Parque Lage e Jardim Botânico

Se eu falar que a região é chamada de Suvaco do Cristo, pode não parecer um lugar interessante para visitar. Mas é lá que ficam duas das áreas verdes mais conhecidas e amadas do Rio de Janeiro: o Parque Lage e o Jardim Botânico.

O Parque Lage é popular com turistas e com locais. Ele era a chácara da família Lage, até ser desapropriado e transformado em Parque Público. Roberto Marinho tentou comprar uma parte do parque para fazer a sede da globo, mas felizmente o lugar foi tombado. Desde 1975, o palacete é a sede da Escola de Artes Visuais, e além de aulas é um lugar de exposições.

Parque Lage Rio
A foto que todo mundo tira número 1
parque lage rio de janeiro
A foto que todo mundo tira número 2

Além disso, o parque é cheio de trilhas, chafarizes, lagos, e tem uma pequena gruta artificial com um aquário. Ele é o ponto de partida para a trilha que leva ao Corcovado, para quem quer subir a pé e economizar uma pequena fortuna.

parque lage pontezinha rio de janeiro
As partes menos visitadas do parque

O café da manhã no Parque Lage é super famoso. Para conseguir uma mesa, é necessário chegar logo que ele abre, em torno das 9, ou na hora do almoço.

torrezinha parque lage rio de janeiro

O Jardim Botânico é uma das áreas verdes mais preservadas do Rio. A origem do Jardim Botânico vem da transferência da corte para o Brasil. D. João VI criou no lugar o Jardim de Aclimatação, para aclimatar plantas que eram importadas da Índia, como noz-moscada, canela e pimenta do reino.

fonte jardim botanico rio de janeiro

Uma das grandes atrações são as palmeiras imperiais. D. João queria que elas fossem associadas à monarquia, por isso só permitia que elas crescessem em alguns lugares, como o Jardim Botânico. Outros pés eram queimados. Anos depois, D. Pedro II colocaria palmeiras imperiais no Flamengo, na rua Paissandu, para criar uma entrada monumental para o palácio das Laranjeiras. Por isso até hoje elas são o símbolo do Jardim Botânico.

palmeiras imperiais jardim botanico rio

Jardim Botânico Rio

Jardim Botânico Rio estufa

Hoje o Jardim tem cerca de 6500 espécies, e uma biblioteca de botânica com mais de 32 mil volumes.

Se você quer visitar, o site oficial indica três trilhas que duram entre uma hora e meia e duas horas. Você pode baixar os roteiros no site oficial.

Jardim botânico vista cristo

Como os dois parques são bem perto um do outro, dá para visitar de uma vez. Se o plano é tomar café da manhã no Parque Lage, planeje em torno de chegar lá no melhor horário.

Clique aqui para ler todos os posts que já saíram sobre o Brasil.

Deixe uma resposta