Pathé Tuschinski: um dos cinemas mais bonitos do mundo em Amsterdam

Em Amsterdam, encontrei por acaso o Pathé Tuschinski, e achei o cinema tão bonito que resolvi ver um filme só para conseguir vê-lo por dentro. Nem me lembro qual era o filme, confesso que prestei mais atenção na sala. Por fora, ele é essa mistura incrível de Art Nouveau, Art Deco e estilos próprios da Holanda. Ele foi restaurado recentemente, em 2002.

Pathe Tuschinski cinema Amsterdam 3

Abraham Icek Tuschinski era originalmente polonês. Ele pretendia emigrar para os Estados Unidos, mas no caminho se apaixonou pela Holanda e resolveu se estabelecer por lá. Ele foi bem sucedido por lá e acabou abrindo uma série de cinemas. O Tuschinski foi considerado a sua maior obra, aberto de 28 de outubro de 1921.

Pathe Tuschinski cinema Amsterdam 4

O auditório tinha uma capacidade para 1620 pessoas, e era o maior cinema da Holanda na época. O prédio também tinha um sistema único de ventilação e aquecimento, considerado revolucionário na época. A entrada também era famosa pelas influências asiáticas na decoração.

Pathe Tuschinski cinema Amsterdam 1

Ele tinha um palco para apresentações ao vivo e um órgão, além da sala de cinema. Hoje ele é muito usado para a première de filmes holandeses. Hoje ele também tem outras salas, em um prédio moderno, então se você quer ter certeza que seu filme é na sala histórica, melhor perguntar. Se você está indo durante o dia, a entrada é mais barata.

Pathe Tuschinski cinema Amsterdam 2

Quando a Segunda Guerra começou, Tuschinski perdeu a maior parte dos seus cinemas. Eles ficavam na cidade de Rotterdam, que foi completamente bombardeada pelos alemães para forçar os holandeses a se renderem. Em 1 de julho de 1942, ele foi transportado com sua família para o campo de concentração de Westerbork, e de lá para Auschwitz, onde eles foram todos assassinados. Durante a guerra, ele foi chamado de Tivoli, e depois teve o nome original restaurado em homenagem ao homem que o construiu. Hoje ele se chama Pathé Tuschinski, desde que foi comprado por uma rede.

Pathe Tuschinski cinema Amsterdam 5

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Holanda.

Deixe uma resposta