Um passeio pela Idade Média em Salisbury

Voltando da minha visita a Stonehenge e Old Sarum, eu fui conhecer a cidade de Salisbury (os ingleses pronunciam Salsbury). Como eu disse no post anterior, a cidade de Old Sarum vem da época neolítica, e depois foi usada por romanos e saxões como uma fortaleza. A cidade foi movida depois da assinatura da Carta Magna para o local atual, e foi construída de forma diferente. Enquanto a antiga era uma cidade murada, a Salisbury nova nunca teve muralhas, já que era cercada por um rio em três lados.

Durante a Blitz, os cidadãos de Salisbury temeram que a cidade fosse danificada pelos bombardeios alemães. Mas ela ficou perfeitamente preservada, porque os alemães usavam a torre da Catedral para se guiar durante a noite, e por isso tinham ordens de não arriscar danificá-la.

Catedral de Salisbury Inglaterra 3

Catedral de Salisbury Inglaterra 5

Por dentro, a Catedral tem o tradicional formato de cruz. Uma das quatro cópias que ainda existem da Magna Carta fica dentro da Catedral, mas já adianto que é quase impossível de ler. Ela foi escrita em latim, e praticamente em estenografia, já que eles queria que ela coubesse no menor pedaço de papel possível.

Catedral de Salisbury Inglaterra 12

Catedral de Salisbury Inglaterra 9

A torre era a mais alta da Inglaterra na época da sua construção, no século XIII, e ainda pode ser visitada nos Tower Tours. Atrás da Catedral fica o Claustro, até hoje o maior da Inglaterra.

Salisbury Catedral Claustro 1

Salisbury Catedral Claustro 3

Saindo da Catedral, vi o Salisbury Museum e resolvi entrar para conferir o que era. Foi o complemento perfeito para a visita a Stonehenge de manhã, já que ele guarda as coleções arqueológicas de lá. Lá ficam os corpos encontrados ao redor das pedras, com plaquinhas explicativas que esclarecem como eles foram encontrados e as teorias sobre Stonehenge e outros círculos de pedra da região, como Amesbury.

Salisbury King's Museum

O museu fica na área conhecida como “Cathedral Close”, o que significa que na Idade Média essa área era propriedade da Catedral e submetida à sua jurisdição. Geralmente ela era cercada por portões que podiam ser fechados de noite. Assim como o claustro e a torre, o Close é o maior da Inglaterra. Hoje a maioria dos prédios não tem mais função eclesiástica, mas a área ficou conhecida pela arquitetura, com vários prédios elizabetanos e georgianos bem preservados, e é um lugar legal para explorar.

Salisbury cidade Inglaterra 1

Salisbury cidade Inglaterra 6

Salisbury cidade Inglaterra 9

Salisbury cidade Inglaterra 8

Salisbury cidade Inglaterra 7

Salisbury cidade Inglaterra 2

Salisbury cidade Inglaterra 4

Como eu fui para Salisbury, em uma terça-feira, deu para aproveitar o mercadinho de rua, que também fica lá aos sábados. Depois fui caminhar pela cidade. Salisbury é conhecida por ter vários pubs históricos e também pelos barquinhos usados para passear pelos rios. Ande em busca do pitoresco e você encontrará.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Inglaterra:

5 comentários

Deixe uma resposta