Moskovsky – o distrito Stalinista de Petersburgo

Desde que Petersburgo foi construída por Pedro I, a cidade sempre foi comparada com Moscou. Diziam que Petersburgo era o iluminismo, enquanto Moscou era a tradição, que Petersburgo era a janela para a Europa, enquanto Moscou era as tradições do povo russo, que Moscou era sagrada, a Terceira Roma, e Petersburgo era secular, segundo os detratores, até mesmo atéia. Durante o início do século XX, Petersburgo ficou conhecida como a cidade das três Revoluções (1905, a de fevereiro e a bolchevique de outubro).

Stalin preferia Moscou, e sob ele Petersburgo passou um longo período com pouquíssimos recursos para preservar o centro histórico. Ele pretendia virar a cidade, fazendo com que a Avenida Moskovski fosse seu novo centro e relegando a cidade antiga a virar uma periferia. E foi por isso que ele investiu em enormes construções em estilo Stalinista para essa área da cidade, que hoje a gente pode visitar e ver o contraste enorme com o resto da cidade.

Petersburgo bairro sovietico moskovski 2

O centro do bairro stalinista é a Casa dos Sovietes (Дом Советов), um arranha-céu stalinista construído na década de 30. Ele foi planejado para ser um prédio administrativo, mas pouco depois que ele ficou pronto, começou o cerco de Petersburgo, em que os nazistas passaram mais de 900 dias sitiando a cidade. Depois, ele virou um instituto de pesquisa militar. Hoje, o prédio aluga escritórios.

Petersburgo casa dos sovietes bairro sovietico moskovski

Alguns quarteirões ao sul fica o Monumento dos Defensores Heróicos de Leningrado, dedicado à história do cerco. O monumento é feito na forma de um anel quebrado, mostrando que os nazistas não conseguiram sitiar a cidade por todos os lados, e pelo lago Ladoga chegavam mantimentos. A cidade resistiu por mais de 900 dias apesar da fome e do frio, e hoje um museu fica lá para comemorar a sua defesa. Como eu já tinha ido ao Museu do Cerco, não fui nesse, mas ouvi falar que ele é iluminado com 900 lâmpadas de bronze, em homenagem aos 900 dias, e se ouve sempre o som de um metrônomo, a única coisa que tocava sempre no rádio, e que ganhou um valor simbólico para as pessoas de Leningrado, como um coração da cidade que ainda batia.

Petersburgo Monumento defensores Leningrado

Petersburgo monumento defensores leningrado

monumento aos defensores heroicos leningrado petersburgo segunda guerra

Também na avenida Moskovski fica o Parque da Vitória. Nesse lugar, durante a segunda guerra, ficava uma fábrica de tijolos, que foi transformada em crematório por causa da quantidade de mortos do cerco. Hoje é um dos maiores parques da cidade, com laguinhos onde se pode alugar barcos no verão ou patinar no inverno e mini-golf.

Petersburgo bairro sovietico moskovski parque pobeda vitoria

O início da era ainda é marcado pelo Portão Moskovski.

Petersburgo bairro sovietico moskovski porta Moscou

Essa região é onde moravam as elites do partido, cientistas e artistas, e ainda a maioria dos apartamentos na área são de luxo.

Petersburgo bairro sovietico moskovski 4

Petersburgo bairro sovietico moskovski 3

Petersburgo bairro sovietico moskovski

Se você cansou do estilo comunista, um lugar imperdível para visitar em Moskovski é Chesme, uma igreja construída por Catarina, a Grande. Na época, a Rússia estava em guerra com a Turquia, e a tsarina recebeu a notícia de uma grande vitória na Baía de Chesme quando ela estava a caminho de Tsarkoye Selo. Ela ordenou que a carruagem parasse imediatamente, e que naquele lugar fosse construída uma igreja memorial, em estilo neogótico (embora hoje pareça um pouco estilo Wes Anderson, para falar a verdade). Ela era bem isolada, e geralmente era onde as carruagens paravam para que os nobres pudessem descansar um pouco a caminho de Tsarkoye Selo. Alguns séculos depois, ela se viu cercada pelos prédios stalinistas.

Petersburgo igreja Chesme bairro moskovski
Accidentally Wes Anderson

Várias estações de metrô e ônibus servem o bairro de Moskovski, inclusive Moskovskaia (mais perto da Casa dos Sovietes, do Monumento e de Chesme) e Park Pobedy (Parque da Vitória). O passeio de ônibus é legal porque dá para ver bem como a arquitetura do século XVIII dá lugar aos prédios comunistas. O bairro também é onde dá para pegar ônibus para ir para Tsarkoye Selo ou para o aeroporto.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Rússia:

1 comentário

  1. Pingback:
    Um itinerário pela Petersburgo da Revolução Russa – as distâncias

Deixe uma resposta