Três culinárias da ex-União Soviética para provar na Rússia

Tem lugares que não são tão comuns para turistas brasileiros. Poucos de nós viajam para a ex-União Soviética, por exemplo, e nem ouvimos falar tanto de lá. Aí pode ser uma surpresa chegar na Rússia e ver como eles são obcecados com comida e vinho da Geórgia, ou o tanto que são influenciados pela comida ucraniana. Ou ver como a comida vietnamita é tão popular no leste Europeu quanto a tailandesa é no oeste. Enquanto eu não vou para esses países (que estão todos na minha lista), tive a chance de provar um pouquinho da cultura em outras viagens, e vou contar sobre as comidas da ex-União Soviética que provei na Rússia.

Geórgia

Durante a URSS, a culinária da Geórgia era considerada a melhor da União Soviética. Eu me apaixonei da primeira vez que fui em um, fui pelo menos uma vez por semana a viagem inteira, e confesso que ainda tenho sonhos com um Khatchapuri chegando fumegante na mesa.

A comida da Geórgia é muito rica em legumes, queijos, castanhas, carnes, e dão grande valor a ingredientes frescos. É fácil achar opções para qualquer pessoa, não importa se você for vegetariano, celíaco, o que for, e só por isso ela já é bastante popular.

Entre os pratos que qualquer um precisa experimentar eu colocaria o Khatchpuri po adjarski, que é tipo um barquinho de pão e queijo assado no qual eles jogam depois uma gema de ovo e um pedaço de manteiga e te encorajam a misturar tudo com a ponta do pão até ficar tudo amarelo e fumegante. É muito bom.

khachapuri po adjarski comida georgia russia queijo ovo manteiga

Os Khinkali também são muito comuns na Rússia, dumplings recheados mais comumente com carne de boi, mas também com carneiro, cogumelos, queijo, o que for. Para comer igual um local, pegue eles pela parte de cima,  mais massuda, dê a primeira mordida e sugue o caldinho, que seria um pecado desperdiçar. Eles geralmente o comem todo de uma vez, exceto por essa parte massuda que geralmente é descartada.

Também acho que vale a pena experimentar os Pkhali, principalmente os de beringela com um recheio de castanhas, e os pratos ensopados como os Kharcho. Sinceramente, tudo que eu provei tinha um gosto tão rico que quero agora ir para a Geórgia só pela comida (as imagens que vi nos restaurantes também ajudaram).

comida georgia russia petersburgo khachu kharcho
Esse prato de carne com romã eu comi no Khachu Kharcho em Petersburgo

Em Moscou, meus restaurantes preferidos eram o Café Mart e o Mizandari. Além dos pratos que eu falei, eles tem um Chakapuli muito bom.

Em Petersburgo, meus preferidos eram o Pkhali-Khinkali, o Khochu Kharcho e o Rustavelli. Todos tem mais de uma localização, menus com imagens que facilitam a vida e especiais ótimos. Dos três, o Pkhali-Khinkali é o mais barato.

E agora que eu já fui para a Geórgia, também tem a lista dos 26 pratos típicos para comer por lá.

Uzbequistão

Na Rússia, como na maioria dos países da Europa, a maioria dos trabalhos braçais é feita por imigrantes. E a maioria deles é da Ásia Central, especialmente do Uzbequistão. Uma amiga minha russa comparou com os mexicanos nos EUA, que sofrem muito preconceito e condições terríveis de trabalho, mas que influenciam o país onde chegam mais do que os locais querem admitir. E realmente a comida uzbeque se tornou tão popular entre os russos quanto a comida mexicana nos EUA.

Os dois pratos mais comuns são os Manti, uma espécie de dumpling recheado (parecido com os Khinkali da Geórgia, com a diferença que são geralmente cozidos ou fritos, enquanto os Khinkali são feitos no vapor) e o Plov, um arroz com carne, legumes e temperos próprios, que também é conhecido como Arroz Pilaf. No supermercado tinha sempre uma prateleira os temperos para tipos diferentes de Plov.

Plov de cordeiro marketplace petersburgo comida uzbequistão
Esse Plov de cordeiro com uma cabeça de alho assada inteira eu comi no Marketplace, uma rede de restaurantes de Petersburgo

Para comer Manti recomendo as Pelmeneria, lugares especializados em dumplings. Às vezes também dá para pedir um Manti, um Khinkali, um Pelmeni russo e ver as diferenças.

Manti na versão frita, com molho de iogurte

Plov é servido em qualquer cantina russa. Mas se você quiser um lugar próprio, recomendo o Piala em Moscou.

Ucrânia

Segundo os ucranianos, na verdade a maioria dos pratos russos tem origem ucraniana. Borscht? Vareniki? Okroshka? Sirniki? Tudo tem origem lá.

Mas se você quiser evitar as controvérsias e comer algo muito comum nas mesas russas e de origem indiscutivelmente ucraniano, pode optar por um Frango a Kiev.

De novo, a comida é comum o bastante que você vai ter opções na maioria das cantinas. Mas, se preferir um restaurante típico, recomendo o Café Odessa Mama em Moscou (que também tem pratos tradicionais da comunidade judia da Ucrânia) ou a rede Varenichnaya número 1, e que serve vários tipos de pratos russo e ucranianos.

Varenichnaya 1 vareniki espinafre comida ucraniana moscou
Vareniki de espinafre com cebola frita do Varenichnaya 1, em Moscou

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Rússia:

1 comentário

Deixe uma resposta