Vecrīga, a diversidade da cidade velha de Riga

O que mais me chamou a atenção no centro histórico de Riga foi a diversidade. Eu já tinha visto em mapas que tinha um bairro Art Nouveau, um bairro soviético e a “cidade velha”, Vecrīga, o centro histórico de Riga, então esperava três bairros mais ou menos homogêneos, cada um em um estilo. Mas no centro vi de tudo, prédios góticos, barrocos, Art Nouveau, soviéticos, modernos. Para quem gosta de arquitetura, dá vontade de parar e ficar focando em cada prédio. Vou contar um pouquinho sobre os que mais me chamaram a atenção.

Vou começar entrando no centro histórico pelo Portão Sueco, uma abertura feita nas muralhas de Riga para dar acesso ao centro às tropas suecas, quando a Suécia ocupava o país.

Riga Letonia portão sueco

Do lado do portão fica a Torre da Pólvora. Ela é uma das estruturas defensivas que sobreviveu na cidade, e, obviamente, guardava pólvora. Hoje ele abriga exposições temporárias.

Riga Letonia torre da polvora

Um patiozinho agradável que achei com o mapa Like a Local foi a Rua com Três Muros, na qual um poço foi construído depois de uma epidemia de cólera no século XIX.

Riga Letonia rua com três muros pátio

O Castelo de Riga foi construído no século XIV, e depois passou por várias reconstruções. Hoje o castelo ainda é a sede da presidência da Letônia, mas também abriga vários museus.

Riga Letonia castelo

Outros dos prédios mais famosos são os Três Irmãos. O branco é o mais antigo, ainda em estilo gótico, mas já com alguns traços do Renascimento. O prédio verde foi construído em estilo barroco no século XVII. E finalmente, o amarelo é o mais recente, construído entre os séculos XVII e XVIII inspirado na arquitetura da Holanda. Os três são interligados, e hoje abrigam o Museu de Arquitetura da Letônia. Quando eu vi que era de graça, fui sem nem saber direito o que teria dentro, pensando que só ver o interior dos prédios seria legal. Acabei vendo uma exposição muito boa sobre arquitetas da Letônia, e os preconceitos que impediram que elas tivessem uma carreira como a dos arquitetos.

Riga Letonia três irmãos museu arquitetura

Não tem poucas Corporação de Ofícios na cidade, em Riga ficam a Grande Corporação, em estilo gótico inglês, e que hoje abriga a Sinfônica de Riga, e a Pequena Corporação, em estilo neogótico. Ambas foram construídas no século XIX.

Riga Letonia pequena corporação de ofício

O prédio Art Nouveau mais famoso de Riga não fica no bairro Art Nouveau, mas no Centro Histórico. É a Casa do Gato, construída por um comerciante que não teria sido aceito nas corporações do lado. Por isso, diz a lenda, ele teria colocado as estátuas de gato com os rabos voltados para o prédio da corporação. Dizem que isso gerou uma disputa, até que ele concordou em virar os gatos.

Riga Letonia art nouveau casa gato

Riga Letonia casa gato corporação
Corporação neogótica à esquerda, prédio soviético no centro, prédio Art Nouveau à direita – mostra bem a diversidade do centro, não é mesmo?

Não são poucas as corporações, e são todas em estilos diferentes. A corporação dos nobres, por exemplo, parece tirada diretamente de Florença! Depois da independência, ele foi a sede do parlamento temporário.

Riga Letonia corporação oficio nobres

A igreja mais famosa do centro é a Catedral. O galo no alto da torre é um dos símbolos da cidade, e dá para entrar e ver os claustros. Na entrada, tinha o horário dos concertos, que são bem frequentes, mas não consegui pegar nenhum. Vale a pena conferir antes de visitar.

Riga Letonia catedral

O prédio mais famoso de Riga é ainda mais uma corporação, a Casa das Cabeças Negras. Ela foi erguida pela Fraternidade das Cabeças Negras, uma corporação de ofício para mercadores, navegantes e estrangeiros vivendo em Riga. Ela era exclusiva para homens solteiros, e era conhecida pelas festas épicas.

Nos anos 40, o prédio foi bombardeado e depois demolido, então o que vemos hoje é uma reconstrução.

Riga Letonia casa das cabeças negras

Riga Letonia casa das cabeças negras detalhe

Bem na frente da Casa fica a Prefeitura de Riga, outra reconstrução recente. Também nessa praça fica o controverso Museu das Ocupações, que pretende falar sobre o período sob os nazistas e sob os comunistas durante o século XX. A grande polêmica em torno dele é que ele teria minimizado o nazismo e o Holocausto, em uma tentativa desastrada de não falar da reputação dos letões de ter colaborado com os nazistas e colocá-los como “as verdadeiras vítimas” da Segunda Guerra. Tive péssimas experiências com museus que falam de ambos ao mesmo tempo, como a propaganda de extrema direita na Casa do Terror em Budapeste, então não fui, mas fui ao Museu da KGB e ao Memorial Lipke, experiências que vou contar nos próximos posts.

Riga Letonia museu das ocupações estátua soldados

A Igreja de São Pedro é uma das mais distintas da cidade, construída durante décadas no que passou por gótico, renascimento e barroco. A igreja é enorme e linda por dentro, mas o mais famoso entre turistas é subir na torre para ver a vista do centro histórico.

Riga Letonia cidade velha torre de são pedro
Torre da Igreja de São Pedro aparecendo atrás das casas

Riga Letonia igreja de são pedro vista 4

Riga Letonia igreja de são pedro vista 3

Riga Letonia igreja de são pedro vista

Do lado dela fica a estátua dos músicos de Bremen, populares lá por causa da grande população alemã que a cidade costumava ter.

Riga Letonia igreja de são pedro musicos de bremen

Também em frente fica a Igreja de São João, uma igreja dominicana com um interior maravilhoso. Ela também tem concertos frequentemente, mas não consegui pegar nenhum.

Riga Letonia igreja de sao joão

Um dos prédios mais interessantes é a Sinagoga, a única que sobreviveu à invasão nazista na Letônia. As outras foram queimadas, mas, como essa ficava no lotado centro da cidade, eles tiveram medo que o fogo se alastrasse pela cidade inteira. O plano era demoli-la depois da guerra, mas felizmente os nazistas foram expulsos da Letônia antes disso. Ela ainda é a única sinagoga ativa na cidade. Hoje ela está aberta para visitação, e vale muito a pena porque ela foi desenhada em estilo Art Nouveau, com inspiração do Egito antigo.

Riga Letonia art nouveau sinagoga

Riga Letonia art nouveau sinagoga 2

Também comi em dois lugares muito bons no Centro Histórico. O primeiro foi o Author’s Cafe, um restaurante pequeno, mas super agradável, com muitos livros e bons drinks, onde eu provei o Risoto de Cevada.

Riga Letonia restaurante risotto cevada

O segundo foi o Ala, um lugar local conhecido pelos preços razoáveis e comida tradicional. Aliás, ele é cheio de símbolos tradicionais da Letônia, que foi um dos últimos países pagãos da Europa, e alguns lembram muito suásticas, então é necessário lembrar que o símbolo é mais antigo que isso. A comida é muito bem servida e muito boa. Eu comi lá duas vezes, inclusive a vez que comi o que foi de longe o melhor estrogonofe da minha vida, com três tipos de carne, cogumelos, e purê de batata com sementes de mostarda.

Restaurate Riga Alus Seta estrogonofe

Vou terminar com um exagero de fotos do centro histórico, dos lugares sobre os quais não falei, mas tentando mostrar o prazer que foi caminhar por essas ruazinhas.

Riga Letonia telhado art nouveau

Riga Letonia ruazinhas

Riga Letonia ruazinha

Riga Letonia predio no centro historico

Riga Letonia predio na cidade velha

Riga Letonia pracinha

Riga Letonia porta art nouveau

Riga Letonia igreja

Riga Letonia cidade velha

Riga Letonia centro historico

Riga Letonia casas 2

Riga Letonia casas

Riga Letonia casa mais antiga

Riga Letonia casa art nouveau 2

Riga Letonia casa art nouveau

Riga Letonia art nouveau no centro historico

Riga Letonia art nouveau do norte

Riga Letonia art nouveau casa da alvorada

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Letônia.

Deixe uma resposta