Peschiera del Garda, a minha base no Lago de Garda

Quando eu escolhi Peschiera del Garda para ser a minha base no Lago de Garda, foi basicamente por suas razões. 1) É uma das duas cidades do lago que tem uma estação de trem. 2) Tinha o albergue com o melhor custo benefício que eu achei. Sobre a cidade mesmo, eu não sabia nada. Então vou falar um pouco aqui sobre ela, além de se me serviu bem como base para visitar o lago.

Lago de Garda Peschiera foz do rio mincio no lago

A cidade

Como em várias cidades no lago, o lugar onde é Peschiera era habitado desde a pré-história. Os romanos também tinham vilas por lá. Durante a Idade Média, ela caiu sob o domínio da família Scaliger, os senhores de Verona, que construíram uma fortaleza em uma de suas ilhas. Depois a fortaleza foi sendo aumentada quando passou para a República de Veneza, a Áustria, e finalmente para o governo da Itália quando a península foi unificada.

Lago de Garda Peschiera ponte no rio Mincio

A fortaleza fica em uma ilha na foz do rio Mincio, início do lago. Para chegar nela, é só atravessar as pontes, passando pela Porta Verona ou a Porta Brescia.

Lago de Garda Peschiera porta verona

Lago de Garda Peschiera pescando na fortaleza

Dentro da Fortaleza, fica a antiga sede de governo, a Palazzina di Comando, e a antiga prisão, conhecida como Palazzina Storica.

Atravessando outra ponte, a gente pode andar nas ruazinhas do centro histórico.

Lago de Garda Peschiera centro historico 4

Lago de Garda Peschiera centro historico 3

Lago de Garda Peschiera igreja

Lago de Garda Peschiera centro historico 2

Lago de Garda Peschiera centro historico

Também é nessa ilha que fica o porto, onde dá para pegar ferries para outras cidades no lago.

Lago de Garda Peschiera fortaleza no porto

As praias de Peschiera não são as melhores do lago, mas são tranquilas. Com um centro histórico charmoso e praias públicas, Peschiera é a cidade ideal para um dia preguiçoso no meio da viagem, em que você só quer nadar um pouquinho, andar um pouquinho, ou deitar em um lugar fresco e ler um livro. São praias de pedra, como a maioria no lago.

Lago de Garda Peschiera cisnes

A hospedagem

Eu fiquei no Meet Garda Lake Hostel, escolhido basicamente porque foi o único lugar que achei no lago com preços decentes. Eu fui em setembro de 2018, o finalzinho da alta temporada, e paguei 22 euros.

O albergue é muito bom, com banheiros em todos os quartos e tomadas em todas as camas. Principalmente, ele é muito social, com jantar de 5 euros todas as noites e drinks com bons preços. Eles também vendem sanduíches que você pode levar em day-trips.

Lago de Garda Peschiera por do sol na praia 2
Uma noite fizemos um jantar na praia para pegar o pôr-do-sol

Lago de Garda Peschiera por do sol na praia

O mais legal para mim foi o livrinho que eles fizeram sobre o lago, com informações e sugestões de itinerário. Alguns são passeios pelas cidades mais famosas do lago, como Sirmione, Malcesine, Limone, a casa do D’Annunzio em Gardone, a Ilha do Garda. Eles também dão dicas de como ir a Verona pelo dia. Outros são bem menos conhecidos, como as idéias para passeios pelo Santuário da Madonna della Corona, uma igreja dentro de uma montanha, ou a idéia de um passeio de bicicleta pelo rio Mincio, passando por várias cidadezinhas lindas. O livrinho me deu vontade de ficar semanas e fazer todos os passeios.

O transporte

Para quem está contando com transporte público, essa é fundamental. Para chegar à cidade, o mais fácil é ir de trem, e os trens entre Veneza e Milão que param lá são constantes.

Lago de Garda Malcesine vista do onibus
Vista do ônibus para Malcesine

O lago de Garda fica em três estados italianos, o Veneto, a Lombardia e o Trentino. Para os destinos no Veneto, o mais fácil é ir de ônibus, já que eles são frequentes. Alguns deles continuam até o norte do lago, no Trentino. Nesse site você pode conferir os horários das linhas mais importantes.

Foi de ônibus que fui para Malcesine, onde peguei o bondinho até o alto do Monte Baldo.

Lago de Garda Malcesine funivia monte baldo

Para as cidades na Lombardia que são próximas, como Desenzano e Sirmione, também é fácil ir de ônibus. Para chegar em Sirmione, demorei apenas 20 minutos de ônibus.

Para outras mais longe, é mais fácil ir de barco. Você pode conferir os horários aqui.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

2 comentários

Deixe uma resposta