Palácio Menshikov – como um dos prédios do Hermitage é mais conhecido pelas histórias infames

Um dos palácios injustamente pouco visitados do Hermitage é o Menshikov, na ilha Vassilievski. O Palácio Menshikov foi o primeiro prédio de pedra construído em São Petersburgo, seguindo os gostos grandiosos de Aleksandr Menshikov, um amigo próximo de Pedro, o Grande e primeiro governador da cidade. A lenda diz que Menshikov vendia tortas nas ruas de Moscou quando era criança. Provavelmente não é verdade e ele era da pequena nobreza, mas, de qualquer forma, ele teve uma ascensão meteórica até se tornar o segundo homem mais poderoso da Rússia. Dizem que Pedro I se apegou a ele por causa do seu talento para intrigas e para organização.

Petersburgo Hermitage Palacio Menshikov

Petersburgo Hermitage Palacio Menshikov pedro grande
Pedro, o Grande, tinha orgulho de saber vários ofícios, e suas máquinas estão espalhadas pelos palácios

No Palácio Menshikov, os dois recebiam embaixadores estrangeiros, mas também faziam competições de bebida. Pedro ficava muito ofendido quando alguém saía cedo e era conhecido pela ira, então muitas vezes os embaixadores exaustos acabavam dormindo no chão, e o tsar e o príncipe urinavam em cima deles. O evento mais famoso da história do palácio foi quando Pedro organizou um casamento em massa de pessoas com nanismo. Ele era obcecado com anões, e frequentemente suas festas acabavam com um anão nu pulando de dentro de uma torta. Durante as festividades do casamento da sua sobrinha Anna, que ocupavam toda a corte, ele organizou uma paródia, casando Iakov Volkov, o anão da corte, e ele ordenou que todos os anões de Moscou fossem presos e levados para Petersburgo para participar. O casamento foi festejado na Catedral de Pedro e Paulo, onde o próprio tsar segurava uma coroa em cima da cabeça da noiva. A festa depois foi para o Palácio Menshikov, onde os anões foram estimulados a beber e a começar brigas para o divertimento da corte. As vezes a história parece uma piada de mal gosto.

Petersburgo Hermitage Palacio Menshikov salas azulejos

A relação entre os Pedro e Menshikov não foi fácil: o governador sempre era acusado de corrupção, e Pedro se enraiveceu mais de uma vez. Menshikov foi protegido pela tsarina Catarina, e, quando Pedro morreu, organizou um golpe de estado e a colocou no poder como Catarina I. Ela tinha uma origem camponesa e tinha trabalhado para o próprio Menshikov. Na época da morte de Pedro, Menshikov quis continuar a aliança, e a reconheceu como a única pessoa capaz de continuar o projeto de São Petersburgo.  Quando Catarina morreu, dois anos depois, ele colocou no poder o neto de Pedro, Pedro II, e planejava casar a sua filha com ele para cimentar sua posição. Mas a nobreza antiga se uniu contra ele o baniu para a Sibéria, onde ele morreu vários anos depois.

Petersburgo Hermitage Palacio Menshikov quarto de azulejos

O Palácio de Menshikov era o mais luxuoso da cidade na época. Dá para comparar com os palácios de Pedro I que ainda existem, o Palácio de Verão nos Jardins de verão, o pequeno Palácio de inverno, quase enterrado pelo Palácio de Inverno posterior, ou a Casinha de madeira na ilha Petrogradski.

O Palácio tem paredes de azulejos holandeses, com a intenção de diminuir a umidade dos quartos para não piorar a tuberculose do príncipe. Outros quartos são cobertos de seda chinesa, e foram trazidos para o palácio posteriormente.

Petersburgo Hermitage Palacio Menshikov salas decoradas seda chinesa

Depois da queda dos Menshikov, o Palácio foi transformado em uma escola para cadetes, e algumas salas ainda estão preservadas em como eram naquela época. Depois da Revolução, ele foi transformado em Museu, e se tornou parte do Hermitage.

Petersburgo Hermitage Palacio Menshikov sala

Essas são algumas idéias para visitar os Estados Gerais. Não perca nossos outros posts sobre o Hermitage:

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Rússia:

3 comentários

Deixe uma resposta