Um domingo muito madrilenho

Eu organizei todo o meu roteiro na Espanha pensando em passar um domingo em Madrid, porque eu sabia que tinha atrações nesse dia que eram verdadeiras instituições madrilenhas.

A primeira era o Mercado de Pulgas de El Rastro. É o lugar perfeito para encontrar roupas, discos de vinil, cartões postais antigos, além de quinquilharias modernas como bolsas de marca falsas. É bem típico de mercado de pulgas, significando que tem muita porcaria, mas procurando, você acha coisas incríveis.

O nome vem da época que esse era um mercado de carne, e quando os açougueiros iam embora deixavam um rastro de sangue pela rua. Hoje é menos macabro, mas tem seus perigos: é um lugar famoso pelos batedores de carteiras, como acontece em todo lugar que atrai muitos turistas. Acontece apenas aos domingos, das 9 às 15.

Um dos lugares que eu queria muito visitar era o Parque de Buen Retiro, um parque enorme e muito bonito, e que, como era domingo, estava cheio de madrilenhos. Como o parque é muito grande, é fácil ficar sem saber onde ir, e por isso foquei minha visita no Palacio de Cristal, que tinha uma exposição de arte, e o Monumento a Alfonso IX, famoso pelo laguinho artificial onde você pode alugar um barquinho.

Buen Retiro palacio de cristal exterior
Buen Retiro palacio de cristal interior
Buen Retiro monumento alfonso IX

No caminho entre os dois, vi vários lugares em que exposições temporárias estavam acontecendo de graça, inclusive o Palacio de Veslasquez, e acabei explorando mais do parque, e curti muito. Outros lugares famosos incluem a Fonte do Anjo Caído, que mostra Lucífer no momento em que foi exilado do céu, segundo o paraíso perdido de Milton.

Buen retiro palacio velasquez

O Parque não é próximo a meu albergue, mas fui andando porque tinha tantos lugares interessantes para ver no caminho. Um foi a Puerta del Sol, que era a entrada oriental de Madrid. Lá ficam a Casa de Correos, que era o correio central de Madrid, a plaquinha indicando o ponto zero de onde todas as estradas espanholas são medidas, e a estátua do Urso que é o símbolo da cidade. Também é um lugar popular para passar o Ano-Novo, onde as pessoas esperam o relógio tocar meia-noite para comer uma uma a cada vez que ele toca.

Outro foi a Fuente de Cibeles, considerada uma das fontes mais bonitas de Madrid. Ao redor, ficam alguns dos prédios mais célebres da cidade.

Madrid fuente de las cibeles
Madrid plaza de las cibeles

Vi ainda a Puerta de Alcalá, que já foi a entrada principal da cidade era cercada por muralhas. Ele ficou famoso por ser o primeiro Arco do Triunfo construído na Europa depois da época romana, antes do Arco do Triunfo em Paris ou o Portão de Brandemburgo.  

Madrid puerta de alcala

Clique na imagem para ler mais sobre a Espanha.

Deixe uma resposta