As bibliotecas mais bonitas do mundo: o Klementinum, em Praga

Já falei aqui sobre a biblioteca do Monastério Strahov, mas tenho que falar sobre outra biblioteca incrível em Praga, o Klementinum.

A história dessa biblioteca começa quando o Imperador Ferdinand I convidou os jesuítas para Praga em 1556, para aumentar o poder da Igreja Católica em Praga. Lá eles começaram a trabalhar na Igreja do Salvador, perto da Ponte Carlos. Depois eles construíram sua faculdade, no Klementinum, que era o segundo maior prédio da cidade, depois do Castelo. Quando os jesuítas foram expulsos, em 1773, o prédio se tornou parte da Universidade de Praga.

pohled_kniho_19
Crédito: site oficial

Hoje, o Klementinum é ocupado pela Biblioteca Nacional Tcheca, e a maior parte dele é fechada para o público. Mas a gente pode fazer um tour de 50 minutos pelo prédio.

O primeiro salão que a gente visita no tour é o Salão da Biblioteca, um salão barroco com um teto que representa o Templo da Sabedoria. A biblioteca tem uma coleção de Mozartiana e manuscritos antigos começando pelo século I, além de uma coleção de globos. Não é permitido tirar fotos dentro do prédio, então peguei essas do site oficial.

Klementinum_Baroque_library_014
Crédito: site oficial

O Salão Meridiano era usado para determinar a hora exata quando era meio dia, usando um raio de sol que passava por um buraco na parede.

mer1
Crédito: site oficial

Depois a visita vai para a Torre Astronômica, que ainda tem instrumentos astronômicos antigos, mas que é mais famosa pela vista incrível de Praga.

Klementinum vista de Praga

Klementinum vista de Praga 2

Finalmente, ela passa pela Capela dos Espelhos, uma construção barroca com afrescos nos tetos e colunas de mármore, além de, obviamente, uma grande quantidade de espelhos. Tem outro jeito de visitar essa parte do prédio, porque concertos de música acontecem nesse salão diariamente.

klementinum praga capela espelhos
Crédito: site oficial

Ainda tem duas Igrejas que podem ser visitadas no Klementinum, embora não façam parte do tour. Uma é Igreja de São Clemente, e outra é a Capela da Assunção da Virgem Maria.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a República Tcheca.

Clique na imagem para conferir todos os posts sobre as livrarias e bibliotecas mais bonitas que eu já visitei.

Asdistancias blog tag bibliotecas e livrarias mais bonitas do mundo

Deixe uma resposta