Volta ao Mundo em Livros: Letônia, High Tide

Quando chegou a hora de escolher o livro para a Letônia, dois me atraíram muito: Soviet Milk, de Nora Ikstena, ou High Tide, de Inga Abele. Acabei ficando com High Tide.

O romance começa quando a personagem principal está sonhando. Deus lhe pergunta se ela concordaria em viver sua vida ao reverso, sabendo que isso traria de volta à vida o homem que ela amava, mas que eles se encontrariam por apenas vinte minutos, depois ele continuaria a vida e ela continuaria regressando até ser uma criança. Ela diz imediatamente que sim, para o horror dele, que pergunta se a sua vida significou tão pouco que ela abre mão de todas as suas experiências sem pensar duas vezes. Ela não responde.

Começa então a narração cronologicamente reversa do romance, quando Ieva, a personagem principal, está na meia-idade, e a cada capítulo a vemos em um momento antes. É a personagem retornando a vida, ou refletindo sobre ela desse jeito por causa do sonho?

Sabemos que passaremos por um triângulo amoroso e um assassinato, mas os detalhes só ficam claros no final. Vemos as histórias de Ieva, seu marido Andrej, na prisão pela maior parte do livro, e seu amante morto, Aksels. A maioria dos personagens não sabem os detalhes do que aconteceu, e presumem que Andrej matou o amante da esposa por ciúmes. Sua filha, Monta, e alguns outros membros da família também aparecem, e ocasionalmente vemos Ieva pelos seus pontos de vista, o que dá lugar a alguns dos melhores momentos do livro.

Também vemos um pouco da situação da Letônia, o cotidiano cinza da União Soviética e a independência que trouxe uma liberação incompleta.

Não dá para contar tanto sobre o enredo por ele ser escrito assim, ao reverso, mas foi uma boa leitura para a Letônia.

Deixe uma resposta