As Bibliotecas Mais Bonitas do Mundo: British Library em Londres

A British Library é, segundo seu site oficial, a maior biblioteca do mundo. Ela é uma biblioteca de depósito, que recebe cópias de todos os livros publicados no Reino Unido, e tem mais de 150 milhões de livros.

British Library Londres bibliotecas mais bonitas do mundo 2

Antes de 1973, ela era parte do Museu Britânico. A Biblioteca ficava no Grande Pátio logo na entrada do Museu, o que significa que ele era ainda mais lotado do que hoje. Um prédio especialmente para as coleções só foi construído em 1997, do lado da estação de trem de St. Pancreas.

British Library Londres bibliotecas mais bonitas do mundo 4

A Biblioteca também tem grande tradição como um lugar de pesquisa, em que qualquer pessoa com um endereço permanente e um interesse pessoal, acadêmico ou profissional nas coleções pode aplicar para um Reader’s Pass.

British Library Londres bibliotecas mais bonitas do mundo 3

Para os turistas, a parte mais interessante é a exposição permanente, aberta sete dias da semana de graça. Ela inclui a única cópia manuscrita sobrevivente de Beowulf, duas Bíblias de Gutenberg, primeiras edições dos Contos de Canterbury, Jane Eyre, Alice’s Adventures Under Ground, Nicholas Nickleby, Mrs. Dalloway, os cadernos de Jane Austen, cartas da Rainha Elizabeth I e outras figuras históricas, duas cópias da Magna Carta (entre as quatro que ainda existem) entre outros itens.

ada-lovelace-letter-to-charles-babbage
Carta de Ada Lovelace, a primeira programadora na história. Crédito: Site oficial
alice's adventures underground lewis carroll
Alice’s Adventures Underground, primeiro manuscrito do que se tornaria Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll. Créditos: site oficial
chaucer-canterbury-tales-prologue-f76
Contos de Canterbury. Créditos: site oficial
cheonhado world map
Cheonhado World Map. Créditos: site oficial
galileo-letters-of-sunspots-folio-10
Carta de Galileo. Crédito: site oficial
Gutenberg1 title page c 9 d 4
Bíblia de Gutenberg. Crédito: site oficial
shakespeare-first-folio-title-page-introduction
Peças de Shakespeare na edição do First Folio. Crédito: site oficial

Uma das partes mais famosas da exposição é a que tem várias letras dos Beatles escritas à mão, inclusive Yesterday, Ticket to Ride, Michelle, Penny Lane e Help.

Eles também tem exposições temporárias, algumas gratuitas e algumas pagas, então é sempre bom ver o que tá rolando.

Eu geralmente não sou de comprar muito em viagens, mas me perco em lojinhas de museu, e raramente consigo resistir a levar um marcador de páginas para a minha coleção. Na lojinha do Museu Britânico, comprei um marcador eletrônico com um display onde você pode escrever uma palavra e ele te dá a definição do Merriam-Webster, mas que é tão fino como um papel. Já tem quase cinco anos e a bateria tá ótima.

Clique na imagem para ler todos os nossos posts sobre a Inglaterra:

Clique na imagem oara ler todos os posts sobre as bibliotecas e livrarias mais incríveis que eu já visitei.

Asdistancias blog tag bibliotecas e livrarias mais bonitas do mundo

2 comentários

Deixe uma resposta