As Torres do Centro Histórico de Tallinn

A cidade antiga de Tallinn é conhecida como uma das cidades medievais mais bem preservadas da Europa. Chegando dos outros países dos Bálticos, foi uma surpresa. Ela é bem mais cara e lotada do que Riga ou Vilnius, mas também mais antiga, e com uma atmosfera diferente.

Tallinn centro historico 3

O jeito mais charmoso de entrar em um centro histórico medieval é, com alguma sorte, por portões antigos, e em Tallinn há várias alternativas. Uma são os Portões Viru, parte das muralhas da cidade. Os portões na verdade foram removidos há muitas décadas, mas as duas torres foram preservadas.

As ruas da cidade são lindas, mas vale sempre a pena caminhar perto das muralhas.

Tallinn centro historico praça das torres 3

Tallinn centro historico praça das torres

Tallinn centro historico muros

Tallinn centro historico 9

Eu comecei a visita pela praça do mercado, a Raekoja Plats. Hoje o mercado ainda acontece de vez em quando, e a praça é sempre cercada por restaurantes. Eu ouvi do povo do albergue que eles costumam não valer a pena, então não tentei nenhum.

Tallinn centro histórico Raekoja Plats praça mercado 1

Tallinn centro historico vista para a praça do mercado

Lá fica a prefeitura de Tallinn. Ela é mais famosa pela figura em cima do Velho Thomas, símbolo e guardião da cidade. Ele é uma figura que mostra a direção do vento, mas que, de acordo com a lenda, é baseada na figura de um homem que dedicou sua vida à cidade. Quando menino, ele teria entrado em uma competição de arco-e-flecha. Ela era reservada para meninos nobres, então Thomas não pode ganhar o prêmio apesar de ter sido melhor que todos eles. Então ele recebeu ao invés um emprego na guarda da cidade, destacando-se na guerra como um grande herói. Provavelmente era só uma figura e criaram a história, mas ela virou parte do folclore de Tallinn.

Tallinn centro histórico prefeitura velho Thomas estátua

Na mesma praça fica a Antiga Farmácia, que era um boticário desde 1422, o que a torna uma das mais antigas da Europa ainda em funcionamento, e hoje fica preservada com instrumentos de várias épocas. Dentro eles vendem sabonetes e outros produtos feitos de forma tradicional, além de remédios modernos.

O centro tem um número enorme de igrejas, três especialmente que são muito conectadas com a história da cidade. A primeira é a Igreja de St. Olaf, o maior prédio medieval da cidade, muito preservado desde o século XIII. Ela é gratuita para quem quer entrar e ver.

Tallinn centro historico igreja de são olaf 3

Também tem a Igreja de Santa Catarina, a mais antiga da cidade. Quando a prática de enterrar pessoas dentro das igrejas caiu em desuso, ela foi decorada com mais de uma centena de “epitáfios”, brasões e escudos das pessoas que não podiam mais ser enterradas lá. Mas o mais famoso é a Passagem de Santa Catarina, uma ruazinha medieval lá do lado preservada como era.

Tallinn centro historico igreja de santa catarina

Tallinn centro historico passagem de santa catarina 1

Tallinn centro historico passagem de santa catarina 2

E finalmente a de São Nicolas, conhecida por ser muito linda por dentro. A arquitetura é impressionante e ela também guarda uma coleção enorme de objetos de arte sacra, inclusive um fragmento copiado da Danse Macabre, uma obra de arte muito famosa da Alemanha que foi destruída durante a Segunda Guerra. Só por ele já valeria a pena.

Bernt_Notke_Danse_Macabre
Danse Macabre, crédito: wikipedia

Tallinn centro historico igreja de são nicholas

Passagem da Bolsa também é intrigante no centro porque ela conta a história da Estônia desde a época medieval até daqui a 500 anos. Para ter uma noção rapidinha da história do país – e do que eles esperam  para o futuro – é um ótimo lugar.

Tallinn centro historico Passagem da Bolsa

Para ficar com uma última passagenzinha medieval, tem o Pátio do Mestre, um lugar muito lindinho com cheiro intenso de chocolate. Acho que dá para achar pelo nariz.

A cidade também é cheia de torres e muralhas, e uma das mais famosas é a Margarete Gorda. Como a torre mais próxima ao porto, ela sempre foi usada como defesa contra ataques marítimos. Ela já foi prisão e armazém de pólvora, e hoje é o Museu Marítimo da Estônia.

Tallinn centro historico Margarete gorda torre

Depois de andar um pouco pelo centro, subi a colina de Toompea. No folclore local, a colina foi erguida como um túmulo do rei mítico Kalev. Ela sempre foi o centro de poder da cidade, e hoje também é muito visitada por causa das vistas incríveis para o centro.

Tallinn centro historico igreja de santa maria

Logo na entrada fica a Igreja Ortodoxa Aleksandr Nevski. Eu visitei muitas igrejas ortodoxas na minha viagem, mas essa foi uma das minhas preferidas, com o interior Art Nouveau. Ela acabou de terminar uma restauração enorme, mas que talvez não dure: o Parlamento a classificou como um símbolo de opressão soviética, e há planos de demoli-la para construir um estacionamento. Eu entendo os problemas com o prédio, mas espero que ele resista, talvez como um museu. A entrada é gratuita.

Tallinn centro histórico colina Toompea catedral Alexandre Nevski

Tallinn centro historico colina Toompea catedral Alexandre Nevski 2

Uma das torres medievais da cidade ganhou o apelido de Kiek in de Kök, espia-dentro-da-cozinha, porque falam que lá do alto dá para ver tudo da cidade, inclusive dentro das cozinhas alheias. Hoje ela tem uma exposição sobre a história do prédio e sobre os túneis nas colinas de Toompea, que já foram usados como prisão, como abrigo durante a guerra fria e como depósito do Museu Nacional.

Tallinn centro historico muralhas

Em cima das colinas, dá para ver o Castelo de Toompea, construído no século XIX. Um castelo ficava no local desde o século XIII, construído durante a dominação dinamarquesa, mas pouco resta dele. Algumas torres ainda restam do seu sucessor, inclusive a Pikk Hermann (Hermann alto), onde fica a bandeira da Estônia.

Tallinn centro histórico colina Toompea castelo

Mas um dos maiores motivos para visitar a colina é a vista. Existem vários pontos de observação nas colinas, e eles estão espalhados. Alguns são um pouco difíceis de achar nas ruazinhas estreitas que parecem becos sem saída em alguns momentos. Mas continuei rodando em círculos até achar pelos menos os três que estavam marcados no mapinha: o Kohtuosa, o mais famoso e sempre com música ao vivo, o Patkuli, com a vista imperdível da cidade cercada de verde, e o Pilsticker, o patiozinho escondido do lado do Castelo.

Tallinn centro histórico colina Toompea vista Patkuli 1

Tallinn centro histórico colina Toompea vista Patkuli 2

Se você quer um lugar para almoçar ou jantar no centro, recomendo muito o Vanaema Juures. Eu recebi milhões de recomendações dele, de outros turistas, no albergue, em outros blogs. Ele tem comida tradicional estoniana em um lugar tranquilo (o nome literalmente significa casa da vó). Comi muito bem lá e recomendo.

Um pouquinho de exagero com as fotos, para mostrar mais do centro.

Tallinn centro historico predio art nouveau

Tallinn centro historico muralhas

Tallinn centro historico 8

Tallinn centro historico 5

Tallinn centro historico 4

Tallinn centro historico 2

Tallinn centro historico 1

Tallinn centro historico protesto anti-putin
Nem só de torres vive o centro histórico – também tinha manifestações contra o Putin

Apesar do centro ser tão gracinha, recomendo muito a quem visita a cidade que também saia dele de vez em quando. Aliás, o que eu mais curti em passar alguns dias em Tallinn foi poder visitar outros lugares e só ir ao centro histórico depois das quatro, quando todos os turistas dos cruzeiros já tinham partido e ele ficava mil vezes mais agradável.

Para visitar, também tem o Museu Judaico, que conta a história do Holocausto na Estônia, quando praticamente toda a população foi assassinada e o país foi declarado judenfrei, livre de judeus. Tem os mercados e fábricas soviéticos ao redor do centro, o inclusive um prédio em ruínas das  olimpíadas de 1980. Tem o parque de Kadriorg, para passar tempo, visitar palácios reais e museus. Tem os monumentos soviéticos, que decaíram depois da Independência e hoje viraram centros culturais. Tem muito mais para ver além do centro.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Estônia.

2 comentários

Deixe uma resposta