O que a gente chama de Leste Europeu mas não é Leste Europeu

Vamos deixar uma coisa clara: Leste Europeu não é uma denominação geográfica.

A Áustria e a Tchéquia estão praticamente alinhadas geograficamente, e Praga está a oeste de Viena. No entanto, a Tchéquia sempre é chamada de leste europeu, enquanto a Áustria é colocada na Europa ocidental. Se Helsinki, a capital da Finlândia, fosse movida mil quilômetros para o sul, seria parte da Ucrânia, e no entanto a Finlândia é vista como Europa Ocidental enquanto a Ucrânia é vista como Leste Europeu. E o centro geográfico da Europa fica na Lituânia.

Vista da torre da cidade velha Praga 3
Praga vista da Torre da Cidade Velha

Por vários motivos, em países como Tchéquia, Eslováquia, Polônia, Hungria e Eslovênia, você vai criar inimigos se chamá-los de Leste Europeu. Eles se identificam como Europa Central. Outros países como Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Sérvia, Kosovo, Macedônia e Albânia às vezes são chamados de Sul da Europa (o que também pode incluir a Itália e a península ibérica), às vezes de Bálcãs (mas essa também é polêmica, porque para muita gente faz pensar nas guerras de dissolução da Iugoslávia), às vezes de sudeste da Europa (também é polêmico). Os Bálticos podem ser chamados de Europa Central, tanto pela posição quanto pelas ligações históricas com a Alemanha, embora alguns usem Norte Europeu. Na dúvida, use Europa Central para todos eles: está tecnicamente certo e ninguém vai ficar ofendido.

IMG_20150910_191031
A Faculdade de Belas Artes em Sarajevo, uma das cidades que mais me impressionou na Europa 

O primeiro motivo pelo qual esse termo é mal-visto é um preconceito. Leste Europeu carrega uma carga pesada, e o termo ficou ligado a uma idéia de pobreza, a países comunistas parados no tempo.

Há uns anos, foi publicado um guia de viagem falso do país “Molvanîa”, que seria todos esses estereótipos ruins. Ele é um país com infra-estrutura terrível causada pela burocracia incompetente e pela dominação da máfia sobre o país. Além disso os hotéis são sujos, as atrações turísticas são antiquadas e a comida local é nojenta. Ele era descrito como um país que “desconhece a odontologia moderna”.

Obviamente é piada, mas não está tão longe dos estereótipos do leste europeu. Então não surpreende que vários países evitem esse rótulo.

01_molvania1

Além disso, a divisão Europa Ocidental / Europa Oriental é baseada na guerra fria, em dividir quem é comunista e capitalista (embora a Croácia e a Eslovênia, parte da antiga Iugoslávia, entrem às vezes nas definições de países ocidentais, por serem os mais ricos). Mas os países que não se identificam como Leste Europeu não gostam de serem rotulados por causa de 40 anos, quando eles têm uma história muito maior com a Europa Ocidental. Grande parte da Polônia era Alemanha até a segunda guerra. A Hungria era parte da duo-monarquia com a Áustria, o Império Austro-Húngaro, e grande parte da Tchéquia, da Eslováquia, da Eslovênia, da Croácia e da Bósnia eram parte do império.

Stari Trg com Castelo
Stari Trg com o Castelo ao fundo em Ljubljana

Isso se vê até na arquitetura. Qualquer um que visite Praga, Budapeste ou Cracóvia se lembrará mais provavelmente de Viena e Berlim do que de cidades mais ao leste. Sem falar que o estilo de construção que se tornou quase sinônimo com países comunistas, os grandes blocos de apartamentos como os Plattenbau da Alemanha Oriental, também são comuns na Alemanha Ocidental, na França, na Inglaterra e em qualquer país que tenha precisado fazer reconstruções em grande escala por causa da guerra.

Castelo de Wawel Cracóvia
Castelo de Wawel em Cracóvia

Não confunda ser eslavo com ser do leste, até porque a Hungria não é eslava, e muitas cidades da Alemanha foram fundadas por eslavos. E, como eu disse, a Eslovênia e a Croácia são às vezes colocadas na Europa Ocidental. Também não confunda ser  ortodoxo com ser do leste, até porque isso colocaria a maioria dos países acima no oeste, nem escrever em cirílico, pelo mesmo motivo. Também não confunda a Europa com a União Europeia, porque os países mais ao leste da União ainda estão no meio da Europa.

Peristilo Split
Herança do Império Romano na atual Split, na Croácia

Pode parecer uma distinção boba, mas se você não quer ser notado como o estrangeiro ignorante que não sabe nada da região e não se deu ao trabalho de aprender, evite o termo Leste Europeu. Chamando os países pela forma como eles preferem, você vai mostrar que tem um interesse genuíno pela cultura do lugar, e as pessoas respondem a isso.

7 comentários

    1. Julia Boechat

      Oi, Liliane, muito obrigada! Fico muito feliz com seu comentário. E parabéns, você também, seu blog é ótimo

Deixe uma resposta