Volta ao Mundo em Filmes – Tailândia: Tio Boonmee que Pode Recordar Suas Vidas Passadas

O nome do diretor do filme escolhido para a Tailândia é Apichatpong Weerasethakul, mas cinéfilos do mundo inteiro se referem a ele afetuosamente como Joe. Em parte porque não conseguem pronunciar o nome dele, e ele fez como muitos asiáticos e adotou um nome ocidental.

Para o projeto, escolhi um de seus filmes mais recentes, Tio Boonmee que pode recordar suas vidas passadas. Ele é o vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2010, o primeiro filme tailandês a ganhar essa honraria. Vários outros do diretor já foram exibidos no mesmo festival, inclusive Animal Tropical e o novo Cemitério do Esplendor.

A história do filme é de um homem de meia-idade prestes a morrer de uma doença dos rins. Ele se reúne com os membros de sua família e se comunica com o espírito de sua esposa.

O filme se passa no interior do país, onde ele recebe os visitantes. Ele lembra muito da sua vida, como o passado matando comunistas em regiões remotas do país.

E claro, algumas das imagens são de suas vidas passadas, como a muito discutida cena da princesa e do bagre – em que não sabemos qual deles é a encarnação passada do tio Boonmee. Basta dizer que eles tinham essas relações antes do Guillermo del Toro.

O filme tem uma dimensão mítica forte, e provavelmente tem significados muito mais profundos para quem conhece a cultura que ele retrata. Eu fiquei fascinada pelas imagens do filme, mas com uma dorzinha de achar que tava perdendo algo. O que mais me chama a atenção é a atmosfera de realismo mágico, que o diretor usa para falar e assuntos como ressurreição e o significado da vida.

Se você gosta de um um filme com um enredo fácil de seguir, não recomendo o filme, porque ele é exatamente o que muita gente chama de “filme sem história”. Mas ele comunica algo de transcedental que, segundo o Joe, é típico da cultura dessa parte da Tailândia.

Deixe uma resposta