Metelkova: dentro da comunidade alternativa de Ljubljana

Metelkova tem fama de ser um bairro rebelde de artistas em Ljubljana, a capital da Eslovênia, coberto de graffii, mosaicos e esculturas estranhas. Também é a sede de bares, clubs e albergues, e é um dos melhores lugares para sair em Ljubljana.

Metelkova 3
Metelkova 5

Metelkova costumava ser um alojamento do exército, mas ninguém nunca adivinharia chegando lá hoje. Ele foi construído para o exército austro-húngaro, e depois passou para o exército iugoslavo. Quando ele saiu da Eslovênia depois da guerra dos dez dias, a primeira das guerras de dissolução da Iugoslávia, Metelkova ficou abandonado. Centenas de artistas fizeram uma petição para ocupar o lugar, sem receber resposta do governo. Depois de dois anos, squatters mudaram para o bairro, e começaram a decorar os prédios da sua forma.

Metelkova 2

O governo tentou demolir o bairro em 93, mas ele foi salvo por um protesto organizado por ativistas e artistas. Em 2006, ele foi declarado patrimônio cultural do país. Hoje, ele ainda é uma das maiores ocupações da Europa, e, segundo muitos, uma das mais bem sucedidas. Os artistas se reúnem uma vez por semana para discutir a manutenção do lugar.

Metelkova 1

Em uma cidade conhecida pelas ruas de paralelepípedos, castelos medievais e arquitetura Art Nouveau, Metelkova realmente se destaca. Se você quiser ficar por lá, pode ficar na antiga cadeia transformada em albergue da juventude, com celas personalizadas, no Hostel Celica.

Créditos: site oficial

Se você procura Galerias de arte, pode visitar Mizzart ou Alkatraz, abertos de dia e de noite. Eles tem exposições bem diferentes, e são bons lugares para ver artes plásticas, fotografias, vídeos, instalações.

Metelkova 4
Metelkova 7

Entre os bares, também há muitos famosos, principalmente para quem gosta de música eletrônica. Um dos mais conhecidos é o Jalla Jalla, de música oriental. O Gala Hala se dedica a música eletrônica, indie rock, metal e hip hop. O Tiffany e o Monokel estão entre os bares LGBT mais famosos da cidade. O Gromka tem shows de jazz, punk, rock e metal. O Menza pri koritu tem concertos acústicos, slams de poesia e peças de teatro.

Metelkova 6
Metelkova 8

O bairro também tem pequenos ateliês, estúdios e livrarias espalhados. Por todos os motivos, é um bom lugar para ir durante o dia para ver a arte, e de noite para curtir os bares.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Eslovênia.

1 comentário

Deixe uma resposta