Volta ao Mundo em Filmes: Estônia – Tangerinas

O filme Tangerinas, de Zaza Urushadze, passa-se na Geórgia da guerra civil de 1992, mas em uma cidade de população estoniana. Isso por causa dos deslocamentos populacionais forçados feitos por Stalin durante a União Soviética.

Os amigos Ivo (Lembit Ulfsak) e Margus (Elmo Nüganen) são as duas únicas pessoas de sua comunidade que não voltaram para a Estônia com o início da guerra civil. Sua vila fica na Abkhazia, região separatista que tem apoio russo, e os combates não estão longe deles. Mas Margus quer atrasar a partida até conseguir colher sua produção de tangerinas, e Ivo, um carpinteiro, está fazendo caixas para guardá-las, mas sem contar suas razões para ficar.

Alguns soldados chegam a vila e trocam tiros na frente da casa de Ivo. Apenas dois sobrevivem, e é claro que são de lados opostos. O mercenário checheno Ahmed (Giorgi Nakashidze), que está lutando pelos russos, e o georgiano Nika (Mikheil Meskhi) ficam ambos gravemente feridos, e Ivo os traz para casa para cuidar deles.

Ambos se odeiam e prometem matar o outro quando estiverem melhor, mas Ivo faz com que prometam não se machucarem enquanto estiverem em sua casa. E isso é algo que eles levam a sério, porque a hospitalidade é um valor muito sério em suas culturas.

Poderia ser melodramático, mas é um filme sóbrio e envolvente, que sabe zombar das expectativas. Quando Ivo e Margus empurram uma van de uma colina para escondê-la, ficam desapontados que ela não explode, como em um filme americano. “O cinema é uma fraude”, é a conclusão de Ivo.

2 comentários

  1. Camila Navarro

    Eu gostei! O Oscar para mim só serve para descobrir algumas indicacões de filmes estrangeiros. Foi lá que achei esse.

    1. Julia Boechat

      Eu descobri lá também, hahaha. Não ligo para melhor filme, mas presto a maior a maior atenção no Oscar estrangeiro, e esse logo me chamou a atenção por falar dos deslocamentos populacionais forçados, que acho um tema interessante.

Deixe uma resposta