Os Mercados de Camden Town

Camden é um bairro que já apareceu até aqui no blog. Já falei do passeio pelo Regent’s Canal, da livraria-barco Word on the Water, da arte de rua, dos lugares relacionados a Amy Winehouse e à música em geral. Mas ainda não tinha falado do Camden Market, embora seja um dos meus passeios preferidos em Londres.

O nome é enganador, já que ele sugere um mercado em Londres, quando na verdade os mercados de Camden são seis. Saindo do metrô logo tem um lugar com uma placa que diz Camden Market. Mas esse é o Buck Market, também conhecido como the cages por causa das grades de metal, e apesar da placa não é nem o maior nem o mais famoso. Esse é um mercadinho que vende camisetas engraçadinhas e bolsas falsas, coisas que você pode comprar em qualquer lugar no mundo. Também é meio infame por causa dos pickpockets.

Continue andando, passe pelas lojinhas famosas, pintadas com cores vibrantes ou decoradas com os objetos que vendem, que já é uma atração de Camden.

Camden High Street Lojinhas 1

Camden High Street Lojinhas 2

Camden High Street Lojinhas 3

Depois ficam os mercados que realmente valem a pena, começando pelo Camden Lock Market. Ele é o primeiro, e talvez o mais famoso, vendendo roupas, acessórios e presentes diferentes. Lá tem a Global Kitchen, um lugar onde você acha comidinhas do mundo inteiro. Peruana, tailandesa, indiana, italiana, coreana, malásia, turca, brigadeiro gourmet, tem de tudo e os preços são super razoáveis.Essa parte abre todos os dias, das 10 às 18.

Camden Lock market 2

camden-market-global-kitchen_2

Continuando no mercado ficam os Stables, a parte que costumava ser estábulos e um hospital para cavalos. Além disso também tem uma parte que costumavam ser armazéns.

Camden stables 1

Camden stables 2

Camden Market 4

Camden Market 2

É uma parte maior, com mais de 450 lojas que tem de tudo, de acessórios, a móveis. Redes não são permitidas lá dentro, apesar de terem feito várias tentativas. Em alguns momentos me lembrava o Grand Bazaar em Istambul.

Camden Market lanternas 1

Camden Market lanternas 2

Camden Market 1

Alguns dos brechós lá são legendários, como o Cyberdog, que toca música eletrônica o tempo todo. Tô colocando isso como um aviso, e porque dá até preguiça de entrar por causa disso, mas a loja é realmente uma experiência bizarra/imperdível. De qualquer jeito, o mercado é cheio de lugares vintage.

Camden Market 5

Outro dos lugares mais conhecidos é o Cereal Killer, um restaurante que só vende diferentes tipos de cereal.

Camden Market cereal killer

Um dos lugares mais icônicos do mercado é o Proud, galeria de arte especializada em fotografia durante o dia com música ao vivo de noite. Não confunda com o Proud Camden, um bar com terraço. Ou então vá aos dois. De noite, tem vários clubs nos Stables, inclusive um que também se chama Stables e que tem espaços privativos em antigos estábulos. 

À direita da ponte sobre o canal fica o Camden Lock Village, que é um dos menores mercados. Eles vendem roupas e acessórios, além de muitas opções de comida, e abrem de sexta à domingo.

Outro que funciona só nos fins de semana é o Electric Ballroom, que funciona dentro da casa de concertos com o mesmo nome. Antigamente eles tinham ótimas feiras de parafernália cinema e vinis e outros objetos ligados à música em sábados alternados, mas desde então parece que elas ficaram mais esparsas. Melhor conferir no site para ver quando vai rolar a próxima.

O Inverness Street Market é um dos mais antigos de Camden, acontecendo há mais de cem anos. Costumava ser um mercado de legumes e frutas, mas ultimamente apareceram alguns pontos de souvenirs também. Eles também abrem todos os dias, e são cercados por bares e restaurantes.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Inglaterra:

1 comentário

Deixe uma resposta