Centros culturais modernos em Petersburgo: Loft Etagi e Pushkinskaia-10

Se você passar uns dias em Petersburgo, fica fácil achar que a cidade é toda palácios barrocos. Ela tem bem mais que isso, mas você não vê isso a primeira vista. Tem um bairro todo em estilo stalinista ao sul, tem o Erarta, um museu de arte contemporânea incrível, tem pátios espalhados pela cidade com galerias modernas. Hoje eu vou falar de dois lugares assim bem no centro da cidade: o Loft Etagi e o Pushkinskaya 10.

Loft Etagi

Petersburgo fabrica ocupada Loft Etagi

O Loft Etagi começou como uma ocupação da fábrica de pão Smolninski em 2007. A idéia já me lembrou algo que eu tinha visto muito em Moscou, onde visitei várias fábricas que foram abandonadas com o fim do período soviético e se tornaram centros culturais.

Petersburgo fabrica ocupada Loft Etagi conteineres

O Etagi tem galerias de arte, restaurantes, cafés e lojinhas alternativas, inclusive a primeira “cidade de contêineres” em Petersburgo.

Petersburgo fabrica ocupada Loft Etagi café quarto vere

Mas o mais famoso é provavelmente o telhado. Os telhados de Petersburgo são uma das grandes atrações da cidade, inclusive com tours levando turistas para os mais fotogênicos da cidade. No Etagi, dá para ver as vistas sem necessidades de grandes emoções. Eles também costumam vender sangria e vinho quente, e frequentemente tem concertos ao ar livre e graminha falsa para quem quer deitar, ler um livro ou tomar sol.

Petersburgo fabrica ocupada Loft Etagi terraço grama

Pushkinskaia 10 e o Museu de Arte Não Conformista

Pushkinskaia 10 era um prédio de apartamentos normal, cujo endereço agora é legendário (mas a entrada pública agora é na avenida Ligovski). Os moradores ainda são principalmente artistas, que expõe a sua arte nos apartamentos e corredores do complexo. Essa idéia começou na época soviética, quando os artistas que não conseguiam entrar no circuito oficial exibiam seus trabalhos nos seus apartamentos.

Petersburgo Pushkinskaia 10 arte não conformista

Hoje você compra uma entrada na porta para o que ficou conhecido como Museu de Arte Não Conformista, recebe um mapinha e fica livre para andar por lá. São seis galerias e muitas instalações em corredores e apartamentos.

Petersburgo Pushkinskaia 10 arte não conformista homenagem ao pussy riot

Petersburgo Pushkinskaia 10 arte não conformista instalações de arte 3

Petersburgo Pushkinskaia 10 arte não conformista instalações de arte 4

Petersburgo Pushkinskaia 10 arte não conformista instalações de arte 2

Petersburgo Pushkinskaia 10 arte não conformista instalações de arte 1

Hoje ele tem vários estúdios e galerias, além de casas de concerto famosas na cidade, como a Fish Fabrique e Fabrique Nouvelle.

Todos os dois ficam na avenida Ligovsky, bem no centro da cidade. O Pushkinskaia 10 fica quase em frente à estação Moskovsky, enquanto o Loft Etagi é um pouco adiante na avenida.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Rússia:

2 comentários

Deixe uma resposta