Soviético-hipster ao redor de Tallinn

Ao redor do centro medieval de Tallinn, ficam vários lugares construídos na época soviética. Eles já foram considerados uma vergonha para a cidade, uma marca da invasão, mas hoje foram tomados de volta pela população e se tornaram alguns dos lugares mais dinâmicos da cidade.

Também tem um post sobre lugares soviéticos de Tallinn que se foca em monumentos históricos, então se isso te interessa, não deixe de lê-lo também.

Telliskivi grafite 2

Telliskivi instalação arte tallinn

Eu comecei a visita por Telliskivi, uma antiga fábrica abandonada transformada em centro cultural. Eu fui para lá seguindo os trilhos do trem, e no caminho já vi vários food trucks e arte de rua.

Telliskivi food trucks nos trilhos do trem

Chegando em Telliskivi, comecei pelos armazéns que hoje são lojas de design estoniano. Tinha de tudo, roupas, acessórios, chás diferentes, docerias, objetos para a casa. O centro histórico tem lojas que vendem algumas das mesmas marcas, mas bem mais caro, e com menos opções.

Eu fui em uma pequena exposição de fotografia que estava maravilhosa e onde estavam tendo uma degustação de sucos frescos. Eu comentei que fazia um tempo que não tomava um suco fresco tão bom, e que tava me fazendo falta, porque em casa bebo todo dia. Alguém me perguntou de onde eu sou e, quando respondi, disseram “aaah, então você veio para a exposição??”

E foi só aí que descobri que tava acontecendo a inauguração de uma exposição de um fotógrafo estoniano, com as fotos que ele tirou no Brasil. Elas estavam ao ar livre, com vinho para os convidados, então passei um bom tempo lá, sentada na graminha vendo as fotos e lendo o que dizia sobre a passagem dele pelo nosso país.

Telliskivi exposição fotografia brasil

Voltei no dia seguinte com um povo que conheci no couchsurfing para aproveitar os bares. Tem muito restaurantes e pubs, onde dá para comer por bem pouco, e é um lugar perfeito para passar a tardinha.

Telliskivi restaurantes

Telliskivi restaurantes 2

Telliskivi grafite tallinn 4

Telliskivi grafites

Telliskivi grafite 3

Telliskivi arte de rua tallinn 3

Telliskivi arte de rua tallinn

Mas ainda no primeiro dia, eu voltei pelos trilhos e aproveitei para conhecer o Balti Jaama Turg. Ele é um gigantesco mercado soviético, que a cada parte parece se tornar um lugar completamente diferente. Eu entrei pela parte que parecia um mercadinho normal de frutas e legumes, passei para a parte de barraquinhas de comida, com opções do mundo inteiro, e finalmente para os mercados de pulgas, que tinha de roupas a medalhas de exército.

Estonia Tallinn mercado sovietico Balti Jaama Turg 3

Estonia Tallinn mercado sovietico Balti Jaama Turg 1

Estonia Tallinn mercado sovietico Balti Jaama Turg 2

Terminei o tour soviético-hipster com o Linnahall. Ele foi construído para as olimpíadas de Moscou em 1980, em que os eventos aquáticos foram colocados em Tallinn (e sim, eles adoram falar que é uma cidade olímpica). O Linnahall é um anfiteatro para cinco mil pessoas com o qual os soviéticos queriam mostrar para o mundo como eles sabiam trabalhar o concreto.

Apesar de ele ter sido planejado também como estrutura de segurança, para que continuasse sendo usado após a guerra, ele logo teve o destino da maioria das grandes obras olímpicas e foi abandonado. Hoje ele é mais usado por turistas que querem ver as vistas para a cidade e apreciar o pôr-do-sol.

Depois, quando voltei para Tallinn em 2019 com a Tallinn Summer School, nós entramos no Linnahall com um dos professores.

Em frente a ele fica o pequeno Museu de Arte Contemporânea da Estônia, com entrada gratuita e exposições diferentes. Ele vale a pena nem que seja só pelo café, bom e barato. Ali perto também vi várias fábricas transformadas em coisas diferentes e outros lugares alternativos que me convenceram que essa parte é a capital hipster de Tallinn.

Teve algumas heranças da época soviética que não consegui ver, começando com a Fábrica da Volta, que é ali perto. Então se você se interessa por design, arte de rua, antiguidades, soviético-hipster, ou só quer conhecer um lugar diferente mesmo, recomendo muito explorar essa parte da cidade.

Telliskivi arte de rua tallinn 2

Telliskivi instalação com lavanda

Clique na imagem para ler mais sobre a Estônia.

3 comentários

Deixe uma resposta