36 idéias de presente para quem ama viajar

O natal está chegando, e com ele, os temidos amigos ocultos. Separei aqui algumas idéias de presentes para quem ama viajar, ou quem tá com passagem comprada para conhecer algum lugar novo. Aqui tem desde eletrônicos mais caros a presentes baratinhos, e dá inclusive para fazer um kit personalizado com o que você achar mais interessante.

Escolhi esses produtos porque são coisas que tenho e adoro ou que tenho vontade de comprar. As lojas recomendadas estão aí por conveniência, e acho importante deixar claro que não recebi nada de nenhuma delas para fazer esse post.

 

Conforto e Praticidade

swiss key canivete em formato de chave

Swiss Key

A Swiss Key é um pequeno canivete que quando fechado tem formato de chave. Ou seja, é só colocar no seu chaveiro que você passa com ele tranquilamente pela segurança do aeroporto, o que é uma mão na roda para quem tá viajando só com bagagem de mão.

Aberto ele tem duas facas, abridor de garrafa, duas chaves de fenda e chave philips. Uso o tempo todo, tanto viajando quanto em casa.

Sugestão de onde comprar: Mercado Livre.

 

Máscara para os olhos

Para dormir bem em avião, toda ajuda é bem-vinda. Aqui também dá para escolher entre modelos mais sóbrios, modelos divertidos, mais simples, mais diferentes.

Sugestão de onde comprar: Elo7

Almofada de pescoço ergonômica avião brasil

Almofada de pescoço

Tem muitas almofadas de pescoço no mercado, mas nunca vi nenhuma igual às da Fom. Elas são super confortáveis e tem um botão na frente, então não caem depois que você adormece. Eu tenho o modelo de gomos, que é ergonômico e especial para dormir em avião.

Sugestão de onde comprar: Fom

 

Mini balança de viagem

Sempre útil quando você tem restrições de bagagem. Alguns modelos são bem pequenos e tem fitas métricas.

Sugestão de onde comprar: Mercado Livre

Porta passaporte da Pylones

Porta-passaporte/documentos

Bem útil para evitar que o passaporte se desgaste, e para organizar papéis importantes como passagem aérea e seguro-saúde. Se você não conhece bem a pessoa, pode escolher um modelo mais sóbrio, se conhece, existem milhões de opções.

Sugestão de Onde Comprar: Pylones

Diário de viagem

Estimule seus amigos a fazer um diário de viagem que vai virar um souvenir inesquecível. Aqui vale de tudo: cadernos, bloquinhos, diários, o que você achar melhor.

Sugestão de onde comprar: Menino Craft

Sugru_Zip_Linining

Sugru

Sugru é uma massinha de reparos que conserta tudo. Ela adere permanentemente a superfícies de cerâmica, vidro, metal, plástico, madeira e muitos outros. Depois que você abre o pacotinho, pode trabalhar com a massinha por trinta minutos, depois ela endurece, e fica à prova de água, calor e frio. Você pode usá-la para consertar chinelos, o mochilão, eletrônicos, casacos, e o que mais for necessário. No site oficial, eles dão 18 idéias de consertos de viagem feitor com Sugru.

Sugestão de onde comprar: Mercado Livre

 

Kit de temperos portátil

Para quem ama cozinhar no albergue, mas sente falta de achar os temperos preferidos de casa (ou só quer ter sal e pimenta sempre disponíveis). Tem uma marca americana que já vende o kit pronto, e que tem entrega para o Brasil e cálculo de impostos no checkout, para evitar surpresas. Mas também tem como montar o seu próprio kit, com potinhos lacrados e seus temperos preferidos.

Sugestão de onde comprar: Uncommon Goods

Mini kit de costura de viagem

Kit de Costura de Viagem

Aqui a idéia é fazer um reparo rápido. Já tive que costurar bolso que rasgou – e tava me fazendo perder minhas moedinhas, pregar botão que soltou e até consertar zíper de sacola de viagens, e meu pequeno kit sempre se prova útil. Também já emprestei para várias amigas que me zoam porque minha mala é sempre a menor, mas é a que tem tudo.

Sugestão de onde comprar: Mercado Livre

 

Sapatilhas Dobráveis

Sapatilhas dobráveis são ótimas opções de calçados de viagem. Elas são super leves, ocupam pouco espaço, e são confortáveis. As marcas mais famosas são a Tiek, que custa pequenas fortunas, a Ballasox, que tem dezenas de modelos, mais básicos ou mais enfeitados.

Sugestão de onde comprar: Ballasox

 

Organização

Sacos a vácuo

Sacos a vácuo diminuem o volume das roupas em até 3 vezes. É fantástico se você quiser levar casacos de inverno, roupas de cama ou qualquer roupa que ocupa muito espaço. Os melhores são os que não precisam de um aspirador de pó, já que pode ser difícil encontrar um no meio da viagem para reempacotar.

Sugestão de onde comprar: Kalunga

Gridit organizador para viagens cabos

Organizador GridIt

Organizador que vem em vários tamanhos. Eu uso para organizar todos os meus cabos e eletrônicos, mas pode ter vários usos diferentes.

Sugestão de onde comprar: Mercado Livre

 

Packing Cubes

Cubos de organização ajudam a organizar a bagagem, além de ajudar com o volume porque eles têm função de compressão. Se você pretende comprar um mochilão novo, olhe se tem algum modelo da mesma empresa. Pode ser um pouco mais caro, mas geralmente eles se encaixam perfeitamente na mochila.

Sugestão de onde comprar: Eagle Creek

sacola de viagem duffle dobrável

Bolsas e Sacolas Dobráveis

Outro quebra-galho na lista. As bolsas e sacolas dobráveis podem ser usadas para levar algo que você não vai trazer de volta, como um presente, e depois guardadas pequenas na mochila. Ao contrário, podem ser levadas dobradas, depois usadas para trazer algo de volta para casa, como souvenirs, encomendas. Elas também servem como mala de mão. Se você vai passar alguns dias longe e depois voltar para a mesma cidade, pode deixar a mochila grande para trás e levar apenas o necessário em uma bolsa dobrável, como as pessoas frequentemente fazem em Cusco, já que o trem para Machu Picchu tem restrição de bagagem.

Sugestão de onde comprar: da Cutlo no Alta Montanha

Organizador de fones de ouvido Bobino

Organizador de fones

Não só ele organiza os fones e torna fácil encontrá-los, mas ele aumenta a sua durabilidade. Modelos maiores podem ser usados para todo tipo de cabo.

Sugestão de onde comprar: Mercado Livre

 

Eletrônicos

Kobo acessórios viagem

Leitor eletrônico

Não tem o cheirinho de livro, mas são imbatíveis quando o quesito é praticidade. Em um leitor eletrônico, você pode levar milhares livros pesando menos de 200 gramas e eles não cansam igual ler em um tablet ou computador. O meu é um Kobo, e recomendo muito a compra.

Sugestão de onde comprar: Livraria Cultura

 

Chips de celular internacional

Existem várias companhias que prometem internet em vários países. A maioria exige uma mensalidade ou funciona no esquema de colocar créditos. Acho um presente ótimo, mas também um que você deve conferir com a pessoa se ela já tem algo planejado e garantir que é o melhor para aquele tipo de viagem, e se ela está disposta a ter o gasto de colocar créditos. Afinal, se a pessoa quer se desligar da internet e só quer ter para emergências, o melhor pode ser fazer um plano com a operadora do Brasil mesmo. Se a pessoa vai só para a Europa, agora que tem free roaming na União Européia, pode ficar mais barato comprar um chip por lá.

O MySimTravel promete internet em 200 países e funciona com créditos. Você pode comprar internet, crédito para telefonar ou mandar SMS. Em alguns países você pode fazer os dois últimos de graça. Você também pode receber um número brasileiro, para que seus amigos possam te ligar fazendo ligação local, o que é oferecido em alguns planos.

A EasySim4U oferece um chip internacional que pode ser usado em 140 países. Alguns dos planos oferecem a criação de um número brasileiro, e você tem franquia de alguns minutos para ligar para o Brasil. No momento da compra você seleciona opções para 5, 10, 15, 20, 25 ou 30 dias.

Coloquei essas duas marcas porque achei links de vários blogs com relatos de pessoa que usaram, com muitas informações, mas não usei nenhuma das duas e não posso falar pessoalmente. Olhando na internet, achei dezenas de marcas de cartões e sugiro que quem quer comprar procure o mais conveniente para aquela viagem específica.

Lentes de câmera para celular

Kit de lentes para telefone

Para seu amigo que tira fotos com o celular, uma boa idéia são modelos de lentes que podem ser acopladas ao telefone. Geralmente o kit vem com uma lente Wide, uma fisheye e uma macro, mas tem muitas variações online.

Sugestão de onde comprar: Mercado Livre

 

Trakdot

Trakdot é um pequeno rastreador de malas por GPS. Ele funciona de forma simples: assim que o avião toca o solo, o viajante recebe um SMS ou email avisando onde a mala dele está. Então poupa tempo e preocupação. Mas esse é um presente melhor para quem você conhece bem, porque ele tem custos. A primeira anuidade do aparelho é gratuita, e nos anos seguintes o viajante tem que pagar 19,90 dólares.

Sugestão de onde comprar: Trakdot Brasil

 

Pen drive para celular

Um dos pânicos de quem viaja é perder as fotos. Eu geralmente faço upload de todas as fotos para a nuvem, mas por precaução também faço um backup físico. Comprei um pen drive que tem duas entradas, e se conecta no meu celular, e deixo lá uma das cópias.

Sugestão de onde comprar: Lojas Americanas

 

power bank carregador portátil

Power Bank

Esse é um que faz toda a diferença quando você quer passar o dia todo fora de casa, especialmente se você quer tirar fotos ou usar WiFi o tempo todo. O meu é um TP Link com capacidade de 10400 mah, o suficiente para carregar o meu celular 4 vezes, e que carrega dois dispositivos ao mesmo tempo.

Sugestão de onde comprar: Lojas Americanas

 

Adaptador internacional

Parece um presente bobo, mas muita gente esquece disso na hora de comprar, ou fica comprando um adaptador para cada país. Ter um bom adaptador, que possa ser usado em vários países, é uma mão na roda. Eu prefiro as versões que têm entrada usb ou que permitem carregar mais de um aparelho ao mesmo tempo.

Sugestão de onde comprar: Mercado Livre

 

Saúde e Higiene

Toalha nadador viajar

Toalha ultra-absorvente

Existem vários tipos de toalha ultra-absorvente que tem uma fração do tamanho de uma toalha de banho e secam o seu corpo todo.

Existem as toalhas de secagem rápida, feitas de PVA ou microfibra, ou as toalhas de nadador (também conhecidas como toalhas molhadas, porque secas elas endurecem). Eu tenho uma toalha de nadador que comprei na Centauro, são muito práticas. Quando tô no banho, passo uma água nelas também para limpar e para que elas fiquem quentes. Depois é só guardar na embalagem.

Sugestão de onde comprar: Centauro

Cosméticos sólidos

Com todas as restrições recentes para levar líquidos em aviões, cosméticos sólidos tem se tornado bem populares. A Lush tem shampoo, condicionador, desodorante, pasta de dente e hidratante. A marca Vista-se também tem desodorante.

Sugestão de onde comprar: Lush e Vista-se

nécessaire com gancho e parte transparente destacável outonos

Necessaire

Nécessaire nunca é demais. Você pode escolher um modelo transparente, para levar a bordo do avião, ou um modelo grande com um gancho, que dá para pendurar na porta do banheiro, ou ainda modelos que tem uma parte destacável e servem como ambos. Eu tenho uma assim da Outonos que recomendo muito.

Sugestão de onde comprar: Elo7

Garrafa purificadora de água

Esse é um ótimo presente para quem tá indo para lugares onde não se pode beber a água potável. Quando eu fui para a Turquia e para o Peru, por exemplo, fez falta, porque eu tinha que comprar água o tempo todo, ficava irritada com o gasto e puta com o tanto de lixo que tinha que deixar para trás. A garrafa Camelbak Groove permite beber água da pia, e alguns modelos com luz UV permitem beber qualquer água translúcida.

Sugestão de onde comprar: Submarino

Peshtemal toalha turca viagem

Toalha turca

Já fiz um post aqui sobre a Toalha Turca ou Peshtemal, um acessório super versátil para quem gosta de viajar. Além de poder ser usada como uma toalha muito absorvente e com peso e volume menor do que o normal, pode ser usada como canga, lenço, xale, saia ou vestido para saída de praia ou entrar em lugares com Dress Code, manta para aquele ar condicionado terrível no ônibus ou no avião, toalha de picnic, bolsa de praia e cortina de privacidade. Um lenço ou uma pashmina também tem vários desses usos e é sempre um bom presente.

Sugestão de onde comprar: Etsy

 

Kit de talheres para viagem

Outro que é sempre útil, não só para quem tá acampando. É bom em alguns albergues, ou para comer comida de rua. Alguns têm colher e garfo de uma vez, o spork, e alguns ainda incluem faca, existem modelos dobráveis e outros em estilo canivete.

Sugestão de onde comprar: Mercado Livre

 

Decoração

Scratch map deluxe mapa paa raspar

Scratch map

Mapas do mundo em que você deve raspar os países que já visitou, e eles ficam coloridos.

Sugestão de onde comprar: Mercado Livre

 

Mapa-Mundi de Cortiça

Esse mapa funciona como um Scratch Map, em que você pode brincar com os lugares que já visitou. Dá para pregar alfinetes onde você já visitou, pregar fotos ou colocar porta-retratos ao redor.

Sugestão de onde comprar: Mercado Livre

Álbum de viagem

Álbum de fotos

Eu adoro fazer álbum de fotos. Para mim, minhas viagens começam quando estou planejando e terminam quando faço meus álbuns, e assim me sinto sempre viajando. Eu gosto de comprar álbuns de scrapbook para colar ingressos, mapas, escrever casos e personalizar como quiser.

Sugestão de onde comprar: Elo7

Cofre Porta-Retrato

Esse serve não só de decoração, mas te mantém motivado e pode tornar a sua próxima viagem uma realidade logo. Uma amiga minha também usa o cofrinho como souvenir, guardando as moedas que ela traz de países diferentes.

Sugestão de onde comprar: Imaginarium

Caneca lentes de câmera

Caneca em formato de lentes de câmera

Para quem ama tirar fotos durante viagens, essa caneca vai ser um ótimo presente.

Sugestão de onde comprar: Submarino

 

Porta-Retratos

Às vezes a gente tira ótimas fotos de viagem, e depois raramente as vê porque elas ficam em uma pasta no computador. Um jeito de estimular seus amigos a escolherem e imprimirem as melhores fotos de viagem é dar porta-retratos legais. Coloquei na imagem um porta-retrato e porta-lembrança em um, e um porta-retrato globo de neve, ambos da Imaginarium.

Sugestão de onde comprar: Imaginarium

 

Segurança

Cadeados tsa de viagem

Cadeados para malas

Um cadeado é sempre necessário, e eu prefiro um de combinação, para não ter risco de perder a chave, e com cabo de metal, para dar para usar em qualquer armário de albergue, mesmo se eles tiverem um formato estranho.

Sugestão de onde comprar: Mercado Livre

Money belt money beg doleira

Money Belt

Money Belt é uma pequena pochete que você usa por dentro da roupa, para proteger dinheiro, documentos e outros itens de valor. Também existem modelos que são presos à calcinha, sutiã ou no pescoço.

Sugestão de onde comprar: Mercado Livre

 

Deixe uma resposta