7 motivos para visitar o parque de Kolomenskoye, em Moscou

Uma das minhas melhores surpresas em Moscou foi ver o tanto que a cidade é verde. Eu imaginava uma cidade cinza, toda estilo stalinista. Mas Moscou tem muitos parques incríveis e que estão sempre cheios de gente praticando esportes, fazendo piqueniques, ou só andando por aí parecendo estilosos, por motivos que não ficaram claros para mim. Um dos mais interessantes é Kolomenskoye, que é um parque tão cheio de atrações diferentes, de fortalezas de madeira a igrejas que são patrimônio da UNESCO, que resolvi escrever esse  post para contar um pouco mais sobre elas.

O parque é verdadeiramente gigantesco, então eu comecei a visita pela estação de metrô de Kolomenskoye, e terminei horas depois, saindo da estação Kashirskaya, várias horas depois. Foi um passeio de dia inteiro, mas contando algumas horas para ler meu livro na grama.

1) Arquitetura de madeira

Moscou parque Kolomenskoye Igreja de São Jorge

Eu comecei a visita pelo Museu ao Ar Livre de Arquitetura de Madeira. Ele foi construído para mostrar aos moscovitas um tipo de arquitetura que tinha quase desaparecido ao longo dos séculos. Prédios inteiros foram trazidos da Karelia, a região de fronteira com a Finlândia onde eles são típicos. Igrejas, como a de São Jorge, que está na foto, fortalezas, tudo transportado para que os moscovitas pudessem ver prédios originais sem sair da cidade.

2) Uma Igreja que é patrimônio da Humanidade pela UNESCO

Moscou parque Kolomenskoye igreja da ascenção patrimonio unesco 2

A Igreja da Ascensão foi construída em 1532 para comemorar o nascimento do herdeiro do trono, o futuro Ivan, o Terrível. Ela foi considerada revolucionária porque tinha um estilo típico das igrejas de madeira russas, mas foi construída em pedra. Ela ficou famosa na época por incorporar vários estilos diferentes, com influências gregas, bizantinas, medievais e tradicionais.

3) A arte russa nos Portões do salvador

Apesar da Igreja da Ascensão ser a parte mais famosa, na verdade ela é parte de um grande conjunto arquitetônico que pode ser visitado no parque. E um dos lugares que eu achei mais interessantes foi esse museu, com vários artefatos da história russa.

Atravessando os portões, ficam vários outros prédios históricos, como a Igreja de Nossa Senhora de Kazan e a casinha de madeira que teria pertencido a Pedro, o Grande.

4) Ver um pouco da natureza russa, e como ela é aproveitada

Moscou parque Kolomenskoye macieiras

Em um parque gigantesco, claro que a natureza é um dos atrativos. Quando eu fui a Kolomenskoye em abril, as árvores ainda estavam nuas, mas já estava quente, e tinha bastante gente aproveitando o parque. Foi uma constante lá: os russos realmente aproveitam seus parques, principalmente quando a temperatura ajuda. O parque Górki tava sempre tão cheio que eu achava que a população inteira de Moscou ia lá aos domingos.

A foto é nos pomares dos tsares, onde eles tinham macieiras, ameixeiras e pereiras.

5) Fazer um piquenique com comidas de rua

Moscou parque Kolomenskoye cachorro quente russo

Se você está visitando um parque, aproveite para comprar algo nas barraquinhas e fazer um piquenique. Algumas das comidas populares são cachorro-quente, hambúrguer, Chachlik (espetinho típico), blini (panquecas russas), pirogui (tortinha, com vários recheios, como repolho, batata, cogumelos).

6) Explorar as lendas locais

Moscou parque Kolomenskoye escadas para a ravina

Se você pretende atravessar Kolomenskoye de uma ponta ou outra, vai pegar a escadaria vermelha para atravessar a ravina. Lá embaixo você atravessa o rio e vê duas pedras enormes, de formatos estranhos, que segundo as lendas podem tornar mulheres mais férteis. Eu passei longe só em caso.

7) A reconstrução do palácio do tsar Aleksei

Para acabar a minha visita, dei uma passada pela reconstrução do palácio do tsar Aleksei. O palácio de madeira original ficava exatamente aqui, mas já estava em ruínas na época de Catarina, a Grande, que ordenou a sua demolição. A reconstrução foi feita nos anos 2000, e tem base nos planos que sobreviveram, mas ele parece novo e moderno, então foi criticado por muitos como uma Disneyficação do parque.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Rússia:

1 comentário

Deixe uma resposta