Sirmione, entre as ruínas e o lago

Quando um lugar é tão falado quanto Sirmione, dá até medo de ir. É para ser a pérola do lago de Garda (mas, como o apelido não é tão original, outras cidades também são conhecidas assim). Todo mundo fala do castelo cercado por água por todos os lados, das ruínas romanas, da beleza do lago, e é difícil acreditar que vai ser isso tudo. No mínimo achei que ia ser isso com dez mil pessoas por metro quadrado, o que, em algumas épocas do ano, parece que é mesmo. Eu fui lá no início de setembro, e tava razoável para visitar.

Lago de Garda Sirmione castelo scaligero no centro da cidade

O ônibus me deixou na beira da península, a partir de onde só entra com carro quem mora lá, e o castelo já dominava a paisagem. O Castelo Scaligero foi construído pela família Scaliger, os senhores de Verona. Ele tinha função de defender o sul do lago e de controle portuário. Ele é apenas um de vários castelos Scaligeri espalhados pelo lago, mas é conhecido como um dos mais bonitos, por ser cercado pelo lago por todos os lados.

Visitando por dentro, o mais legal é ver a vista da península e do lago.

Lago de Garda Sirmione castelo scaligero vista do centro historico

Lago de Garda Sirmione castelo scaligero vista do centro historico 2

Lago de Garda Sirmione castelo scaligero vista para o outro lado

Lago de Garda Sirmione castelo scaligero torre cercada por água

Lago de Garda Sirmione castelo scaligero torres no lago

O castelo tem uma lenda sobre um casal que morava lá, Ebengardo e Arice. Uma noite de tempestade, eles hospedaram um cavaleiro que passava por lá, Elalberto. Ele entrou no quarto de Arice, louco pela sua beleza (engraçado como nessas lendas e “ficou louco pela sua beleza” significa “decidiu estuprá-la”). Ela gritou, e ele a apunhalou, e até hoje o fantasma de Ebengardo assombra o castelo procurando por ela.

Lago de Garda Sirmione castelo scaligero na beira do lago

Depois do castelo, fui passear pelo centro histórico e tentar achar algo barato para comer. Nem tudo no centro é antigo, na verdade ele é cheio de hotéis e apartamentos modernos, mas ele têm igrejas antigas e ruazinhas charmosas.

Lago de Garda Sirmione torre igreja

Lago de Garda Sirmione poço jardim

Lago de Garda Sirmione centro historico 2

Lago de Garda Sirmione praia publica

Lago de Garda Sirmione rua arborizada

Lago de Garda Sirmione centro historico

Lago de Garda Sirmione porticos da igreja

Lago de Garda Sirmione poço centro historico

Sirmione é muito antiga, sendo habitada desde 6 mil antes de nossa era. Na época romana, era onde os romanos ricos tinham vilas de luxo. Um deles era o poeta Catulo, cujos versos sobre a beleza da cidade ainda estão espalhados por Sirmione.

Lago de Garda Sirmione versos de catulo

As ruínas da Vila de Catulo são a vila romana mais bem preservada do norte da Itália. Hoje elas são chamadas de Grutas de Catulo, porque elas foram redescoberta no século XV, quando estavam enterradas pelo tempo, e por isso pareciam grutas. Assim como o castelo, é legal que elas sejam tão na beira, cercadas pelo verde-azul do lago, e isso torna a vista mais incrível.

Lago de Garda Sirmione Grutas de Catulo panorama

Lago de Garda Sirmione vila romana

Lago de Garda Sirmione vila de um poeta romano

Lago de Garda Sirmione ruínas romanas

Lago de Garda Sirmione ruínas da vila de catulo

As grutas também tem um pequeno museu na entrada, que conta a história de Sirmione da pré-história até a época medieval.

 

 

De cima também dá para ver a Praia da Giamaica, a mais famosa de Sirmione, mas que e particular e cobra entrada. No centro, há praias públicas.

Lago de Garda Sirmione praia jamaica de cima

Eu fui tanto ao castelo quanto às grutas com um ingresso combinado, que no meu caso foi gratuito porque eu estudo história. Fui e voltei da minha base no lago, Peschiera del Garda, a 20 minutos de ônibus de distância.

Lago de Garda Peschiera por do sol na praia 2

Ou então clique aqui para ver outra cidade que visitei por lá, Malcesine, onde subi até o alto do Monte Baldo.

Lago de Garda Malcesine funivia monte baldo

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre lugares do Império Romano

Asdistancias blog tag imperio romano

4 comentários

Deixe uma resposta