Próximo destino: Rússia

Esse ano, finalmente vou realizar o meu sonho de viagem mais antigo: vou para a Rússia. É difícil explicar como acabou que visitei tantos lugares antes do que sempre foi o primeiro da lista, mas é uma mistura de vários fatores: medo do inverno russo, quando eu tinha férias maiores, o fato de várias viagens terem vindo como emendas dos meus intercâmbios, e logo fui para lugares mais próximos, etc. Mas agora finalmente vou e tô sentindo que valeu a pena esperar, porque vou ficar lá por três meses!

Acabou que vou na época da copa do mundo, embora eu não goste de futebol e não tenha nenhuma intenção de ver os jogos. Mas já que vai ser a realização de um sonho, eu não podia perder as noites brancas em São Petersburgo, e tudo coincidiu.

O itinerário planejado é bem simples:

Moscou – 1 mês

Petersburgo – 2 meses

Claro que planejo fazer alguns day-trips de ambos e o itinerário é bem flexível, mas escolhi ficar só nessas duas cidades para aproveitá-las e curtir os festivais que acontecem durante a primavera. Que, pelo que estou lendo, serão muitos, passando do dia do trabalho e da páscoa ortodoxa até as Noites Brancas.

Proximo destino Russia

E para fazer uma viagem tão longa sem ter que vender um rim, ou ter que fazer amigos novos todo dia, resolvi arranjar um trabalho lá. Eu já tive uma experiência incrível como voluntária em Praga, para onde fui com a AIESEC, e foi uma das viagens mais legais da minha vida. O trabalho me trouxe satisfação e me desenvolveu de uma forma que eu não julgava possível antes, e eu fiz amigos para a vida. Dessa vez me decidi por algo um pouco diferente, e fazer um trabalho voluntário, mas que não é social ou ligado a ONGs, e resolvi ir com a Workaway para trabalhar em albergues. Depois conto mais sobre essa experiência.

Esses são os blogs e livros que tenho lido para me preparar para a viagem:

Viaggiando o blog da Camila Navarro é um dos meus preferidos da vida. Foi por ela que conheci o projeto 198 livros, no qual depois também embarquei, e amo ler os relatos das suas viagens para países diferentes, principalmente pela antiga URSS.

Falando Russo – blog do Fabrício Vitorino, que estudou língua e cultura russa na USP e vai para lá sempre que pode. Tô adorando ler sobre cultura e sobre a vida na Rússia, além de ler sobre a Transiberiana (outro sonho para o futuro).

Vontade de Viajar Achei esse blog recentemente procurando informações sobre o tour dos telhados de Petersburgo, e tô curtindo todas as informações que eles têm sobre o país, que vão muito além do circuito Praça Vermelha – Hermitage.

Lonely Planet – tendo um blog de viagens, talvez eu devesse estar falando sobre como guias de viagem são obsoletos, mas a verdade é que ainda adoro o “little blue bible of travel”.  Só que, como pessoa aversa a fanatismos, não os tomo como bíblias, mas como bases. Comprei dois ebooks, que vou levar baixados, os City Guides de Moscou e de Petersburgo.

Gabriel Quer Viajar – adoro a série Planetóvski Rússia, em que ele fala um pouco sobre cada uma das Repúblicas Independentes dentro do país. Embora não seja um guia para Moscou e Petersburgo, os lugares onde eu realmente vou, eu adoro ler mais sobre o país e aprender sobre lugares menos visitados. Tá me deixando super no clima de viajar.

Katie Aune – Esse é um blog que curto muito, de uma norte-americana que largou o trabalho para passar um ano viajando e fazendo trabalho voluntário nos quinze países da antiga União Soviética. Desde então ela parou de escrever, mas gosto muito do estilo de viagem dela, por isso voltei a ler os antigos.

Russia Beyond Blog dedicado a notícias e à divulgação da cultura russa. Eles sempre têm artigos sobre livros, filmes, costumes, viajar. Dá para ler sobre Dostoiévski, por que os russos usam parênteses ao invés de smiles))), como viajar de trem, como curtir os festivais típicos, tudo em um só lugar.

Destino Rússia dostoiévski fantoche de dedo
Dostoiévski aprova essa mensagem. Fantoche de dedo da Unemployed Philosopher’s Guild

Além disso, estou lendo e relendo muitos clássicos russos, porque alguns dos passeios que mais quero fazer são reconstruir os itinerários dos meus livros preferidos. Com certeza vai ter posts no futuro sobre Crime e Castigo e O Mestre e Margarida. Também estou vendo muitos filmes e ouvindo música, e até combinei com meu professor de russo de fazer aulas temáticas esse mês, colocando o que a gente acha que vou precisar por lá.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Rússia:

8 comentários

  1. Camila Navarro

    Só agora, atrasadíssima, li esse post e que honra me ver citada! =)

    Também adoro os posts da Katie Aune. E já que você falou em antiga URSS, vai que aparece uma chance de você dar um pulo em Tbilisi? É uma das minhas cidades preferidas no mundo!

    Estou ansiosa pelos seus relatos dessa aventura. Aproveite muito!

    Beijos!

    1. Julia Boechat

      Oi, Camila, tudo bom? Claro que eu tinha que citar, você sabe que adoro ler seus posts! 😍
      Tbilisi é mais difícil, e quero uma viagem para dedicar mais mesmo, mas tô pensando em dar um pulo nos bálticos. O que você acha?

  2. Amanda Dantas

    Acho que depois vale um post sobre as mulheres na Rússia, como são tratadas, como são as abordagens, se há um ‘código de conduta’, as coisas bizarras que tem por lá (para mulheres) e etc.. Este é um país que me encanta muito mas ao mesmo tempo me dá muito receio. Seria bom ter a opinião atualizada de quem está por lá ainda bem no meio da Copa.

    1. Julia Boechat

      Gostei da ideia, Amanda! Fiz um post nesse estilo quando voltei da Turquia, vou tentar fazer sobre a Rússia também. Imagino que muitas mulheres tenham se assustado com essa lei que descriminaliza a violência doméstica, e o tema está mais pertinente do que nunca.

Deixe uma resposta