As Livrarias Mais Bonitas do Mundo: Lello e Irmãos, no Porto

Também conhecida como Livraria Chardron, a Livraria Lello e Irmãos em Portugal é outra que sempre aparece em listas de livrarias mais bonitas do mundo, tendo sido citada pelo Enrique Villa-Matas, pelo The Guardian e pelo Lonely Planet.

Livraria Lello portugal livrarias mais bonitas do mundo

O prédio foi inaugurado em 1906, e até hoje é considerada um dos prédios mais bonitos do neogótico português. Desde o início do século ela é considerada um centro da vida cultural no Porto.

Livraria Lello portugal livrarias mais bonitas do mundo 5

O centro da livraria é a grande escada vermelha, e pode ter que esperar na fila para tirar fotos lá. Eu fiquei com preguiça, mas, enquanto eu escolhia um livro, vi que ela ficou vazia por mágica por um minuto e tirei essa foto.

Livraria Lello portugal livrarias mais bonitas do mundo 6

Livraria Lello portugal livrarias mais bonitas do mundo3

Na livraria, você pode ver bustos de escritores portugueses famosos, como Castello Branco e Eça de Queirós. No teto, fica um amplo vitral com o ex-libris da Lello e o tema “Decus in Labore” – dignidade no trabalho.

Livraria Lello portugal livrarias mais bonitas do mundo 4

Por causa do número de turistas na livraria – mais de mil por dia – ela atualmente cobra uma taxa de entrada de 3 euros. Essa taxa pode ser revertida e usada na compra de livros, e se você estiver com mais pessoas, vocês podem juntar as entradas para comprar o mesmo livro. O ingresso deve ser comprado em uma cabine em frente à livraria ou no site oficial. Eu decidi aproveitar para comprar uma obra de um português de quem eu não tivesse lido nada, e saí com A Desumanização, do valter hugo mãe. Se você tiver procurando sugestões, siga o instagram deles.

Clique aqui para ler os posts que já saíram sobre Portugal:

Clique na imagem para ler todos os posts da série Bibliotecas e Livrarias Mais Bonitas do Mundo

Asdistancias blog tag bibliotecas e livrarias mais bonitas do mundo

1 comentário

Deixe uma resposta