Mozart em Praga

Quando Mozart apresentou As Bodas de Fígaro em Viena, a ópera foi muito mal recebida. Os musicistas e cantores se sentiram confusos com a complexidade da música, e a platéia não conseguiu apreciar as inovações estilísticas. Dizem que o Imperador José II teria dito apenas “notas demais”.

IMG_20151015_140044
Quando ela foi apresentada em Praga, ela foi um sucesso. Mozart, encantado, disse: “Os meus praguenses me entendem!” E depois ele prometeu que sua próxima ópera teria a abertura em Praga. Foi San Giovanni, e o próprio Mozart regeu a ópera nos Teatros Estatais. Hoje ele é o único teatro que ainda existe onde Mozart regeu uma de suas óperas, e por isso é uma atração para os aficionados por música. Eles capitalizam nisso, e Don Giovanni toca quase toda noite, com legendas em cinco línguas.

IMG_20150213_235055
Quando eu fui, eu e minhas amigas conseguimos ingressos por 160 coroas tchecas, com os preços para estudantes. Os lugares eram lá em cima, claro, mas davam uma visão ótima do palco e valeu muito a pena.
Dizem que a população de Praga conseguiu apreciar as obras de Mozart antes da curva porque era a mais erudita musicalmente em toda a Europa, graças a um sistema de educação que tinha a educação musical como parte do currículo básico.

Figura da ópera San Giovanni Teatros Estatais São Petersburgo
Estátua do Commendatore de San Giovanni do lado de fora dos Teatros Estatais

Mozart costumava ficar na Villa Bertramka, que hoje tem um pequeno museu em sua homenagem. Entre os lugares que ele gostava de visitar estão o Monastério de Strahov, que tem uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, onde ele usou o órgão famoso. Quando ele morreu, seus amigos encomendaram uma missa na igreja de São Nicolas, em Mala Straná, onde ele também já tinha tocado o órgão.

IMG_20160326_111445
Se você quer um programa diferente, vá ao Teatro Nacional de Marionetes. Eles têm performances com marionetes feitas a mão com roupas de época. Eles sempre fazem performances de óperas como A Flauta Mágica.
No total, Mozart foi a Praga apenas quatro vezes. Mas ele apreciava a cidade, e os praguenses, inclusive os de hoje em dia, certamente o apreciam de volta. Ele é evocado em todos os lugares, suas peças são frequentemente tocadas, e sua figura está em todas as lojas de souvenir. Existe a idéia de uma relação mágica entre o compositor e a cidade, e que vale a pena explorar quando a gente viaja para Praga.

Mozart souvenir Praga
Caixinha de música da marca Fun Explosive, com a Pequena Serenata da Noite

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Tchéquia.

2 comentários

  1. Luisa

    Tava imaginando porque ele estava em todas as lembrancinhas!

Deixe uma resposta