta de fazer trilhas. Dá até para escalar o Toubkal, a maior montanha do norte da África, mas essa precisa de dois dias. Para fazer as trilhas menores, o melhor modo é pegar um ônibus para Asni e depois um Grand Taxi para Imlil.

Agafay – experiencia com camelos

Se você não tem tempo de ir até Merzouga, as dunas icônicas do Saara, vale a pena fazer a pequena viagem até Agafay, uma área rochosa a apenas 40 quilômetros de Marrakech. Eles não tem dunas de areia, mas tem os Montes Atlas no fundo e geralmente tem como experimentar andar em um camelo.

Aparentemente existem Grand Taxis saindo da rodoviária, como com os outros destinos, mas confesso que não conheci ninguém que foi por conta própria nem consegui encontrar informações sobre eles. Se você foi sozinha, conta para a gente nos comentários.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre o Marrocos:

1 comentário

Deixe uma resposta