As Bibliotecas Mais Bonitas do Mundo: a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro

Eu já falei um pouquinho sobre a Biblioteca Nacional no post com um roteiro pelo Rio Antigo.

Biblioteca nacional rio de janeiro bibliotecas mais bonitas do mundo2

O acervo da Biblioteca Nacional vem dos cerca de 60 mil livros trazidos por Dom João quando a corte se transferiu o Brasil. Aparentemente, eles foram esquecidos no cais de Lisboa e depois transportados gradativamente para o Brasil nos próximos anos. Dom João mandou construir a primeira sede da biblioteca, e nos próximos anos ela passou por vários outros prédios antes e chegar no atual, construído em 1905.

Biblioteca nacional rio de janeiro bibliotecas mais bonitas do mundo3

O prédio atual foi construído em estilo eclético, com elementos de Art Nouveau e Neoclássicos. O ex-libris da biblioteca foi planejado por Eliseu Visconti, que também foi responsável por alguns elementos da decoração do edifício.

Biblioteca nacional rio de janeiro bibliotecas mais bonitas do mundo

Quando o Brasil declarou sua independência, pagou uma multa para Portugal para garantir o reconhecimento. Parte disso foi para comprar os livros da biblioteca. Nos próximos anos o acervo cresceu ainda mais, em parte por ter se tornado uma biblioteca de depósito legal. Ela recebe cópias de todos os livros publicados no Brasil.

A Biblioteca pode ser visitada por pesquisadores e turistas. Tours gratuitos acontecem em inglês, português e espanhol de segunda à sexta, das 9 às 17.

Clique aqui para ler todos os posts que já saíram sobre o Brasil.

Ou clique na imagem para descobrir mais sobre as bibliotecas e livrarias mais incríveis que eu já visitei.

Asdistancias blog tag bibliotecas e livrarias mais bonitas do mundo

Deixe uma resposta