Volta ao Mundo em Filmes: África do Sul – Tsotsi

O filme escolhido para continuar minha tentativa de ver um filme de cada país do mundo é o da África do Sul, Tsotsi, de Gavin Hood. Esse foi outro país difícil, porque uma dúzia de filmes pareciam maravilhosos.

Tsotsi é uma gíria para gangster na linguagem das townships da África do Sul, uma mistura de zulu com africaner. E  personagem principal é justamente o líder de uma pequena gangue que assalta e mata em Soweto, os subúrbios perto de Johanesburgo. Até o final do filme, não sabemos nem mesmo o seu nome: ele é um tsotsi é é tudo.

Em um dia de trabalho, eles matam um homem em um trem lotado sem que ninguém perceba. Depois, Tsotsi atira em uma mulher para roubar um carro. Só depois de dirigir por vários minutos ele percebe que tem um bebê no carro. Então ele tira tudo de valor do carro e parte com a criança, que ele mantém em seu quarto alimentando a base de leite condensado.

Tsotsi pensa na sua infância, quando ele vivia em canos abandonados. Ele também percebe o quanto ele é inadequado par cuidar do bebê, e tenta conseguir uma forma de alimentá-lo, o que envolve colocar uma mãe com uma criança pequena sob a mira de sua arma. Tsotsi não é um rabugento de um filme da sessão da tarde magicamente transformado por uma criança fofa. Mesmo quando ele está tentando cuidar do bebê, ele continua preso nos mesmos padrões que sempre o prenderam. Se ele se afasta um pouco dos assaltos, é mais porque a criança demanda atenção em tempo integral.

Enquanto isso, vemos que a mãe da criança sobreviveu ao assalto e tenta cooperar com a polícia para fazer um retrato falado.

Embora não seja com o otimismo de Hollywood, Tsotsi nos mostra a possibilidade de redenção. Talvez por isso ele tenha recebido tantos prêmios. Mas é uma história realmente bem contada, e fiquei feliz com a minha escolha.

Deixe uma resposta